Os melhores momentos de 2020. O ano que quase não existiu.


Rita Branco encostada numa parede de azulejos

E a esperança para 2021.

Lembro-me perfeitamente o dia que tirei esta foto. Foi no dia 06 de Janeiro de 2020, dia do meu aniversário. Eu havia acabado de fazer um Passeio Guiado com uma família de turistas brasieliros  e era mais um dia feliz, não só pelo aniversário, mas por ter mais uma vez mostrado os encantos do Porto.

Havia recém começado um ano que prometia ser de muito trabalho e assim foi nos primeiros dois meses de 2020, com turistas sozinhas, em família e entre amigos.


Guia BRasileira com vários turistas brasileiros no Porto

Além das muitas descobertas que pretendia fazer durante o ano para partilhar com os leitores no blog. Como o passeio que fiz no início de Março promovida pela CP - Comboios de Portugal, pela Rota das Amendoeiras em Flor.


Rita Branco e um pé de amendoeiras em flor
Veja como foi este: Passeio que eu estava há anos para fazer e o fiz em Março de 2020

 

Hoje,  este seria mais um post de fim e início de ano para falar dos melhores momentos do O Porto encanta em 2020, repletos de muito trabalho e de muitas pessoas que viriam visitar o Porto e região, e de muitos momentos de partilha com os seguidores do blog e das redes sociais.

Foi assim que eu escrevi estes posts em  2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e em 2019 eu dei um destaque às muitas mulheres que viajaram sozinhas para o Porto.

Mas no dia 13 de Março de 2020, depois de levar uma turista brasileira ao Vale do Douro num dia que seria muito especial para ela, pois era o seu aniversário, o passeio e a sessão fotográfica que fizemos com ela, terminou com um brinde carregado de emoção, mas também de muita ansiedade porque não saberíamos o que iria acontecer.


Um brinde com uma turista brasieleira depois de uma sessão fotográfica no Vale do Douro


Aconteceu o que nunca imaginaríamos. O mundo parou por vários meses. As viagens foram canceladas, os passeios guiados também. A pandemia devido ao virus Covid-19 tudo parou.

Como seguir a vida depois de tantos anos de trabalho e dedicação? 
Nunca consegui pensar na hipótese de recomeçar um trabalho diferente. 
Restou-me respirar, esperar e continuar levando os encantos do Porto de alguma maneira para as pessoas. E motivá-las, pois mesmo não podendo viajar no momento, certamente as viagens vão voltar e o Porto deve continuar a ser um destino de eleição.
Fazer  vídeos nos Stories do Instagram falando do Porto para os meus seguidores, mesmo sem sair de casa, foi quase uma terapia. Tentava me imaginar nas ruas da cidade a falar como se estivesse num Passeio Guiado. E o feedback de todos foi fundamental. Fez-me um bem imenso.

Comentário de uma seguidora num Stories do Instagram


Inspirei-me  na força que adquiri ao fazer o  Caminho de Santiago em 2016  para enfrentar momentos de muita dificuldade e resolvi relembrar tudo de novo e apesar de na ocasião  o ter partilhado no blog, desta vez  gravei vários vídeos no IGTV (também do Instagram) para assim, inspirar as pessoas que ao regressarem as suas viagens, o façam de maneira diferente. Devagar, junto à natureza e de lugares muito genuínos.

Uma placa com os dizeres: O Caminho nunca acaba. uma seta amarela e uma concha de Santiago
Veja o meu Caminho de Santiago:  no Blog e no IGTV

Juntei-me com outras colegas que fazem o mesmo trabalho que eu em outras cidades europeias, criamos o projeto: Enquanto Você não Viaja , Nós Vamos até Você! E conseguimos vender muitos kits de fotografias das nossas cidades e e-books com receitas típicas das nossas regiões para muitas pessoas espalhadas pelo mundo. Foi uma prova de que a união faz a força.


Fotos de vários blogeuiros do projeto: Enquanto você não viaja, nós vamos até você


O tempo passou e no meio do ano já podíamos sair pelas ruas, com muitas restrições, mas mesmo assim tentamos regressar um pouco à vida do lado de fora.
Os primeiros dias foram chocantes, porque o Porto estava mesmo vazio e sem aquela confusão de turistas por toda a parte...

Catedral do Porto e Terreiro da Sé


Foi tempo de tentar voltar. 
Com a formação oferecida pelo Turismo de Portugal e  com todos os cuidados possíveis, retornamos com o Passear e Azulejar para os moradores de Portugal.

Formação Clean and Safe on Line em Portáril

Pessoas a olhar azulejos no Tour de Azulejos no Porto


Para além disso, percebi que o mundo ao parar, imediatamente tornou a vida virtual mais presente do que nunca.
E foi então que decidi entrar neste mundo das plataformas de aulas e tours on line que para mim era muito distante. Sou uma pessoa de abraços, toques, olho-no-olho, emoções à flor da pele, andar pelas ruas e  então tudo isso era muito novo para mim.
Mas pensando nos brasileiros que foram completamente impedidos de viajar para Portugal e para muitos outros países, que decidi criar dois tours virtuais que possibilitaram estar mais próxima deles, trabalhar e falar de dois assuntos tão interessantes para os brasileiros: D. Pedro IV, o Primeiro Imperador do Brasil e os Azulejos Portugueses. 
É um orgulho ter ultrapassado as barreiras das dificuldades iniciais e conseguir fazer o meu trabalho desta forma.

Tour On Line do o Porto encanta com pessoas na plataforma digital

Tour virtual do o Porto encanta com participantes na plataforma digital


Mas 2020 trouxe-me o tempo que eu não tinha devido ao excesso de trabalho para ler mais, estudar ainda mais sobre a cidade e já pensar um novos temas para quando os passeios presenciais voltarem.

Os últimos dias do ano trouxeram uma grande esperança com a chegada das primeiras vacinas contra o Covid-19. Sabemos que o caminho vai ser longo, mas já conseguimos ver uma luz no fim do túnel.

Não faço idéia de quando e se o Porto encanta vai ser como antes, mas não quero perder a esperança. E quero que todos em primeiro lugar fiquem bem, cuidem-se e cuidem dos que amam.

E de alguma maneira eu estarei aqui em 2021! Para já... de máscara e espero que todos também.

Rita Branco com máscara


Um Bom Ano para todos e muito obrigada por acompanhar, sempre!! 

Nunca deixem de se encantar!!


Ler também é viajar! Bertrand On Line


banner divulgando os serviços e parcerias do o Porto encanta
Parcerias e serviços


Banner de publicidade de produtos e serviços no o Porto encanta




Comentários

  1. Um balanço anual é sempre bom para ver o que foi possível ser feito. Por você, pelo seu trabalho e por nós. O que você ofereceu foi muito importante para nos conectar com aquilo que a gente sonha e deseja. Por causa do que você fez, o oceano que de fato existe entre nós nunca será maior do que aquele que foi atravessado pelos descobridores, muito pelo contrário, estamos sempre conectadas. Espero que enquanto for necessária, a distância física possa ser sempre superada pela nossa conexão real. Um enorme beijo e que dias melhores cheguem com 2021!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Isabella por estar sempre aqui. Não imagina como tem sido importante!!

      Excluir
  2. Que texto!!! Que 2021 nos traga a vacina e muitas viagens!!! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina!! Muito obrigada por acompanhar sempre!!! Esse apoio é o que me move.

      Excluir
  3. Rita, você e seu blog foram e são importantíssimos para a minha vida na quarentena. E como tudo isso vai passar, em breve já está na minha lista de coisas a fazer em 2021, passear com a Rita do Porto Encanta pelas ruas do Porto. Obrigada! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de mensagem Cristina!!! Muito obrigada! Vou ficar te aguardando!! Beijo Grande!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rita !! Por se reiventar ! Por trabalhar sempre buscando o olhar mais humano ... o olhar de encanto ao fazer o que ama !!
    Nos veremos em breve !! Que venha 2021 ! Estamos prontos !! 😘😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário