domingo, 28 de abril de 2013

Os Jardins do Palácio de Cristal... um passeio obrigatório.

A cidade do Porto é mesmo privilegiada... podemos estar no centro urbano, nos sítios típicos, junto ao rio ou junto ao mar em questão de minutos. E para completar, a cidade tem lindos parques e jardins para serem  desfrutados!
Já mostrei neste blog, o Parque da Cidade (ver AQUI), o Jardim das Virtudes, num dia de piquenique (ver AQUI) e hoje vou mostrar uma parte dos encantadores Jardins do Palácio de Cristal. Uma parte, porque vale a pena ir até lá e descobrir este imenso espaço de área verde, no coração da cidade...



O Palácio de Cristal era um  edifício todo em ferro, vidro e granito, inspirado no Crystal Palace londrino e que foi construído para receber a grande Exposição Internacional do Porto em 1865, além de receber também diversas exposições e outros eventos culturais da cidade.
Em 1951 (sob forte contestação popular) o Palácio de Cristal foi destruído para dar lugar a um Pavilhão Desportivo que seria o palco do Campeonato Europeu de Hóquei em Patins.


O que é certo, é que o nome Palácio de Cristal permanece até hoje, e os imensos e belíssimos jardins que foram projetados pelo paisagista alemão Émile David, também! E ainda bem! Porque assim, temos na cidade um lugar incrível para passear, estar próximo à natureza e ver lá do alto, o rio, o mar e parte da cidade.
Nele encontramos vários locais  que nos permitem aproveitar os dias de sol!




Sempre na companhia agradável dos moradores locais...



Que tal um piquenique à sombra com um amigo pavão?



É o sítio ideal para se estar com as crianças...




É um Jardim tipicamente europeu... cheio de esculturas e de várias espécies de plantas, com cantinhos especiais...





Dos seus vários miradouros podemos ver lá do alto o rio, o mar e a cidade...






Se vem ao Porto, tem que conhecer este espaço lindíssimo repleto de verde e vistas fantásticas bem no centro da cidade. E se vive no Porto... aproveite um belo dia de sol nos Jardins do Palácio de Cristal!!


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário