Escola de Vinho do WOW. A desmistificação do vinho.

 

Uma sala com várias janelas e pinturas na parede mesas e cadeiras e vários copos para provas de vinhos

O mundo dos vinhos pode ser bem menos complicado do que imaginamos. E a Escola de Vinhos do WOW veio para mostrar que aprender ou conhecer mais sobre eles não precisa ser necessariamente difícil. 
O WOW - World of Wine é um complexo cultural que foi inaugurado em 2020 para aproximar as pessoas dos vinhos e de tantos outros temas relacionados com o Porto e região.


Junto com os 7 museus, 9 restaurantes e cafés e diversas lojas, a Escola de Vinho é um espaço do WOW para aproximar os mais leigos e trazer ainda mais conhecimento para os profissionais do setor.
Está localizado num edifício centenário belíssimo com várias salas para os mais variados tipos de workshops, provas temáticas, harmonizações e eventos para empresas.

A qualquer altura do dia é possível ir até lá e fazer provas comentadas de vinhos além de harmonizações com queijos e chocolates, sem se preocupar com expressões complicadas ou dirigidas à especialistas. A ideia é democratizar o vinho.
Por isso, logo à entrada existem mesas na varanda ou na sala principal para uma conversa bem informal à volta dos vinhos, com belas vistas.

copo de vinho sobre uma mesa de madeira em frente à uma janela com vista para a ponte Luis I

 
A agenda  da Escola de Vinho do WOW é intensa e é possível inscrever-se no site em algum dos workshops  que são realizados em salas  preparadas para que o vinho seja o "ator principal". Nada deve interferir para que tudo corra bem durante as duas horas de duração. As cores da sala e das mesas, a iluminação e a própria ventilação, tudo é pensado ao pormenor para que as provas sejam quase perfeitas.
Mas este cuidado não faz do workshop algo formal. Tudo é ensinado de maneira acessível e descontraída.
Quer uma prova privada e comentada de uma gama de vinhos específicos? Também é possível. Basta programar com a Escola de Vinho.

sala com mesa ao centro váris cadeiras e copos de vinhos para provas


Tive a oportunidade de participar do workshop "Desmistificar os Vinhos do Mundo - Castas Internacionais" e adorei! Já quero me inscrever em outros.
Aprendi muito sobre algumas uvas predominantes em outros países de maneira simples e divertida. Num ambiente elegante assim como os vinhos que provei.

copos para provas de vinhos e mão segurando cartas com os nomes de tipos de uvasdas

homem provando vinho em frente a vários copos de vinhos

tela com várias uvas com os nomes de cada uma e janela com vista para vários galpões


várias garrafas de vinho e vários copos com vinhos

Uma das salas mais bonitas da Escola de Vinho do WOW, tem a capacidade de receber showcockings, e demais eventos que vão unir a gastronomia aos vinhos em provas.
Muito elegante e funcional.
sala com mesas de mármores e alguns equipamentos de cozinha


Portanto, se vem ao Porto não deixe de consultar a agenda da Escola de Vinho WOW para saber qual workshop poderá acompanhar na sua estadia na cidade, ou simplesmente vá até  lá para desfrutar de uma boa prova comentada e descomplicada.
Se vive no Porto e região, acompanhe a programação para aprender ou se especializar ainda  mais quando o assunto for: vinhos.

Escola de Vinho do WOW
Todas as informações: wow.pt/escoladevinho


Comentários