O romantismo no Museu... Romântico
(Atualizado em Maio 2022 - importante ler até o final)
Está instalado num casa rural do século XIX, que naquela altura pertenceu à família burguesa Pinto Basto, e era considerada uma casa de recreio. Hoje com o crescimento da cidade, a casa está situada no centro urbano do Porto, mas mantém todo o aspecto do romantismo ligado ao movimento artístico e literário daquela época.
Esta casa serviu de exílio ao ex-rei do Piemonte e da Sardenha, Carlos Alberto, que ali viveu até o dia da sua morte. Ao adquirir a casa e inaugurá-la como o Museu Romântico em 1972, a Câmara Municipal do Porto, procurando recriar de maneira fiel os ambientes e os costumes do romantismo que tanto se valorizava no século XIX.
O museu tinha expostos mobiliário, peças decorativas, objetos pessoais, tudo nos transportava para uma época romântica, valorizando os detalhes, as artes e a cultura, numa casa de época.
o Rei Carlos Alberto |
Aqui a capela no interior da casa...
Desde 2021 o Museu Romântico trocou todo o mobiliário e as peças ali expostas por um novo acervo, que também nos remete ao séc. XIX, mas os ambientes não são mais como uma casa do estilo daquele período. Transformaram-se em espaços museológicos que expõem várias peças que pertencem à Câmara Municipal do Porto adquirida através de antigas residências, outros museus e colecionadores.
Museu Romântico Museu da Cidade
Rua de Entre-Quintas, 220 - Jardins do Palácio de Cristal
tl. +351 226057000
De Terça à Domingo das 10 - 17h30
Domingo das 10 às às 17h30
Não abre às Segundas e Feriados
Rua de Entre-Quintas, 220 - Jardins do Palácio de Cristal
tl. +351 226057000
De Terça à Domingo das 10 - 17h30
Domingo das 10 às às 17h30
Não abre às Segundas e Feriados
Comentários
Postar um comentário