Dicas do que fazer no Porto em dias de chuva.

duas pessoas com guarda-chuva a observar uma igreja com azulejos


Se você tem a sua viagem marcada para o Porto, vai consultar  a previsão do tempo e o cenário dos dias que você vai estar na cidade é chuva, chuva e mais chuva, a solução é aceitar, manter a boa disposição, prevenir-se com capa, guarda-chuva, sapatos impermeáveis e encarar.
É certo que o Porto é o tipo de cidade perfeita para andar com calma na rua, apreciar a arquitetura, conversar com as pessoas, beber um vinho nas mesinhas de rua, mas  também há muita coisa interessante para fazer na cidade em dias de chuva.

previsão metereológica para o Porto com chuva durante vários dias


Por isso, aqui estão algumas dicas para não deixar a chuva estragar a sua viagem ao Porto:

1. Palácio da Bolsa:
É o edifício mais visitado da cidade e é lindíssimo. A visita é sempre guiada dura aproximadamente 45 minutos, pode ser feita em vários idiomas.
Arquitetura e história são o forte dessa visita...


Vista do alto da fachada do Palácio da Bolsa
Leia mais  mais sobre o Palácio da Bolsa
2. Igreja de São Francisco:

Fica mesmo ao lado do Palácio da Bolsa, uma vez que o mesmo foi construído sobre as ruínas do Convento de São Francisco. Esta igreja que é considerada um museu é um exemplar belíssimo de trabalho em talha dourada. Uma visita para fazer sem pressa e apreciar todos os pormenores. Uma autentica obra de arte.

Talha dourada no interior da Igreja de São Francisco
Veja aqui um artigo do blog sobre a Igreja de São Francisco e o seu órgão ibérico

3. Casa do Infante:

Fica a poucos metros do Palácio da Bolsa e da Igreja de São Francisco e é um edifício medieval onde funcionou a primeira alfândega régia da cidade. Ali vai conhecer muito sobre a história da cidade do Porto, as mercadorias que por aqui circulavam desde aquele tempo e que sempre fizeram do Porto uma cidade mercantil.

Escada e átrio em pedra da alfândega régia do Porto

Uma das grandes atrações da Casa do Infante é a maqueta/e da cidade na época medieval quando era cercada pelas muralhas...

imagem da maqueta do Porto medieval
 Saiba mais sobre a Casa do Infante

4. A Catedral, o seu claustro e o Paço Episcopal:

Na parte mais alta da cidade e mais antiga também, está a imponente Catedral do Porto. Um edifício belíssimo. O seu claustro apresenta diversos exemplares de painéis de azulejos e uma excelente coleção de arte sacra...

FAchada da Catedral do Porto e o pelourinho no pátio central

Saiba mais sobre a Catedral e o claustro


E bem ao lado da Sé Catedral, está o Paço Episcopal que é a residência oficial do Bispo do Porto, um edifício belíssimo de arquitetura barroca, e tem uma importância fundamental na história da cidade na época da batalha do Cerco do Porto. Vale muito a visita.

teto todo decorado em estilo barroco e escada em estilo barroco em granito
 Veja mais sobre o: Paço Episcopal

5. Museu Nacional de Soares dos Reis:

Aqui vai conhecer mais sobre os artistas portugueses, pintores e escultores de várias épocas do cenário nacional que tem obras expostas neste museu. Além disso tem um piso dedicado às artes decorativas, com peças de mobiliário lindíssimas. Vale a pena passar um bom tempo por lá, enquanto a chuva cai lá fora e também desfrutar da cafetaria para um café ou chá.

duas mulheres observando esculturas
Informações sobre o: Museu Nacional de Soares dos Reis

6. Centro Português de Fotografia:

Quem gosta de fotografia vai adorar visitar este edifício histórico que já foi a Cadeia da Relação da cidade  e que apesar de ser totalmente recuperado, mantém a estrutura de celas prisionais onde realizam-se as exposições nacionais e internacionais.
Nos pisos superiores onde encontravam-se as melhores celas também podem conhecer uma exposição permanente de diversos tipos de câmaras fotográficas de várias épocas. Lá também vai poder conhecer a cela onde o escritor Camilo Castelo Branco esteve preso por quase um ano e escreveu vários livros dentre eles, Memórias do Cárcere.

exposição de fotografias dentro de celas prisionais
conheça o Centro Português de Fotografia nestes posts AQUI e AQUI

7. Casa da Música:

Na parte mais moderna da cidade encontra-se este outro edifício muito visitado na cidade. 
Um exemplar fantástico  de arquitetura moderna, a Casa da Música foi concebida para receber a Orquestra Sinfónica do Norte e diversas apresentações musicais de alta qualidade, nacionais e internacionais.
Se estiver chovendo lá fora, pode passar muitas horas dentro da Casa da Música. A visita guiada dura aproximadamente 1 hora. Ainda pode passar alguns momentos no Café dos Artistas, ou ainda almoçar e ou jantar no restaurante. E se for um dia de algum concerto, deve aproveitar, porque as salas de concertos são das melhores do mundo.

fachada do edifício moderno da Casa da Música
Veja mais sobre a: Casa da Música

8. Mercado do Bom Sucesso:

Muito próximo da Casa da Música, este mercado que já foi um mercado tradicional e foi transformado em mercado gourmet, também é ideal para estar por lá experimentando as várias opções de comida tradicional portuguesa, e outras cozinhas mais modernas, tomar café, deliciar-se com vários tipos de doces, conhecer o mercado de frescos que ainda lá se mantem e ainda aproveitar, exposições, mercados de artesanato e apresentações musicais que por lá acontecem.

duas pessoas sentadas numa praça de alimentação
Veja AQUI um post sobre o Mercado do Bom Sucesso

9. Museu de Arte Contemporânea de Serralves:

Também na região da Boavista, se gosta de arte moderna, vai adorar passar uma tarde cultural no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, com exposições o ano todo, livraria, casa de chá e restaurante, pode deixar chover e aproveite para desfrutar o que este espaço multicultural pode oferecer.


pessoas observando obras de arte moderna
Leia este post no blog sobre: o Serralves

10. Sea Life:

Ainda na região moderna da cidade, muito próximo da praia, o Sea Life é o programa ideal para quem gosta de conhecer espécies marinhas e saber mais pormenores específicos da costa da região norte de Portugal. As crianças adoram!

tartaruga marinha em tanque de água
conheça mais: o Sea Life do Porto



11. Museu do Futebol Clube do Porto

Você não precisa ser um apaixonado por futebol para visitar o Museu do clube que melhor representa a cidade do Porto. Lá você poderá ficar horas protegido da chuva. Basta sair da estação do metro Estádio do Dragão que é bem em frente e passar um dia por lá super agradável, porque o museu é imenso, moderno, interativo e você vai conhecer muito da cidade e da identidade das pessoas do Porto neste museu. Tem café para uma refeição rápida e também loja dos produtos oficiais do clube. Imperdível.

imagens da exposição permanente do Museu do FC Porto
Leia mais sobre: o Museu do FC Porto

12. Caves do Vinho do Porto:

Do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, as caves do vinho do Porto também são ótimas opções para passar algum tempo abrigado da chuva e a aquecer com provas de diversos tipos de vinho do Porto. Vale a pena conhecer mais do que uma cave, uma vez que sempre aprendemos coisas diferentes em cada uma delas e vai poder escolher o vinho que melhor lhe agrada. Em algumas delas as salas de provas são para ficar e provar calmamente os vinhos acompanhados de boas conversas e algumas tem vistas espetaculares sobre o rio Douro e a cidade do Porto.
Existem também algumas caves com restaurantes, onde depois ou antes da visita e das provas dos vinhos pode desfrutar de um bom almoço ou jantar

 Na página Comer e Beber deste blog pode saber todos os detalhes de várias caves a visitar.

barris de madeira em uma cave de vinho do Porto



mesas e cadeira de restaurantes e barris de vinho do Porto ao fundo




Este complexo de vários armazéns antigos do vinho do Porto, é talvez o lugar perfeito para passar um dia inteiro quando a chuva não dá sinais de abrandar.
São 7 museus, sobre diversos temas, vários restaurantes, cafés, winebar, escola de vinho, lojas e muita área coberta protegida da chuva, mas sem deixar de ter um amplo espaço com a melhor vista para a cidade do Porto.
Um lugar que pode agradar a todos da família ou amigos que estiverem a visitar juntos, porque é possível que cada um escolha a sua experiência para depois conviverem durante as refeições.

calçada portuguesa, mesas e cadeiras e réplicas de casas típicas do Porto
Aqui tem todas as informações sobre o WOW


14. Cafés:

Uma das melhores coisas num dia de chuva no Porto é entrar num dos muitos cafés da cidade pedir algo bem quente e ver a chuva cair lá fora. Há muitos na cidade portanto não vão faltar opções para escolher. Mas os mais emblemáticos, relacionados com a história da cidade são:

sala principal do Café Majestic com pessoas na mesa e empregados a servir
Café Majestic

mesas e cadeiras do café Guarany e uma pintura de um índio na parede
Café Guarany


14. Desfrutar da boa Gastronomia do Porto.

Os inúmeros Restaurantes da cidade são lugares  onde pode  passar algumas horas provando a fantástica gastronomia portuguesa acompanhada de bons vinhos.

prato de bacalhau com vinho e mão segurando bolinho de bacalhau e patanisca de bacalhau
Conheça:  a gastronomia do Porto


15. Ônibus/Autocarro Panorâmico ou de Dois Andares

Esta é uma boa opção de passeio para os dias chuvosos, já que tem uma boa parte coberta e você consegue passar por todos os pontos turísticos da cidade. Além do que pode descer e subir a hora que quiser durante a duração do seu bilhete que pode ser de 1 ou 2 dias.
Outra opção é o bilhete que inclui o passeio de barco das seis pontes e uma visita à cave de vinho do Porto Calém


ônibus  de dois andares na rua do Porto
a saída deste ônibus encontra-se próximo da estação de São Bento


16. Um Passeio Diferente:

Este é o Passeio que faço com os turistas brasileiros que é o  preferido em dias de chuva, porque a primeira parte é feita no tuk tuk, super protegido e com ótima visibilidade para a cidade, e depois passeamos à pe pelas ruelas medievais que com a chuva, ficam ainda mais com jeito de ruelas antigas.

guia brasileira com turistas brasileiros no tuk tuk no Porto

guia brasileira com turistas brasileiros passeando na chuva
Conheça: os Passeios com Sotaque Brasileiro

Não perca a boa disposição!
Aproveite o que a cidade tem de melhor em cada situação.
Como pode ver, não são os dias de chuva que vão lhe impedir de se encantar pelo Porto!


Comentários

  1. Belas sugestões para os dias de chuva no Porto. Muito bem complementado com os posts anteriores. Parabéns pelo conjunto do seu trabalho, na sua relação com a cidade do Porto.

    ResponderExcluir
  2. Com o sem chuva, a cidade sempre vale a pena... Parabems pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Com o sem chuva, a cidade sempre vale a pena... Parabems pelo post.

    ResponderExcluir
  4. O Porto tem muito para conhecer ☺️
    Vale sempre a pena.
    Grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas mesmo. Em dias chuvosos por vezes nós, turistas, ficamos um pouco perdidos e aqueles que nao fazem um roteiro para possíveis imprevistos pensam nao ter muito o que fazer.
    Maravilha!
    Grata

    ResponderExcluir
  6. O Porto é uma cidade linda, faça sol ou faça chuva. E, com estes dias carregados de uma chuva persistente....a opção pelos museus e monumentos pode ser excelente , como excelente é o seu trabalho de divulgação do nosso património, Rita Branco. A Rita é a maior tripeirã dos brasileiros que conheço.

    ResponderExcluir
  7. O Porto é uma cidade linda, faça sol ou faça chuva. E, com estes dias carregados de uma chuva persistente....a opção pelos museus e monumentos pode ser excelente , como excelente é o seu trabalho de divulgação do nosso património, Rita Branco. A Rita é a maior tripeirã dos brasileiros que conheço.

    ResponderExcluir
  8. Esqueceram o Museu Guerra Junqueiro... muito bom☺

    ResponderExcluir
  9. Esqueceram o Museu Guerra Junqueiro... muito bom☺

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Uma ótima idéia sobre o que fazer no Porto com a chuva. Parabéns pela criatividade. E pelas sugestões também. Infelizmente ainda não conheci Porto. Apenas passei por Lisboa há 8 anos. Não conheci, como você falou no vídeo. Mas tive o prazer de comer o melhor bacalhau que já comi na vida. E tenho um post sobre isso no meu blog. Abraço blogueiro.

    https://oseucompanheirodeviagem.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Reserve Aqui a Sua Hospedagem:

Booking.com