domingo, 10 de janeiro de 2016

Dicas do que fazer no Porto em dias de chuva.

Se você tem a sua viagem marcada para o Porto, vai consultar  a previsão do tempo e o cenário dos dias que você vai estar na cidade é este...



chuva, chuva e mais chuva, a solução é aceitar, manter a boa disposição, prevenir-se com capa, guarda-chuva, sapatos impermeáveis e encarar.

É certo que o Porto é o tipo de cidade perfeita para andar com calma na rua, apreciar a arquitetura, conversar com as pessoas, beber um vinho nas mesinhas de rua, mas  também há muita coisa interessante para fazer na cidade em dias de chuva.

Por isso, aqui estão algumas dicas para não deixar a chuva estragar a sua viagem ao Porto:

1. Palácio da Bolsa:
É o edifício mais visitado da cidade e é lindíssimo. A visita é sempre guiada dura aproximadamente 45 minutos, pode ser feita em vários idiomas e se a chuva ainda estiver forte lá fora, pode aproveitar na saída a Sala de Provas de vinhos para conhecer um pouco mais sobre os vinhos portugueses.
Arquitetura e história são o forte dessa visita...

saiba mais sobre o Palácio da Bolsa: AQUI
2. Igreja de São Francisco:
Fica mesmo ao lado do Palácio da Bolsa, uma vez que o mesmo foi construído sobre as ruínas do Convento de São Francisco. Esta igreja que é considerada um museu é um exemplar belíssimo de trabalho em talha dourada. Uma visita para fazer sem pressa e apreciar todos os pormenores. Uma autentica obra de arte.

Conheça mais a Igreja de São Francisco: AQUI

3. Casa do Infante:
Fica a poucos metros do Palácio da Bolsa e da Igreja de São Francisco e é um edifício medieval onde funcionou a primeira alfândega da cidade. Ali vai conhecer muito sobre a história da cidade do Porto, as mercadorias que por aqui circulavam desde aquele tempo e que sempre fizeram do Porto uma cidade mercantil.


Uma das grandes atrações da Casa do Infante é a maqueta/e da cidade na época medieval quando era cercada pelas muralhas...

ver AQUI um post sobre a Casa do Infante

4. Sé Catedral, claustro e o Paço Episcopal:
Na parte mais alta da cidade e mais antiga também, está a imponente Sé Catedral. Um edifício belíssimo. Vale a pena conhecer também o seu claustro, que apresenta diversos exemplares de painéis de azulejos e uma excelente coleção de arte sacra...


Veja mais sobre a Sé e o claustro: AQUI e AQUI


E bem ao lado da Sé Catedral, está o Paço Episcopal, que é a residência oficial do Bispo do Porto, um edifício belíssimo de arquitetura barroca, e tem uma importância fundamental na história da cidade na época da batalha do Cerco do Porto. Vale muito a visita.

saiba mais sobre o Paço Episcopal: AQUI



5. Teatro Nacional São João:
Muito próximo também da Sé Catedral, fica o Teatro Nacional São João. As visitas guiadas acontecem num  horário muito específico, sempre às 12:00 hs, mas vale a pena. Porque vai ser acompanhada de quem percebe de arquitetura específica para salas de teatro. O edifício é lindo e vai conhecer, os bastidores e tudo o que faz uma peça de teatro acontecer na perfeição.  E se quiser aproveitar que as peças ou apresentações são faladas em português, pode aproveitar para assistir um espetáculo na cidade.

Conheça mais o Teatro Nacional São João: AQUI
6. Museu Nacional de Soares dos Reis:
Aqui vai conhecer mais sobre os artistas portugueses, pintores e escultores de várias épocas do cenário nacional que tem obras expostas neste museu. Além disso, tem um piso dedicado às artes decorativas, com peças de mobiliário lindíssimas. Vale a pena, passar um bom tempo por lá, enquanto a chuva cai lá fora e também desfrutar da cafetaria para um café ou chá.

Informações sobre o Museu Nacional de Soares dos Reis: AQUI

7. Centro Português de Fotografia:
Quem gosta de fotografia, vai adorar visitar este edifício histórico que já foi a Cadeia da Relação da cidade  e que apesar de ser totalmente recuperado, mantém a estrutura de celas prisionais onde as exposições nacionais e internacionais realizam-se.
Nos pisos superiores, onde encontravam~se as melhores celas também podem conhecer uma exposição permanente de diversos tipos de câmaras fotográficas de várias épocas...

conheça o Centro Português de Fotografia nestes posts AQUI e AQUI

8. Casa da Música:
Na parte mais moderna da cidade encontra-se este outro edifício muito visitado na cidade. 
Um exemplar fantástico  de arquitetura moderna, a Casa da Música foi concebida para receber a Orquestra Sinfonica do Norte e diversas apresentações musicais de alta qualidade, nacionais e internacionais.
Se estiver chovendo lá fora, pode passar muitas horas dentro da Casa da Música. A visita guiada dura aproximadamente 1 hora. Ainda pode passar alguns momentos no Café dos Artista, ou ainda almoçar e ou jantar no restaurante. E se for um dia de algum concerto, deve aproveitar, porque as salas de concertos são das melhores do mundo.

Veja mais sobre a Casa da Música neste post: AQUI

9. Mercado do Bom Sucesso:
Muito próximo da Casa da Música, este mercado que já foi um mercado tradicional e foi transformado em mercado gourmet, também é ideal para estar por lá experimentando as várias opções de comida tradicional portuguesa, e outras cozinhas mais modernas, tomar café, deliciar-se com vários tipos de doces, conhecer o mercado de frescos que ainda lá se manteve e ainda aproveitar, exposições, mercados de artesanato e apresentações musicais que por lá acontecem...

Veja AQUI um post sobre o Mercado do Bom Sucesso
10. Museu de Arte Contemporânea de Serralves:
Também na região da Boavista, se gosta de arte moderna, vai adorar passar uma tarde cultural no Museu de Arte Moderna de Serralves, com exposições o ano todo, livraria, casa de chá e restaurante, pode deixar chover e aproveite para desfrutar o que este espaço multi-cultural pode oferecer...

Informações sobre as exposições e atividades culturais do Serralves: AQUI

11. Sea Life:
Ainda na região moderna da cidade, muito próximo da praia, o Sea Life é o programa ideal para quem quem gosta de conhecer espécies marinhas e saber mais pormenores específicos da costa da região norte de Portugal. Os mais pequenos adoram!

conheça mais o Sea Life: AQUI




12. Museu do Futebol Clube do Porto
Você não precisa ser um apaixonado por futebol para visitar o Museu do clube que melhor representa a cidade do Porto. Lá você poderá ficar horas protegido da chuva. Basta sair da estação do metro Estádio do Dragão que é bem em frente e passar um dia por lá super agradável, porque o museu é imenso, moderno, interativo e você vai conhecer muito da cidade e da identidade das pessoas do Porto neste museu. Tem café para uma refeição rápida e também loja dos produtos oficiais do clube. Imperdível.

informações sobre os preços e sobre as visitas: AQUI

13. Caves do Vinho do Porto:
Do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, as caves do vinho do Porto também são ótimas opções para passar algum tempo abrigado da chuva e a aquecer com provas de diversos tipos de vinho do Porto. Vale a pena conhecer mais do que uma cave, uma vez que sempre aprende-se coisas diferentes em cada uma delas e vai poder escolher o vinho que melhor lhe agrada. Em algumas delas as salas de provas são para ficar e provar calmamente os vinhos acompanhados de boas conversas.
Existem também algumas caves com restaurantes, onde depois ou antes da visita e das provas dos vinhos pode desfrutar de um bom almoço ou jantar

Aqui alguns posts sobre algumas caves que valem a pena a visita sem pressa:



Croft

Taylor's
Cockburn's
14. Cafés:
Uma das melhores coisas num dia de chuva no Porto é entrar num dos muitos cafés da cidade pedir algo bem quente e ver a chuva cair lá fora. Há muitos na cidade portanto não vão faltar opções para escolher. Mas os mais emblemáticos, relacionados com a história da cidade são:

Café Majestic. Conheça: AQUI

Café Guarany. Conheça. AQUI

15. Sem contar os inúmeros Restaurantes da cidade  onde pode  passar algumas horas provando a fantástica gastronomia portuguesa acompanhada de bons vinhos.

Aproveite o que a cidade tem de melhor em cada situação.
Como pode ver, não são os dias de chuva que vão lhe impedir de se encantar pelo Porto!






10 comentários:

  1. Belas sugestões para os dias de chuva no Porto. Muito bem complementado com os posts anteriores. Parabéns pelo conjunto do seu trabalho, na sua relação com a cidade do Porto.

    ResponderExcluir
  2. Com o sem chuva, a cidade sempre vale a pena... Parabems pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Com o sem chuva, a cidade sempre vale a pena... Parabems pelo post.

    ResponderExcluir
  4. O Porto tem muito para conhecer ☺️
    Vale sempre a pena.
    Grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas mesmo. Em dias chuvosos por vezes nós, turistas, ficamos um pouco perdidos e aqueles que nao fazem um roteiro para possíveis imprevistos pensam nao ter muito o que fazer.
    Maravilha!
    Grata

    ResponderExcluir
  6. O Porto é uma cidade linda, faça sol ou faça chuva. E, com estes dias carregados de uma chuva persistente....a opção pelos museus e monumentos pode ser excelente , como excelente é o seu trabalho de divulgação do nosso património, Rita Branco. A Rita é a maior tripeirã dos brasileiros que conheço.

    ResponderExcluir
  7. O Porto é uma cidade linda, faça sol ou faça chuva. E, com estes dias carregados de uma chuva persistente....a opção pelos museus e monumentos pode ser excelente , como excelente é o seu trabalho de divulgação do nosso património, Rita Branco. A Rita é a maior tripeirã dos brasileiros que conheço.

    ResponderExcluir
  8. Esqueceram o Museu Guerra Junqueiro... muito bom☺

    ResponderExcluir
  9. Esqueceram o Museu Guerra Junqueiro... muito bom☺

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir