Mais 12 lugares imperdíveis para visitar no Porto.
Mas mesmo assim, para quem fica pouco mais do que um dia na cidade, eu preparei um post no ano passado apresentando 12 lugares obrigatórios para visitar no Porto.
E quais são os outros lugares para conhecer e fazer no Porto?
Hoje apresento mais 12 lugares e coisas imperdíveis para fazer no Porto.
Se vem com mais tempo, não deixe de conhecer.
Se o tempo estiver favorável, sem chuvas ou muito frio, os parques e jardins do Porto são visitas obrigatórias. Em cada estação do ano a paisagem muda e por isso, não importa a época que você visite a cidade, sempre vale a pena.
1. Jardins do Palácio de Cristal
É um imenso jardim romântico no coração da cidade. Cheio de recantos lindos, ideal para uma pausa, um pic nic, ou ainda ver a vista linda do fim do dia em direção ao mar e da Ponte da Arrábida.Os Jardins do Palácio de Cristal adornavam o local onde foi feita uma grande Exposição Internacional em meados do séc. XIX, num espaço chamado Palácio de Cristal que lembrava o Cristal Palace de Londres.
Este espaço foi demolido no século XX para abrigar um ginásio desportivo que recebeu o Campeonato Europeu de Hockey de Patins.
Para o bem da cidade e de todos nós os jardins continuam lindos e abertos todos os dias, para quem quer desfrutar de um oásis em plena cidade.
Os pavões são a companhia para quem passeia por lá |
A vista para o rio, nos fins de tarde é imperdível!! |
2. Parque da Cidade
É o maior parque urbano do Porto. É perfeito para quem não dispensa a sua atividade física mesmo quando está em viagem. Ideal para estar próximo das aves no grande largo central.
A particularidade deste parque está no facto dele ter a sua continuidade em plena praia.
O Parque da Cidade começa na Avenida da Boavista, na parte moderna da cidade e termina na área das praias do Porto, logo depois da foz do rio Douro. Ideal para passeios de bicicletas, corridas, pic nics e outras atividades em família.
3. Fundação de Serralves
Aqui se encontram o Museu de Arte Contemporânea e o Jardim de Serralves, que é também uma área verde imensa em plena cidade. É um programa para quase um dia inteiro, uma vez que visitar o museu, a casa de arquitetura art d'eco, passear pelo parque, fazer pausas e pic nics ou desfrutar do restaurante e da casa de chá, ocupa grande parte de um dia que com certeza será muito agradável, neste lugar tão bonito da cidade.
O que já foi uma casa e os seus respectivos jardins de um grande empresário do Norte de Portugal, hoje é uma fundação voltada para a cultura e as atividades ao ar livre.
Na Fundação de Serralves é possível visitar o Parque, o Museu de Arte Contemporânea e a belíssima Casa de Serralves, um exemplar de arquitetura Art D'eco.
4. Casa da Música
É um dos edifícios mais procurados pelos turistas. Com uma arquitetura mais do que moderna, este ícone da cidade foi construído para receber os melhores espetáculos de música e além disso faz questão de manter uma vertente educativa para junto da cidade.
A visita guiada na Casa da Música permite-nos conhecer ao pormenor a importância desta construção. Além disso a Casa da Música possui uma excelente programção para quem quer aproveitar a sua visita ao Porto para assistir um bom concerto na melhor sala de espectáculos da cidade.
5. Rua das Flores
É a rua mais charmosa da cidade, cheia de cafés, restaurantes, lojas de produtos portugueses e artistas de rua. desde excelentes músicos até os pintores e fotógrafos a expor seus trabalhos, a Rua das Flores, uma rua só para pedestres é para passear sem pressa. Dia e noite a rua não pára.
6. Igreja de Santa Clara
Fica muito próximo da Catedral do Porto, quase escondida para quem passa pelo Largo Primeiro de Dezembro, mas é um exemplar fantástico de trabalhos em madeira talhada e dourada, pinturas e esculturas. Excelente visita para os amantes da arte sacra. Na minha opinião, a Igreja de Santa Clara é a igreja mais bonita do Porto.7. Jardim da Cordoaria e o Centro Português de Fotografia (na antiga cadeia da cidade)
Era um local onde existia um mercado no período medieval e onde também os senhores que trabalhavam as cordas dos navios utilizavam aquele grande espaço para estenderem as cordas. E daí vem o nome Jardim da Cordoaria. Hoje é um belíssimo jardim com diversos com um belíssimo paisagismo e várias esculturas...E bem a frente vale a visita ao Centro Português de Fotografia, onde antigamente funcionava a Cadeia da Relação. É uma oportunidade de conhecer uma prisão em tempos medievais e ao mesmo tempo apreciar excelentes exposições de fotógrafos nacionais e internacionais...
8. Jardim do Morro
Do outro lado da ponte, em Vila Nova de Gaia, o Jadim do Morro está estrategicamente localizado para termos a melhor vista da cidade do Porto.Podemos chegar até ele atravessando a Pone Luiz I à pé ou de metro descendo na Estação do mesmo nome: Jardim do Morro. Ao fim de tarde, o pôr-do-sol é fantástico!
9. Escadas do Porto
Surgiram numa época em que ainda não existiam as principais ruas e avenidas da cidade e eram os únicos caminhos para se chegar da Ribeira do Douro à parte mais alta da cidade. As Escads do Codeçal, dos Guindais e do Barredo, são algumas das principais escadas que vão dar à Ribeira. Vale a pena se deixar perder por esses caminhos tão genuínos do Porto.
10.Passeio de Eléctrico (bondinho)
Uma autentica viagem no tempo por algumas das principais ruas da Baixa do Porto e a ida à região da Foz neste ícone do transporte da cidade é um charme!Uma visita ao Museu do Carro Eléctrico, vai fazer você entender toda a história deste transporte que que foi tão importante em outros tempos.
11. Cruzeiro das seis pontes
Um passeio de barco pelo rio Douro, que passa pelas 6 pontes que unem o Porto e V. N. de Gaia. O interessante deste passeio é apreciar as margens do Porto, Gaia e a arquitetura destas pontes de uma outra perspectiva. Este cruzeiro tem a duração de aproximadamente 50 minutos e em dias de rio calminho e de calor, é uma passeio relaxante!12. Vista da Serra do Pilar
E termino a lista com uma ida à cidade vizinha, Vila Nova de Gaia, onde diz-se que a melhor vista do Porto é em Gaia. Pura verdade.Atravessar a ponte Luiz I tabuleiro do alto, à pé ou de metro para ver o Porto lá do outro lado vale muito a pena. A Serra do Pilar, é uma "varanda" especial sobre o rio, a ponte e a cidade...
Visitar a Serra do Pilar, faz parte de um dos passeios temáticos dos meus Passeios com Sotaque Brasileiros |
Lugares imperdíveis para quem vem visitar o Porto e para quem vive na cidade também.
Porque o Porto... encanta!
Óptimas sugestões! Certamente que alguém que siga este roteiro ficará muito bem impressionado e desejoso por descobrir outros.
ResponderExcluirAdoro o Porto,tem vistas lindissímas.
ResponderExcluir