Bons motivos para programar a sua viagem ao Porto.



Vista ddo Centro Histórico do Porto a partir de uma fenda de uma parede de granito



Atualizado em Agosto de 2024

Se você está pensando em colocar o Porto no seu roteiro da sua próxima viagem, saiba que tem excelentes motivos para visitar ou revisitar a cidade mais charmosa de Portugal. 
Depois de ganhar 3 vezes como Melhor Destino Europeu (em 2012, 2014 e 2017), a cidade do Porto passou a ser a cidade queridinha de Portugal. O que antes era uma segunda opção para quem visitava o país, hoje em dia o Porto é o destino de muitos que visitam pela primeira vez Portugal e mesmo para os que voltam. E por falar em voltar já existem muitos visitantes que fazem questão de retornar porque o Porto tem sempre bons motivos para se estar por cá. Selecionei alguns dos muitos:


 Patrimonio Histórico da Humanidade

Desde 1996, o Centro Histórico do Porto foi classificado pela UNESCO como Patrimonio Histórico da Humanidade, ou seja, andar pela Baixa do Porto é fazer uma viagem histórica desde os tempos medievais.
Apreciar a sua arquitetura, conhecer monumentos seculares, andar por ruelas muito muito antigas e ainda descobrir vestígios das antigas muralhas que defendiam a cidade é um passeio único. Nada de transportes, este é um percurso para fazer à pé, sem pressa para admirar todos os detalhes desta cidade tão antiga.

Arquitetura

Se estamos falando de uma cidade muito antiga, quem gosta de arquitetura vai  se deparar com todos os estilos na cidade do Porto.

Desde o medieval, ao gótico,  barroco,  art nouveau, art d'eco e moderno

Fachada de uma casa medieval no Porto

FAchada em barroco da Igreja da Misericórdia no Porto


Porta em ferro forjado no interior de uma casa arte d'eco

Fachada da Casa da Música do Porto

Álvaro Siza Vieira e Eduardo Sotto de Moura, arquitetos portuenses são referência da arquitetura  contemporânea e podemos encontrar no Porto diversos edifícios com as suas assinaturas.


Fachada do Museu de Arte Contemporânea do Porto e uma árvore no período do inverno


Mas a arquitetura dos edifícios da Baixa do Porto, são também uma atração à parte. Prédios estreitos, coloridos com azulejos nas fachadas, varandas com ferro trabalhado. Ninguém fica indiferente ao charme das casas coloridas construídas lado a lado.

Fachadas das casas da Ribeira do Porto

Gastronomia

Quem não se encanta com a comida portuguesa? E no Porto come-se muito bem!
Para todos os gostos e bolsos. Desde restaurantes com estrela Michelin até as tradicionais tascas, a gastronomia do Porto é fantástica. O bacalhau e o peixe são os preferidos dos turistas.

Prato de bacalhau com batatas ao murro

Travessa com sardinhas assadas, cebolas, batatas ao murro e pimentos assados.


Mas vir ao Porto e não comer uma Francesinha é como ir a Roma e não ver o Papa...

Pratos com sanduiches francesinhas e mão segurando um vidro com pimenta


Vinho do Porto

O vinho português mais conhecido do mundo, está aqui no Porto.
Mais precisamente do outro lado do rio Douro em V. Nova de Gaia, onde estão localizados os grandes armazéns e onde este tão precioso vinho fica a envelhecer.


Barris de madeira empilhados e enfileirados



Para quem gosta de vinhos visitar as caves do vinho do Porto é obrigatório. A poucos passos uma das outras, as caves tem muito a ensinar. Mesmo para quem não bebe, vai gostar de conhecer a história deste vinho, tão relacionado com a história da cidade do Porto, além de conhecer mais sobre a sua produção e a importância do vinho para a cidade.
O prazer de beber um vinho do Porto... no Porto, é mesmo especial.



Cuas mãos brindando com copos de viho do Porto nas margens do rio Douro, barcos e a cidade do Porto

Conheça as principais caves de vinho do Porto na  seção Comer e Beber deste blog 

Arte e festa na Rua


O Porto adora festas e adora intervenções artísticas na rua. Por isso se você vem para o Porto tem uma grande chance de presenciar alguma festa, ou alguma atividade cultural a acontecer ao ar livre. Ou por ser uma data especial ou porque uma rua foi renovada, ou por que é o Dia dos Centros Históricos, Dia dos Museus, ou porque há um mercado de rua acompanhado de animação, enfim, todos os motivos levam o Porto para a rua. Concertos, dança, tudo pode acontecer nas ruas do Porto

Concerto ao ar livre e pessoas sentadas na relva


O Porto é amigo do grafitte, por isso você vai encontrar este tipo de arte urbana por toda a cidade.
Os artistas de rua, músicos, fotógrafos, pintores estão constantemente a mostrar os seus trabalhos principalmente na Rua das Flores, na Ribeira e na Rua de Santa Catarina. Prestigie.


Mulher fotografando com um telefone uma parede de grafite



São João

E por falar em festas, o São João é a grande festa popular do Porto. Ela acontece a 23 e 24 de Junho, no princípio do Verão por aqui e não é uma festa qualquer. O São João do Porto é um daqueles acontecimentos que todos tem que vivenciar, nem que seja uma vez na vida.
A cidade inteira vai para a rua numa noite em que ninguém dorme. Os turistas vem de várias partes do país e do mundo para participar. É incrível!
Está na lista das 10 Festas Populares mais famosas do mundo.

Na seção Estilo de Vida deste blog você vai encontrar vários artigos sobre a Festa de São João do Porto e toda a tradição envolvida.

Muitas pessoas, barracas e caixas de som na Ribeira do Porto


Rio e Mar. Parques e Jardins

Passeios à beira do Rio Douro, à beira mar, nos muitos parques e jardins da cidade são obrigatórios para quem gosta de sentir a sensação relaxante de estar na segunda maior cidade de Portugal e ainda poder aproveitar a tranquilidade de um passeio em lugares  próximos a natureza.

Passear na Foz, onde o rio Douro encontra-se com o mar é mágico!
Sim! Na mesma cidade, a poucos minutos do Centro Histórico e da agitação urbana.

Faróis, praia, areia e pessoas num paredão


Ale vai poder percorrer o Parque da Cidade que é o maior parque urbano de Portugal que também se encontra com o mar.
Há por aqui muitos Jardins lindos e imperdíveis! Como o do Passeio Alegre, do Palácio de Cristal, da Fundação de Serralves, o Jardim de São Lázaro o Parque de São Roque e muitos outros.

Pessoas num jardim



Leia este post do blog sobre Parques e Jardins do Porto

Vida Noturna

Se você gosta de cidades com vida noturna, saiba que a do Porto é pura animação.
É Movida! Há quem venha de outras cidades para aproveitar a noite do Porto.
Os turistas adoram!
A região à volta da Torre dos Clérigos, as Ruas Galerias de Paris e Cândido dos Reis são os principais "hot spots" da noite portuense.


Futebol

Se gosta de futebol e de visitar os estádios dos principais clubes europeus ou pretende assistir a um jogo de algum campeonato europeu ou da Liga dos Campeões, o Estádio do Dragão é visita obrigatória.
O FC do Porto é um dos maiores clubes da Europa, e certamente vai poder ver um bom jogo por aqui.
Ou fazer uma visita guiada ao estádio e ao museu.



Veja tudo sobre o Museu do Futebol Clube do Porto.

Hospitalidade


Sinta-se bem-vindo ao Porto! Sim, a cidade é especialista em bem receber.
As pessoas adoram receber com um sorriso no rosto e esforçam-se imenso para que tudo corra bem na sua estadia na cidade. Dica: se encontrar alguém com uma cara um pouco mais fechada. Sorria! Com certeza vai ser retribuído.
Os portuense adoram um boa conversar. Basta começar!




Bom clima

O Porto não é uma cidade de temperaturas extremas. É claro que no Verão há picos de altas  temperaturas, mas se você sai bem cedo para passear e escolhes lugares fechados com ar condicionado, como museus, livrarias e restaurantes para ficar durante o horário mais quente do dia, vai aproveitar bem, uma vez que as manhas e os fins de tarde e noite são geralmente bem mais frescos.
No Inverno, as temperaturas não chegam a ser negativas, mas pode ser que você se depare com dias muito chuvosos n sua estadia na cidade. Mas como uma boa roupa e calçados adequados para amenizar as dificuldades e assim como no verão há muitas opções de lugares fechados para você se abrigar.

Lei mais em: 


Cidades próximas que valem muito a pena visitar


A partir do Porto você pode conhecer diversas cidades, numa viagem de ida e volta no mesmo dia, de comboio/trem ou de carro. Como por exemplo Braga, Guimarães, Barcelos, Aveiro, Ponte de Lima, Viana do Castelo e outras. 




Guimarães

Leia mais: Cidades para conhecer a partir do Porto

Pode ainda conhecer o Vale Douro, conhecido como o Alto Douro Vinhateiro e vai ver uma das paisagens mais lindas de Portugal, onde são cultivadas as uvas que produzem o vinho do Porto e do Douro



Como disse, estes são alguns dos muitos bons motivos para visitar o Porto e região, sem pressa e com muita vontade de vivenciar ótimas experiências. Mas saiba que há muito mais!

Gosta de fazer Passeios Guiados Exclusivos para conhecer melhor as cidades que pretende visitar?



Comentários

  1. Ai, ai, ai, já quero voltar!!!

    Porto é lindo demais e o teu blog traduz bem a cidade!
    Obrigada pelas dicas.
    beijo
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta! Volta! Sandra!
      O Porto está sempre aqui para bem recebê-la!
      Que bom que gostou das dicas!
      Um beijinho e até breve!

      Excluir
  2. Olá Rita, tudo bem?
    Eu também sou brasileira e morei no Porto por 1 ano, o que já foi mais que suficiente pra me apaixonar pela cidade!
    Adorei essa sua matéria e os seus destaques, a cidade é realmente muito encantadora!
    Parabéns pelo texto e pela divulgação! Um beijinho e muitas felicidades!
    PS.: vou compartilhar isto na minha página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Stella! Com certeza quem viveu no Porto entende ainda mais estes encantos :)
      Obrigada por partilhar! Beijinhos e felicidades também!

      Excluir

Postar um comentário