Turismo com qualidade no Porto.

tês pessoas sentadas na margem do io Dour observando os barcos rabelos e a cidade do Porto


Saiba como alguns detalhes podem fazer da sua viagem ao Porto uma ótima experiência.

Em apenas 10 anos o Porto passou de uma cidade que não constava no mapa turístico da maioria dos viajantes para uma das cidades mais visitadas em 2023 e que está na lista dos destinos mais desejados para 2024.
Além de já ter sido considerado o Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017 pela European Consumers Choices, a cada ano que passa são muitas as publicações que destacam-no como uma cidade a visitar.
A última delas foi a Time Out que colocou o Porto na lista das 50 melhores cidades a visitar em 2024.

Quando estou nos Passeios Guiados com os turistas brasileiros, conto para eles como tudo mudou desde 2005 quando vim para cá viver até os dias de hoje.
É quase inacreditável mas é verdade.
Antigamente as ruas não eram preenchidas de turistas, muitos dos edifícios estavam em estado de degradação, não haviam filas, nem restaurantes lotados e fazer turismo no Porto era bem mais tranquilo do que atualmente.
Em épocas altas a cidade fica lotada, e por isso resolvi escrever este artigo para dar algumas dicas que vão ajudar você a "turistar" com qualidade nesta cidade que encanta a cada dia que passa.

Antecipe-se nas reservas:


A oferta de hotéis e apartamentos turísticos é grande, mas existem épocas do ano que a procura é maior. Por isso, definidas as datas que você vai estar na cidade comece o quanto antes a pesquisar a hospedagem para reservar com bastante antecedência. 
Em alguns meses como os da Primavera, Verão e Outono a ocupação chega a mais de 80% por isso se deixar muito para cima da hora, você vai encontrar dificuldade para escolher o tipo de hospedagem que você gosta ou aquela que cabe melhor no seu bolso.
Tenho alguns artigos no blog que podem ajudá-lo a escolher o hotel ou apartamento turístico:



Se você já vem para o Porto com alguns restaurantes recomendados, já sabe que se são recomendados significa que a procura é grande e por isso faça a sua reserva antecipada para garantir a sua experiência gastronômica.
Restaurantes de chefes renomados, estrelas Michelin ou aqueles que "viralizam" na internet, certamente precisam de reservas. Os sites de todos eles são os melhores contatos para você poder tratar disso mesmo antes de viajar para o Porto.

Se precisar de sugestões de restaurantes, certamente o seu hotel, ou guia de turismo vão ter boas indicações.
Você também conseguirá bons lugares para comer se não teve tempo de fazer reserva. O Porto é um destino gastronômico, portanto não vai ter dificuldade em encontrar bons locais para comer.


Algumas atrações turística também precisam de reservas como por exemplo a Livraria Lello e as caves de vinho do Porto. A Livraria é um caso de sucesso e tem filas todos os dia para entrar. 
A compra de bilhetes e a reserva de horário são feitos pelo site www.livrarialello.pt , mas saiba que se você comprar o bilhete prioritário não é preciso ficar na fila. 

várias pessoas com guardachuvas na frente da Livraria Lello no Porto




Em ambas as opções você tem o valor da entrada descontado na compra de um livro.
Com relação às  caves de vinho do Porto, existem vários horários de visitas guiadas em diversos idiomas, por isso é importante fazer a reserva através do site da cave que você tem interesse em visitar em português, para guardar o seu lugar.

Respeite o seu limite físico e o seu conforto com relação ao clima:

O Porto é um museu a céu aberto. É uma cidade para visitar à pé. Por dois motivos: o trânsito é intenso no Centro Histórico e por isso, você corre o risco de ficar mais tempo dentro do veículo parado do que circulando pelas ruas e visitando atrações turísticas. E o mais importante: a beleza do Porto está nas ruas, na sua arquitetura, nas fachadas cobertas de azulejos, na Ribeira do rio Douro, nos parques e jardins. Por isso, pense bem em quantos dias ficar no Porto. A maioria dos turistas que eu atendo e que veem pela primeira vez, se arrependem de terem programado poucos dias para ficar na cidade.
Há muito para visitar e a cidade tem algumas subidas e escadas que são inevitáveis, por isso é preciso caminhar com calma. Faça pausas para descansar, desfrutar da gastronomia e dos bons vinhos portugueses Não tenha  a pretensão de conhecer tudo em apenas 2 dias.


Como você vai andar bastante, calçados e roupas confortáveis são fundamentais. Para além disso, no Inverno e no Verão você pode enfrentar temperaturas extremas de frio e de calor por isso roupas adequadas para estas situações são importantes para o seu conforto durante os passeios.
Apesar do Inverno do Porto não ser tão rigoroso, não chegando a nevar, saiba que pode ser bastante chuvoso, portanto vale sempre ir acompanhando as previsões do tempo através de algum site de meteorologia.


Ajuste o horário dos passeios em cada época do ano:

Se a sua viagem para o Porto está programada entre Abril e Outubro, vai poder aproveitar os dias mais longos da Primavera e do Verão. Mas vai enfrentar muitos turistas pelas ruas, muitas vezes grupos grandes, na verdade... imensos. E se você é como eu e não gosta de andar em meio a muita gente, o melhor é acordar bem cedo para poder circular pelas ruas e por alguns monumentos, como por exemplo a Estação de São Bento e a Catedral, com mais tranquilidade quando ainda estão vazias.

guia brasileira mostrando para uma turista brasileira os azulejos da estação de São Bento no Porto




Procure visitar lugares menos famosos entre as 11 e as 16h. A Igreja de Santa Clara, o Museu do Vitral, a Casa Museu do Infante, a antiga Cadeia da Relação. Parques e Jardins também são uma ótima pedida para fugir das ruas cheias nos horários mais movimentados. Alguns parques possuem museus e por isso poderá aproveitar para passar longas horas em lugares tranquilos. É o caso do Serralves, Jardins do Palácio de Cristal, Parque São Roque e Jardim Botânico.

Os Passeios Noturnos também são uma ótima sugestão na época alta de turistas, porque as ruas estão mais vazias e é muito bonito ver os monumentos da cidade com as luzes acesas. Se possível, atravesse a Ponte Luis I para ver todo o Centro Histórico do Porto  a partir do outro lado do rio Douro, em Vila Nova de Gaia. É um encanto. 

rio Douro e cidade do Porto à noite toda iluminada



Informe-se:

Procure o máximo de informações atualizadas sobre a cidade, procure os sites oficiais das atrações turísticas que quer visitar, para obter informações de horários de funcionamento e de preços.
Entre nos sites oficiais da cidade do Porto e da agenda cultural do Porto para saber tudo o que acontece na cidade.
Pesquise informações em sites ou blogs de quem mora na cidade há bastante tempo e já conhece a dinâmica da cidade.
Blogs de viajantes são interessantes, mas muitas vezes podem ficar desatualizados e quem passa por aqui alguns dias nem sempre consegue conhecer tudo o que a cidade proporciona.

Aproveito para dizer que eu já estou a caminho dos 19 anos na cidade do Porto, sendo 12 deles dedicados a este blog sobre os encantos do Porto e da região Norte, o que me ajudou a acumular muito conhecimento que hoje faço questão de dividir com os turistas brasileiros nos meus Passeios com Sotaque Brasileiro
Programe-se e encante-se pelo Porto, um destino que merece ser visitado várias vezes, com calma e qualidade!

 


 

 

Comentários

  1. Amo d+ e esse ano será muito especial com lembranças maravilhosas de minha mãe nessa cidade com 95 e 96 anos... Pena não está + fisicamente entre nós mas com certeza está nos nossos corações . E com Rita do oportoencanta fica bem melhor, fornecendo sempre novas opções de tours, olhares e sensações. Indispensável e sempre valiosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário