Dicas do que fazer no Porto em dias de chuva.

duas pessoas com guarda-chuva a observar uma igreja com azulejos


Se você tem a sua viagem marcada para o Porto, vai consultar  a previsão do tempo e o cenário dos dias que você vai estar na cidade é chuva, chuva e mais chuva, a solução é aceitar, manter a boa disposição, prevenir-se com capa, guarda-chuva, sapatos impermeáveis e encarar.
É certo que o Porto é o tipo de cidade perfeita para andar com calma na rua, apreciar a arquitetura, conversar com as pessoas, beber um vinho nas mesinhas de rua, mas  também há muita coisa interessante para fazer na cidade em dias de chuva.

previsão metereológica para o Porto com chuva durante vários dias


Por isso, aqui estão algumas dicas para não deixar a chuva estragar a sua viagem ao Porto:

1. WOW - World of Wine

Este complexo de vários armazéns antigos do vinho do Porto, é talvez o lugar perfeito para passar um dia inteiro quando a chuva não dá sinais de abrandar.
São 7 museus, sobre diversos temas, vários restaurantes, cafés, winebar, escola de vinho, lojas e muita área coberta protegida da chuva, mas sem deixar de ter um amplo espaço com a melhor vista para a cidade do Porto.
Se você está em família ou num grupo de amigos, este é um lugar que pode agradar a todos, porque é possível que cada um escolha a sua experiência para depois conviverem durante as refeições.

corredor com várias lojas por entre paredes de pedras  e tecto de madeira


Eu visitei todos os museus do WOW. Veja neste post: WOW - World of Wine - um mund com vists para o vinho e para o Porto
Na Escola de vinho do WOW você também pode passar várias horas aprendendo sobre vinhos de maneira bem descomplicada. Veja aqui a minha  experiência num Curso sobre Vinhos.

2. Palácio da Bolsa:
É o edifício mais visitado da cidade e é lindíssimo. A visita é sempre guiada dura aproximadamente 45 minutos, pode ser feita em vários idiomas.
Arquitetura e história são o forte dessa visita...


Vista do alto da fachada do Palácio da Bolsa
Leia mais  mais sobre o Palácio da Bolsa

3. Igreja de Santa Clara:

Na minha opinião esta é a igreja mais bonita do Porto. É uma caixa dourada. Uma obra de arte.
Começou a ser construída no séc. XV, mas foi em meados de 1700 que ela recebe todo o esplendor do barroco português, que não deixou nenhum espaço da igreja sem intervenção artírtica.
Um dos privilégios de visitar a Igreja de Santa Clara, é que sempre tem alguém por lá, com muito conhecimento histórico para lhe apresentar todos os detalhes a serem apreciados.
Fica a poucos metros da Catedral do Porto, portanto é fácil visitar dois monumentos tão importantes do Porto numa manhã ou numa tarde.

nave central e altar mor de igreja totalmente revestidos de talha dourada
veja neste post d blog porque vale a pena visitar


4. Casa do Infante:

Fica a poucos metros do Palácio da Bolsa e da Igreja de São Francisco e é um edifício medieval onde funcionou a primeira alfândega régia da cidade. Ali vai conhecer muito sobre a história da cidade do Porto, as mercadorias que por aqui circulavam desde aquele tempo e que sempre fizeram do Porto uma cidade mercantil.

Escada e átrio em pedra da alfândega régia do Porto

Uma das grandes atrações da Casa do Infante é a maqueta/e da cidade na época medieval quando era cercada pelas muralhas...

imagem da maqueta do Porto medieval
 Leia mais sobre a Casa do Infante

5. A Catedral, o seu claustro e o Paço Episcopal:

Na parte mais alta da cidade e também mais antiga, está a imponente Catedral do Porto. Um edifício belíssimo. O seu claustro apresenta diversos exemplares de painéis de azulejos e uma excelente coleção de arte sacra...

FAchada da Catedral do Porto e o pelourinho no pátio central

Saiba mais sobre a Catedral e o claustro


E bem ao lado da Sé Catedral, está o Paço Episcopal que é a residência oficial do Bispo do Porto, um edifício belíssimo de arquitetura barroca, e tem uma importância fundamental na história da cidade na época da batalha do Cerco do Porto. Vale muito a visita.

teto todo decorado em estilo barroco e escada em estilo barroco em granito
 Veja aqui a minha visita ao Paço Episcopal

6. Mercado do Bolhão

É o mercado municipal mais importante do Porto e é um espaço emblemático. Perfeito para estar junto do locais, mas por lá também encontra bancas para petiscar e tomar um bom vinho. Tem cobertura em quase todo o espaço por isso fica-se bem protegido da chuva por lá. Veja aqui toa a história do Mercado mais querido da cidade: O Mercado do Bolhão encanta.

