Viajar sozinha para o Porto.

Guia Brasileira no Porto olhando o mapa da cidade

Vale a pena!


Como já é tradição, o último post do ano do meu blog vem sempre acompanhado de homenagens e agradecimentos.
Este ano de 2019  foi um ano em que tive a honra de fazer vários passeios guiados com muitas mulheres que viajaram sozinhas para o Porto. Mulheres de várias idades viajando sozinhas pela primeira vez,  ou não.
Para conhecer o Porto ou para conhecer ainda mais a cidade e os arredores.
Em viagem à trabalho, turismo ou de passagem para começar o Caminho de Santiago, estas mulheres viveram uma experiência diferente. Foi muito bom estar com elas em algum ou em vários momentos de suas viagens.

Guia Brasileira no Porto com turista brasileira

Guia Brasileira no Porto com Turista Brasileira


Cada uma com a sua história, a fazer a história de suas vidas. São mulheres viajantes.

Mulheres Viajantes - este é o título do livro da autora portuguesa Sónia Serrano, onde ela descreve 
"a obra e a vida de dezoito mulheres que desafiaram convenções, contrariaram estereótipos, fizeram as malas e partiram sozinhas à descoberta do mundo. Do século IV aos nossos dias, estas mulheres viajantes disfarçaram-se com calças e cabelos curtos, comeram gafanhotos, estudaram tribos e marcaram a literatura de viagens" (extraído da contra-capa do livro editado pela Tinta da China)

O mundo mudou, e ainda bem! E em pleno século XXI as mulheres viajam sozinhas para várias partes do mundo. Donas de si, e abertas a esta experiência.

Guia brasileira no Porto com turistas brasileiras
Já viajei sozinha muitas vezes  e confesso que gosto mais do que viajar acompanhada.
Viajar sozinha é não depender de nada nem de ninguém para escolhermos o que queremos conhecer, fazer e comer. Não precisamos negociar horários, passeios, entrar ou não num museu, numa igreja, numa loja. É passar o dia com uma refeição leve se apetecer. Ou é ficar o tempo que quiser numa mesa a observar a cidade passar, a desfrutar um bom prato e um bom vinho.

E é isso que se pode fazer no Porto. Sem medo e sem preocupações.
Andar pelas ruas do Porto é super tranquilo, assim como nos transportes públicos.

Hospedagem

Caso queira ficar hospedada num local mais central e movimentado, para sair à noite e se sentir segura, vale a pena procurar o seu hotel na região da Avenida dos Aliados e Centro Histórico, onde vai encontrar locais para se hospedar próximos de estações de metro e com vários restaurantes à volta no caso de sair para jantar.

Restaurantes

E por falar em restaurantes, é muito comum vermos mulheres sozinhas à mesa desfrutando o que o Porto tem de melhor: a gastronomia e os vinhos.
Se ainda não se sente à vontade para sentar sozinha à mesa de um restaurante à hora do jantar, pode optar pelos mercados Beira Rio e do Bom Sucesso, espaços perfeitos para escolher o que quer comer e sentar nas mesas centrais dos dois espaços. Há muita gente sozinha por lá.


Cidade Acolhedora

O Porto é uma cidade que recebe de braços abertos. Não é por acaso que recebeu o premio de Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017. Os portuenses adoram uma boa conversa, gostam de ajudar se estiver precisando de alguma informação.
Comece sempre a conversa com Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite e um sorriso. E facilmente alguém vai lhe ajudar.
Aproveite o momento para uma boa conversa com os locais.

Segurança e Assistência Médica de Urgência

O Porto é uma cidade super segura, mas é uma cidade grande como outra qualquer, é sempre bom cuidar dos documentos e valores.
Acidentes também podem acontecer. Para qualquer caso urgente ligue para o 112, que é o telefone do atendimento público de emergência.

Mas o importante mesmo é desfrutar! Percorrer as ruas e ruelas, apreciar os monumentos. O Porto é um museu à céu aberto, então vale a pena se deixar encantar.
Prepare-se para andar bastante, subir e descer, sentar à beira do rio Douro e deixar o tempo passar, observando tudo ao redor!

Rede de Transportes Públicos

A cidade do Porto e arredores, tem uma excelente rede de transportes públicos. Metro, trem/comboio, ônibus/auto-carros podem levá-la por toda o Porto, além de V. Nova de Gaia, Matosinhos, Guimarães, Braga, Barcelos, Aveiro, Coimbra, Lisboa e muito mais.  Pode inclusive ir ao vale do Douro de trem/comboio. Pratique uma viagem sustentável.

turista fotografando azulejos

Guia Brasileira no Porto com turistas brasileiras

O meu muito obrigada às mulheres que viajaram sozinhas para o Porto em 2019 e que me deram a oportunidade de fazermos excelentes Passeios!
E se você está programando a sua viagem para o  Porto... estamos à sua espera!

Quer programar o seu Passeio Guiado? Entre em contato: oportoencanta@gmail.com 


Comentários

  1. Rita, fiquei muito orgulhosa de fazer parte do seu último post do ano de 2019, sobre mulheres viajantes sozinhas! Se bem que, fiquei mais tempo da viagem com você, do que sozinha, o que fez toda diferença. Mas, realmente, eu viajo mais sozinha do acompanhada e me divirto muito.

    ResponderExcluir
  2. Já que meu comentário acima não saiu com o meu nome, resolvi me identificar, me chamo Angela Lapa, sou de Niterói, RJ e tive, em novembro de 2019, uma experiência inesquecível no Porto na companhia da minha querida guia Rita Branco.

    ResponderExcluir
  3. Angela! Muito obrigada! Foi um prazer fazer parte da sua viagem! Beijos e até a próxima!!

    ResponderExcluir
  4. Também adorei fazer parte da sua postagem!! .E adorei passear com vc, Rita! Que venham outras viagens depois da vacina!!

    ResponderExcluir
  5. Tive oportunidade de ficar 60 dias em Portugal viajando com a melhor companhia Eu. País pessoas gentis e o privilégio de ter a Rita me levando aos encantos do Porto . 2023 tem mais e claro com roteiros e assessoria da melhor...Rita
    @oportoencanta
    Beijos e saudades
    ..😍

    ResponderExcluir
  6. 🥰🥰🥰
    Tive oportunidade de ficar 60 dias em Portugal viajando com a melhor companhia Eu. País pessoas gentis e o privilégio de ter a Rita me levando aos encantos do Porto . 2023 tem mais e claro com roteiros e assessoria da melhor...Rita
    @oportoencanta
    Beijos e saudades
    ..😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário