Fundação Serralves. Arte, natureza e cultura em um só lugar.

 

escultura em aço no parque de Serralves


Primeira semana de Novembro de 2020. A segunda onda da pandemia Covid-19 na Europa chegou de maneira assustadora, o mundo está de olho na apuração das eleições americanas e por isso o clima de ansiedade estava no ar.
Apanhei meu cartão Amigo  Serralves e fui passar uma tarde num dos lugares mais incríveis da cidade do Porto e fui me conectar com a natureza, com arte e com o silêncio.
Sim, mesmo com outras pessoas a circular por lá, há sempre um espaço para quem quer estar apenas a ouvir os pássaros ou o som do vento a bater nas folhas das árvores.
Desta vez, fui conhecer a nova exposição de fotografias de Manoel de Oliveira, mas não deixei de circular por todos os espaços de Serralves.


cartão amigo de Serralves
Este Cartão Amigo abre portas para visitar todos os espaços e exposições durante o ano todo.
Sem contar os descontos em outras atividades, na livraria e loja Serralves. E acesso a outros museus em outras cidades que pertencem à Direcção Geral do Patrimonio Cultural

  
Independente de possuir  cartão ou não, a Fundação de Serralves merece a visita. E a minha sugestão é que você dedique um dia ou uma tarde para isso.  Por lá vai encontrar bar, restaurante e casa de chá para uma pausa.

O Parque:

São  18 hectares de muitas árvores de várias espécies, ideal para longos passeios, com alamedas, lago e inclusive uma pequena quinta rural.
Ainda por entre os espaços verdes, podemos encontrar algumas obras de arte que fizeram parte de exposições de vários dos artistas que passaram pela Fundação Serralves.
Veja mais detalhes no post que escrevi a respeito de uma visita guiada ao Parque de Serralves, logo nas primeiras horas da manhã.
 

alameda com árvores no outono
passeios por entre alamedas e várias espécies de árvores e plantas



espaço rural com algumas vacas e ovelhas
um espaço rural em pleno parque



Treetop Walk

Uma estrutura de madeira, foi colocada por entre as copas de alguma da árvores do parque, sem interferir em nada que lhes prejudicasse, e assim podemos percorrer 250 metros por entre algumas árvores e estar o mais próximo da natureza e da contemplação do parque.
Também fiz uma visita guiada ao Treetop Walk e recomendo imenso.
Existe inclusive um espaço para ficarmos ali no alto sentados apreciando toda a beleza daquela imensa área verde.

estrutura de madeira nas copas das árvores
andar por entre as copas das árvores


A Casa

Foi onde tudo começou. Foi mandada construir por um grande industrial aqui do Norte de Portugal, o conde de Vizela, durante as primeiras décadas do séc. XX.
Trata-se de um exemplar belíssimo de arquitetura art d'eco.
A partir da casa, foram contratados arquitetos paisagistas para desenvolverem projetos nos jardins e outros espaços que foram sendo adquiridos para fazerem parte desta grande propriedade privada da época.
Hoje a casa recebe exposições temporárias e também é utilizada para eventos.

exposição de quadros em sala com lareira



A Casa do Cinema Manoel de Oliveira

A antiga garagem da Casa de Serralves, recebeu uma intervenção arquitetonica do contemporâneo Álvaro Siza Vieira e foi transformada na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o grande cineasta portuense que viveu até os 106 anos, sempre trabalhando.
Toda a sua carreira está exposta neste espaço, o qual também pode ver um post a respeito e a partir de outubro de 2020 também passou a expor uma série de fotografias feitas pelo próprio Manoel de Oliveira durante as suas filmagens.
Este espaço possui ainda uma pequena sala para exibições de filmes fora do circuito comercial.

quadros em uma parede preta


O Museu de Arte Contemporânea

A maior atração da Fundação Serralves é sem sombra de dúvidas o Museu de Arte Contemporânea, uma obra concebida de raiz pelo arquiteto Siza Vieira, que se integrou perfeitamente à área verde ao seu redor, e traz para o Porto, exposições de artistas consagrados nacionais e internacionais, além de dar espaço a novos talentos.

janela de vidro com jardim de paisagem



quadro de várias fotografias
exposição de Arthur Jafa


A Fundação de Serralves é um espaço que eu adoro levar os turistas brasileiros que sempre vem com tempo para sair do turismo tradicional do Porto e querem sair do básico. É um passeio inserido na experiência  "Entre Parques e Museus"

selfie em espelho com escultura de aço
Na exposição de Olafur Eliasson


Sempre uma excelente opção para visitar, tanto para turistas como para locais.

Todas as informações em: www.serralves.pt




Comentários