um piso molhado com um grade e vista para a parte interna do mercado do Bolhão


7. Centro Português de Fotografia:

Quem gosta de fotografia vai adorar visitar este edifício histórico que já foi a antiga cadeia da  da cidade  e que apesar de ser totalmente recuperado, mantém a estrutura de celas prisionais onde realizam-se as exposições nacionais e internacionais.
Nos pisos superiores onde encontravam-se as melhores celas também podem conhecer uma exposição permanente de diversos tipos de câmaras fotográficas de várias épocas. Lá também vai poder conhecer a cela onde o escritor Camilo Castelo Branco esteve preso por quase um ano e lá escreveu um dos seus livros mais conhecidos: Amor de Perdição.

exposição de fotografias dentro de celas prisionais
conheça o Centro Português de Fotografia nestes posts AQUI e AQUI

8. Casa da Música:

Na parte mais moderna da cidade encontra-se este outro edifício muito visitado na cidade. 
Um exemplar fantástico  de arquitetura moderna, a Casa da Música foi construída na época em que o Porto foi Capital Europeia da Cultura e é a "casa"  da Orquestra Sinfónica do Norte e diversas apresentações musicais de alta qualidade, nacionais e internacionais.
Se estiver chovendo lá fora, pode passar muitas horas dentro da Casa da Música. A visita guiada dura aproximadamente 1 hora. Ainda pode passar alguns momentos no Café dos Artistas, ou ainda almoçar e ou jantar no restaurante. E se for um dia de algum concerto, deve aproveitar porque as salas de concertos são das melhores do mundo.

fachada do edifício moderno da Casa da Música
Veja mais sobre a: Casa da Música

9. Mercado do Bom Sucesso:

Muito próximo da Casa da Música este mercado que já foi um mercado tradicional e foi transformado em mercado gourmet, também é ideal para estar por lá experimentando as várias opções de comida tradicional portuguesa e outras cozinhas mais modernas, tomar café, deliciar-se com vários tipos de doces, e ainda aproveitar, exposições, mercados de artesanato e apresentações musicais que por lá acontecem.

duas pessoas sentadas numa praça de alimentação
Veja AQUI um post sobre o Mercado do Bom Sucesso

10. Museu de Arte Contemporânea de Serralves:

Também na região da Boavista, na parte mais moderna da cidade, se gosta de arte moderna vai adorar passar uma tarde cultural no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, e na Casa Serralves com exposições o ano todo. Lá também tem livraria, Casa do Cinema, casa de chá e restaurante. 
Pode deixar chover e aproveite para desfrutar o que este espaço multicultural pode oferecer.


pessoas observando obras de arte moderna
Leia este post no blog sobre: o Serralves

11. Sea Life:

Ainda na região moderna da cidade, muito próximo da praia, o Sea Life é o programa ideal para quem gosta de conhecer espécies marinhas e saber mais pormenores específicos da costa da região norte de Portugal. As crianças adoram!

tartaruga marinha em tanque de água
conheça mais: o Sea Life do Porto



12. Museu do Futebol Clube do Porto

Você não precisa ser um apaixonado por futebol para visitar o Museu do clube que melhor representa a cidade do Porto. Lá você poderá ficar horas protegido da chuva. Basta sair da estação do metro Estádio do Dragão que é bem em frente e passar um dia por lá super agradável, porque o museu é imenso, moderno, interativo e você vai conhecer muito da cidade e da identidade das pessoas do Porto neste museu. Vai encontrar por lá a  loja dos produtos oficiais do clube. Imperdível.

imagens da exposição permanente do Museu do FC Porto
Leia mais sobre: o Museu do FC Porto

13. Caves do Vinho do Porto:

Do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, as caves do vinho do Porto também são ótimas opções para passar algum tempo abrigado da chuva e a aquecer com provas de diversos tipos de vinho do Porto. Vale a pena conhecer mais do que uma cave, uma vez que sempre aprendemos coisas diferentes em cada uma delas e vai poder escolher o vinho que melhor lhe agrada. Em algumas delas as salas de provas são para ficar e provar calmamente os vinhos acompanhados de boas conversas e algumas tem vistas espetaculares sobre o rio Douro e a cidade do Porto.
Existem também algumas caves com restaurantes, onde depois ou antes da visita e das provas dos vinhos pode desfrutar de um bom almoço ou jantar

 Na página Comer e Beber deste blog pode saber todos os detalhes de várias caves a visitar.

