segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Igreja de Santa Clara... uma obra de arte!


interior de uma igreja

A pura expressão do barroco.


Muitas vezes nos limitamos a pensar que as obras de arte estão apenas nos museus. Mas no Porto a arte está em toda parte, principalmente no que diz respeito à arquitetura da cidade, autenticas obras de arte a céu aberto.
Foi o que me veio a cabeça ao classificar esta igreja que muitos dos próprios portuenses não conhecem.
Uma obra de arte!
Quando descobri a Igreja de Santa Clara já vivia no Porto há mais de oito anos e nunca pensei que naquele Largo de Primeiro de Dezembro existisse uma igreja.

E foi por acaso que eu a descobri. Ao passar por ali, nas proximidades da Sé, à caminho da cabeceira da Ponte  Luiz I, bem próximo das Muralhas Fernandinas, é que reparei naquele bonito portal estilo barroco, bem ao lado do que seria o antigo Mosteiro de Santa Clara e onde hoje funciona um Centro de Saúde e outras instituições dedicadas à crianças e idosos.

fachada de um antigo mosteiro por entre árvores
edifício do antigo mosteiro construído inicialmente no séc. XV


portal estilo barroco de uma igreja
Portal Barroco de 1697 reformado no séc. XVIII


Ao atravessar o Portal Barroco, me deparo com uma bela construção em granito, uma estrutura arquitetonica gótica com apontamentos barrocos.

Fachada de uma igreja

porta de uma igreja construída em pedras de granito

A porta  principal da igreja, a exemplo de vários mosteiros femininos encontra-se na parede lateral.
Pude observar pelos detalhes de arquiterua manuelina, que estava diante de um monumento muito antigo da cidade. aproveitando a porta entre-aberta, não perdi a oportunidade de  entrar e penso que nunca vou esquecer a sensação que senti quando me deparei com tamanha beleza. 
Todo o interior da igreja, é preenchido por talha dourada intercalada com pinturas e imagens policromadas. É certo que tudo aquilo estava a precisar de um grande restauro, mas assim mesmo, aquele trabalho extraordinário naquelas paredes e no tecto, tiraram-me o ar.


teto e paredes em talha dourada de uma igreja

imgem de São Francisco e de um anjo em talha dourada

detalhe do teto de uma igreja


Lá conheci  D. Palmira, uma das pessoas voluntárias  que lá  recebem as pessoas e esclarecer alguma dúvida, dar informações sobre a igreja e que  disse-me que a maioria das pessoas que vivem no Porto, não conhecem a Igreja de Santa Clara, este belíssimo exemplar de talha dourada do Barroco Joanino.
Disse também que a igreja iria fechar porque devido a problemas de infiltrações, todo aquele trabalho precioso estaria sendo prejudicado e que a igreja que é classificada como Monumento Nacional, vai sofrer uma imensa intervenção de restauração interna e externa.
Por isso, permitiu-me fazer estas fotografias, numa espécie de um registro para que num futuro ainda indefinido eu possa regressar para ver a renovada Igreja de Santa Clara. 


janela e teto de uma igreja

janelas e teto de uma igreja

imagens de santos em altar de talha dourada

Na época da sua inauguração em 1426, contou com a presença solene do Rei D. João I e seus filhos D. Fernando e D. Afonso, já que foi a esposa de D. João, D. Filipa de Lencastre que iniciou a sua construção, mas depois da sua morte, o marido responsabilizou-se pela sua finalização.
A sua estrutura arquitetonica gótica dos séculos XIV e XVI deu lugar ao barroco, durante todo o séc. XVIII, quando a maioria das igrejas passam por fortes transformações e os seus interiores passam a receber este tipo de arquitetura que trouxe movimento cenográfico aos cultos religiosos.
O resultado na Igreja de Santa Clara, foi este. Um trabalho de talha dourada que faz companhia à famosa Igreja de São Francisco,  também no Porto.

interior de uma igreja
a belíssima pia baptismal, ainda é uma das peças do séc. XV que podemos admirar



interior de uma igreja barroca
ao fundo o coro alto, de onde as clarissas assistiam as missas sem serem vistas


Logo a seguir a esta minha visita, a Igreja fechou para reformas  estruturais em todo o seu exterior e atualmente  passa por um longo processo de restauração em todo o seu  interior, sem data prevista para sua reabertura. (atualizado - início de 2020)


Igreja de Santa Clara
Largo Primeiro de Dezembro









Vem para o Porto e região?












4 comentários:

  1. É linda esta igreja, rica em todo o seu espólio.

    Por acaso à cerca de 30 anos tive o privilégio de ter a igreja fachada só para mim e tenho uma colecção de slides que nessa altura tirei.

    Não esquecer que pelos jardins do Convento temos acesso à muralha fernandina, um dos muito e excelentes miradouros que o Porto possui.

    Paulo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Sim Paulo, é uma das igrejas mais lindas que já visitei. E bem lembrado sobre a possibilidade ao acesso às muralhas.
    Obrigada pelo comentário!
    Rita Branco

    ResponderExcluir
  3. Adorei fazer essa visita com você. Se me encantou sem restauro, imagino quando essa obra prima estiver toda restaurada! Além da beleza e do patrimônio inquestionáveis, ainda tem a paz que se sente ali dentro. Bom ter esses belos postais. Lindas recordações com esse post.

    ResponderExcluir
  4. Sim Isabella e ainda tivemos o priviégio de conhecer outros recantos graças aos senhores voluntários que nos receberam :)

    ResponderExcluir