Vinho do Porto... todos os dias! Sempre!

Em 1756, no dia 10 de Setembro, o Marquês do Pombal criou e começou a demarcar a mais antiga região de vinhos do mundo. A nossa fantástica Região do Vinho do Porto, no Alto Douro Vinhateiro...

Lugar único no mundo onde se pode produzir o vinho do Porto

Para celebrar este dia tão importante, que deu à cidade do Porto  o estatuto internacional de cidade do vinho do Porto, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto criou o evento que se chama Port Wine Day, que para além de várias atividades, pretende fazer com que a cidade do Porto celebre o seu principal ícone, neste dia tão importante. (veja a programação: AQUI).

O Porto encanta também faz questão de homenagear o vinho que leva o nome da cidade para o mundo.
Tenho orgulho de referenciar o vinho do Porto inúmeras vezes neste blog e em todas as redes sociais.
Provar, conhecer, aprender mais a respeito passear pelas caves do vinho do Porto, participar de eventos, são uma constante no o Porto encanta. 
Por isso fiz uma seleção de alguns dos muitos posts que já escrevi sobre o vinho do Porto para ver, rever e celebrar este dia tão importante.




O vinho do Porto está presente neste blog desde o primeiro post que escrevi em 09 de Fevereiro de 2012:

Ver o primeiro post do O Porto encanta: AQUI

Visitar as caves do vinho do Porto com os turistas brasileiros que recebo é um passeio obrigatório...






As caves do vinho do Porto, além de serem visita obrigatória para os turistas, no meu ponto de vista também deve ser obrigatória para os próprios portuenses, porque cada uma delas conta-nos um pouco da história do vinho e isto é a história da cidade.

Aprender sobre o vinho do Porto é aprender sobre o Porto...

Na Croft: ver AQUI

Na Taylor's com os pavões: AQUI


Na Graham's: AQUI
Na Cockburn's: AQUI

Na Quevedo com os criativos: AQUI

O ambiente das caves do vinho do Porto, são sempre fantásticos...






Conhecer o edifício do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, também fez-me conhecer o trabalho muito confiável que ali se exerce no sentido de garantir a origem e a qualidade dos vinhos do Porto:

Ver: AQUI


Participar de workshops e harmonizações também tem sido uma maneira de eu estar mais próxima desta arte, que o mundo dos vinhos...


Uma aula sobre os vinhos do Porto LBV com o enólogo José Silva: AQUI



E ir ao Douro conhecer a Quinta da Pacheca, uma das quintas mais antigas produtoras do vinho do Porto e harmonizar alguns Tawny com sobremesas também foi um aprendizado.

ver: AQUI

Os muitos eventos que acontecem na cidade ao longo do ano, vão cada vez mais democratizando o vinho do Porto e colocando-o mais próximo dos consumidores de vinhos não tão experientes...

Porto Wine Fest. Ver AQUI e AQUI

Essência do Vinho: AQUI, AQUI e AQUI
Addega: AQUI



Simplesmente Vinho: AQUI

Doces, receitas, cocktails. O mundo é cada vez mais aberto ao vinho do Porto!

eclairs de vinho do Porto: AQUI


cocktails com vinho do Porto: AQUI


Uma foto publicada por o Porto encanta | Rita Branco (@oportoencanta) a

Foi numa espécie de homenagem que eu escolhi uma cave do vinho do Porto para gravar uma entrevista para a TV Globo para dizer porque é que o Porto... encanta!

ver entrevista: AQUI

E foi com um brinde com vinho do Porto que eu fiz questão de convidar os bloggers brasileiros que participaram do I Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros a virem participar da segunda edição do Encontro, aqui... na cidade do vinho do Porto!

ver: AQUI

Porque não há harmonização melhor do que provar os mais diversos tipos de vinhos do Porto apreciando e conhecendo a cidade que tem o seu nome...



Porque o Porto... encanta!

Comentários

Postar um comentário