barris de madeira em uma cave de vinho do Porto

mesas e cadeira de restaurantes e barris de vinho do Porto ao fundo


14. Exposições imersivas na Alfândega do Porto:

Num edifício belíssimo do séc. XIX, funcionava a Alfândega do Porto, que como o nome diz, fzia os serviços alfandegários do porto do Porto que até o início de 1900, ainda era n rio Douro. Hoje estes serviços estão no atual porto que se localiza no mar, em Matosinhos.
Atualmente neste edifício acontecem diversos eventos, abriga o Museu dos Transportes e Telecomunicações e recebe várias exposições imersivas durante o ano. 
É um programa perfeito para famílias e não só! 
Vale a pena passar uma tarde por lá entre as exposições, além de apreciar a bela arquitetura do edifício. O espaço também possui uma cafetaria para passar o tempo enquanto chove lá fora.

imagem na parede de exposição imersiva sobre Frida Kahlo
veja aqui uma das exposições que visitei, sobre a vida de Frida Kahlo



Confira a agenda das exposições na Alfândega do Porto: AQUI


15. Cafés:

Uma das melhores coisas num dia de chuva no Porto é entrar num dos muitos cafés da cidade pedir algo bem quente e ver a chuva cair lá fora. Há muitos na cidade portanto não vão faltar opções para escolher. Mas os mais emblemáticos, relacionados com a história da cidade são:

sala principal do Café Majestic com pessoas na mesa e empregados a servir
Café Majestic

mesas e cadeiras do café Guarany e uma pintura de um índio na parede
Café Guarany


16. Desfrutar da boa Gastronomia do Porto.

Os inúmeros Restaurantes da cidade são lugares  onde pode  passar algumas horas provando a fantástica gastronomia portuguesa acompanhada de bons vinhos.

prato de bacalhau com vinho e mão segurando bolinho de bacalhau e patanisca de bacalhau
Conheça:  a gastronomia do Porto


17. Ônibus/Autocarro Panorâmico ou de Dois Andares

Esta é uma boa opção de passeio para os dias chuvosos, já que tem uma boa parte coberta e você consegue passar por todos os pontos turísticos da cidade. Além do que pode descer e subir a hora que quiser durante a duração do seu bilhete que pode ser de 1 ou 2 dias.
Outra opção é o bilhete que inclui o passeio de barco das seis pontes e uma visita à cave de vinho do Porto Calém


ônibus  de dois andares na rua do Porto
a saída deste ônibus encontra-se próximo da estação de São Bento


Não perca a boa disposição!
Aproveite o que a cidade tem de melhor em cada situação.
Como pode ver, não são os dias de chuva que vão lhe impedir de se encantar pelo Porto!

três pessoas com gusrda-chuva e casacos de chuva na Av. dos Aliados no Porto
Eu e meus clientes nunca perdemos a boa disposição para fazer um tour na chuva .
Conheça aqui os meus passeios guiados

|artigo atualizado em Novembro de 2025. O texto original foi escrito em Janeiro de 2016| 

Comentários

  1. Belas sugestões para os dias de chuva no Porto. Muito bem complementado com os posts anteriores. Parabéns pelo conjunto do seu trabalho, na sua relação com a cidade do Porto.

    ResponderExcluir
  2. Com o sem chuva, a cidade sempre vale a pena... Parabems pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Com o sem chuva, a cidade sempre vale a pena... Parabems pelo post.

    ResponderExcluir
  4. O Porto tem muito para conhecer ☺️
    Vale sempre a pena.
    Grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas mesmo. Em dias chuvosos por vezes nós, turistas, ficamos um pouco perdidos e aqueles que nao fazem um roteiro para possíveis imprevistos pensam nao ter muito o que fazer.
    Maravilha!
    Grata

    ResponderExcluir
  6. O Porto é uma cidade linda, faça sol ou faça chuva. E, com estes dias carregados de uma chuva persistente....a opção pelos museus e monumentos pode ser excelente , como excelente é o seu trabalho de divulgação do nosso património, Rita Branco. A Rita é a maior tripeirã dos brasileiros que conheço.

    ResponderExcluir
  7. O Porto é uma cidade linda, faça sol ou faça chuva. E, com estes dias carregados de uma chuva persistente....a opção pelos museus e monumentos pode ser excelente , como excelente é o seu trabalho de divulgação do nosso património, Rita Branco. A Rita é a maior tripeirã dos brasileiros que conheço.

    ResponderExcluir
  8. Esqueceram o Museu Guerra Junqueiro... muito bom☺

    ResponderExcluir
  9. Esqueceram o Museu Guerra Junqueiro... muito bom☺

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Uma ótima idéia sobre o que fazer no Porto com a chuva. Parabéns pela criatividade. E pelas sugestões também. Infelizmente ainda não conheci Porto. Apenas passei por Lisboa há 8 anos. Não conheci, como você falou no vídeo. Mas tive o prazer de comer o melhor bacalhau que já comi na vida. E tenho um post sobre isso no meu blog. Abraço blogueiro.

    https://oseucompanheirodeviagem.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Rita, sempre com sugestões maravilhosas!!! Ver o Porto fora da "caixinha " convencional...bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário