A valiosa dica de viagem que não vem nos guias de turismo.

 

folha de outono caída numa calçada portuguesa, em frente de pés com um calçado castanho


Hoje em dia há muitas dicas de viagens, nos blogs, nos guias de viagens, nas revistas especializadas e nas redes sociais.
Os especialistas em viagens estão sempre a sugerir dicas de  hotéis, de restaurantes, os melhores roteiros, os locais imperdíveis, os melhores spots para as melhores fotos, a roupa ideal para fazer a mala, e infinitas dicas para tornar a sua viagem inesquecível. 
Mas o que eu não vejo dizerem para você é: prepare-se fisicamente. Caminhe!

Já tem a sua viagem marcada? Então pelo menos um mês antes de embarcar, faça um plano de caminhadas. Esteja preparado para caminhar todos os dias. A não ser que a sua viagem esteja resumida em ficar num hotel 5 estrelas, aproveitando tudo o que o hotel pode oferecer.
Mas você não vai fazer uma viagem internacional para ficar descansando num hotel, certo?

Resolvi escrever este artigo porque nestes mais de 10 anos trabalhando com turistas brasileiros, percebo que muitos não conseguem fazer um passeio guiado sem sentir muito cansaço e o que teria que ser divertido e encantador, torna-se algumas vezes desgastante para o viajante.
É compreensível. Diferente dos turistas europeus, os brasileiros vivem em cidades que os obrigam a fazer tudo de carro. Ou porque é mais seguro, ou porque as distâncias são longas e também porque a oferta de transportes públicos é escassa. 
E por isso, ao sair do sedentarismo e imediatamente começar a andar horas nos primeiros dias da sua viagem, certamente o corpo vai estranhar.

É claro que se você tem problema de mobilidade reduzida, o plano de viagem vai ter que se adaptar à sua necessidade. Mas caso contrário, prepare-se para caminhar bastante na sua viagem ao Porto ou mesmo para outros destinos.

Você não vai ter acesso de carro ou outro transporte nos lugares mais interessantes na cidade do Porto.
Nas ruelas medievais, na charmosa Rua das Flores, na tradicional Rua de Santa Catarina, a rua das compras, e na famosa Ribeira só é permitido andar à pé, e você não pode deixar de conhecer estes ícones do Porto.

Pessos andando a pé no Porto em ruela medieval, próximo da Torre dos Clérigos e na rua das Flores



Outras cidades nos arredores do Porto também tem seus Centro Históricos limitados para acesso de transportes. Como por exemplo, Guimarães, Braga, Barcelos e Aveiro.

Centros históricos de Guimarães, Barcelos e Aveiro e pessoas andando a pé

Não faz muito tempo li o livro Andar a Pé de Henry David Thoreau, que apesar de ter sido escrito no séc. XIX, é tão atual, no sentido de que faz-nos pensar na melhor maneira de viajarmos.
Diz o autor: "Andar duas ou três horas a pé levar-me-á a uma parte não conhecida que nunca esperaria ver."

Uma mão segurando o livro Andar a Pé


E andar a pé no Porto é mesmo assim. É descobrir cantos e recantos. É sentir a cidade, é ouvir as pessoas, sentir os cheiros e as texturas das paredes.

Duas mulheres olhando para uma parede de azulejos verdes


Guia brasileira no Porto falando com turista brasileira sobre detalhes na rua das Flores no Porto
Nos meus Passeios Guiados,
gosto de fazer os clientes olharem para cima, observarem os pormenores 
que só podemos ver ao andar a pé


 
Não se trata de uma maratona e muito menos um sprint. Viajar hoje em dia é viajar devagar. É ficar mais tempo nas cidades e aproveitá-las ao máximo. No Porto não é possível fazer tudo num dia ou dois. Temos várias subidas e descidas algumas escadas e são tantos detalhes para ver que só mesmo andando a pé, por isso, reserve pelo menos 4 dias para conhecer o Porto. 
Mesmo que você ande no seu ritmo, faça pausas, você merece terminar o seu dia de passeios bem e cheio de boas recordações.

Por isso, escolha o seu calçado mais confortável e antes de viajar, comece a fazer boas caminhadas com ele. Assim o seu pé vai se acostumar, acredite isto é muito importante.
Seja na sua região, nos parques ou na academia (ginásio) pratique caminhadas o máximo que puder para que a sua viagem seja incrível, sem desgaste físico e que automaticamente pode virar um desgaste emocional.

três fotos de pés com ténis e vários pisos.

Dica para a sua próxima viagem: Faça caminhadas antes da viagem e vai aproveitá-la muito mais! 

Comentários

  1. Esta é realmente a verdadeira dica de milhões que faz aproveitar mais a viagem sob qualquer circunstância. 👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Dica com certeza muito valiosa, amo caminhar!

    ResponderExcluir
  3. Que texto bem escrito, sensível e importante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário