Vamos à cadeia, ver fotografias?

O prédio histórico no centro do Porto que já foi uma cadeia... a Cadeia da Relação, é hoje o Centro Português de Fotografia.
Um belíssimo edifício que começou a ser construído em 1.767, demorou 30 anos para ser finalizado e alojou o Tribunal e a Cadeia da Relação do Porto que foi desativada à partir do ano da Revolução, 1974.
Passaram por ali alguns "ilustres prisioneiros", o mais conhecido para mim, foi Camilo Castelo Branco (autor do romance Amor de Perdição e muitos outros) e sua amada Ana Plácido (havia ali um pavilhão feminino). Ambos presos por adultério. Ela, por denúncia do marido e ele, ao se entregar depois da prisão dela. Quando foram absolvidos, passaram a viver juntos. Falo mais sobre a prisão dos dois neste post: AQUI
Estas e muitas histórias, encontram-se no Núcleo Histórico deste edifício.



Mas a verdade é que nos dias de hoje, a fotografia é a grande protagonista daquelas imensas salas cujas grandes portas e grades da época da cadeia ainda lá permanecem...



É incrível como o edifício mantém a sua construção original. Com aquelas grades e portas imensas. Impressionam, mas não assustam. É super interessante circular por aquele ambiente e ver ao mesmo tempo, várias exposições de fotografia.
Uma mistura equilibrada entre a história do edifício e cultura.





 A visita e as exposições são gratuítas.Vale a pena acompanhar sempre a agenda.



Quem vem ao Porto tem que visitar. E quem é do Porto, vale a pena passar por lá de vez em quando para ver as exposições que estão a decorrer.


Ah.. e pode ver o Porto típico, através de uma outra perspectiva:


Centro Português de Fotografia
www.cpf.pt

O Centro Português de Fotografia - Antiga Cadeia da Relação fica próximo das principais atrações turísticas da cidade como a Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Igreja do Carmo e muito mais.
É uma ótima localização para se hospedar. Procure o seu hotel nesta região: AQUI

Comentários