Os melhores locais para ver o pôr do sol no Porto.

Casal apreciando o pôr do sol na Pérgola do Porto
Pôr do sol na Pérgola da Foz (foto: Rui Bonito Fotografia)

Para as melhores fotos ou simplesmente para se encantar!


É uma dica para todas as estações do ano, mas... no Outono e principalmente no Inverno, o pôr do sol no Porto é arrebatador.
É certo que o Inverno no Porto é bastante chuvoso, mas nos dias de sol, aproveite para ir a um destes locais para contemplar a beleza da natureza. Os dias nesta época do ano são curtos, é verdade, mas ficar o tempo que for preciso esperando as mudanças de cores do céu, tanto nas margens do rio Douro ou à beira-mar é compensador.

1. Foz do Douro 

Ver  o sol se pôr no mar, é espetacular, portanto para mim o melhor local para  ver o sol literalmente a se despedir é na região da Foz do rio Douro, onde ele encontra-se com  mar e podemos passear pela margem das praias do Porto enquanto o astro-rei vai deixando o céu com uma paleta de cores incríveis.
Junto à Pérgola da Foz, o ambiente fica ainda mais romântico.
Em dias de vento, o espetáculo das ondas do mar à bater nos paredões dos faróis que sinalizam a entrada do rio Douro no mar é uma fenómeno procurado por vários fotógrafos, ou para quem simplesmente quer ficar por ali, a apreciar a "fúria" da natureza. Em dias de mar muito revolto, a polícia está sempre por ali a impedir a aproximação de áreas perigosas.  




2. Matosinhos

Assim, como na Foz, o pôr do sol na região de Matosinhos, também contempla-nos com combinação entre o mar e o céu colorido.
Passear na extensão de areia ou mesmo no grande passeio que acompanha toda a praia, para depois sentar e apreciar toda a beleza do momento é um privilégio.
No Forte de São Francisco Xavier, mais conhecido como Castelo do Queijo, a construção granítica do séc. XV contrasta com o show de cores que o céu apresenta.

torre do forte do Castelo do Queijo e o pôr do sol
pôr do sol a partir do Castelo do Queijo em Matosinhos (foto: Rui Bonito Fotografia)

pessoas admirando o pôr do sol
um espectáculo na praia de Matosinhos 

3. Jardins do Palácio de Cristal

Para além de apreciar toda a beleza dos Jardins e de interagir com os pavões, patos e outras aves que circulam livremente por lá, o pôr do sol nos presenteia uma vista fantástica para o rio, o mar e a ponte da Arrábida. O melhor local é próximo da capela de Carlos Alberto, no fim da Avenida das Tílias.
Ainda é possível ver a silhueta da Igreja de Massarelos bem na margem direita do rio.
Não deixe de fazer este passeio. Vale muito a pena!

vista do rio Douro, da Ponte da Arrábida e do pôr do sol

4. Passeio das Virtudes

Este é um dos "spots" mais procurado pelos jovens para ver o pôr do sol, muitos deles alunos das várias escolas criativas que se encontram por ali à volta.
Na minha opinião, vale mais pelo ambiente descontraído do que propriamente pela vista, um pouco prejudicada pelas grades que protegem da altura do local.
Na Primavera/Verão,  este espaço muitas vezes é contemplado com apresentações musicais o que torna-o muito mais procurado.

pessoas na grade observando o rio Douro e a Ponte da Arrábida

5. Jardim do Morro

Atualmente tem sido o local mais falado e procurado para se assistir ao pôr do sol no Porto.
Do outro lado do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, o local é privilegiado.
Dali temos a vista da ponte Luis I, todo o Centro Histórico do Porto, o rio e as caves do vinho do Porto.
Tudo vai ficando dourado e de várias outras cores, enquanto o sol vai se pondo e as luzes da cidade começam a acender.
É de tirar o fôlego!

cidade do Porto e rio Douro durante o pôr do sol

6. Serra do Pilar

Melhor do que no Jardim do Morro, a Serra do Pilar que é o local mais alto de Vila Nova de Gaia, proporciona uma vista ainda mais privilegiada, já que quem chega até lá, está mais alto que o próprio Jardim do Morro,  a ponte Luis I e o teleférico que por ali passa. 
Basta ter um pouco de fôlego extra para conseguir subir a rampa que leva atá às alturas.
Vale a pena!!


A Serra do Pilar e o Jardim do Morro, tem localização privilegiada porque estão bem em frente à estação de metro Jardim do Morro da Linha Amarela.
Ou ainda o acesso é bem fácil pelo tabuleiro superior da Ponte Luis I, para quem está na parte alta do Centro Histórico do Porto.

7. Espaço Cruz

Diferente dos espaços descritos acima, que são públicos, o Espaço Cruz é um local dedicado ao vinho do Porto da marca Porto Cruz, mas que tem um lounge no 4º piso, com uma posição privilegiadíssima para a cidade do Porto, e para o pôr do sol, já que está bem à margem do rio Douro também em V. Nova de Gaia, onde se encontram as caves de vinho do Porto.
Com DJ´s ou música ambiente da melhor qualidade e na companhia de bons cocktails, bebidas quentes à base de vinho do Porto ou simplesmente um bom copo de vinho, é um local para se deixar encantar!

guia brasileira com vinho do Porto e cidade do Porto e rio Douro ao fundo

8. Torre dos Clérigos

A torre sineira da igreja dos Clérigos é sem sombra de dúvida um dos ex-libris da cidade do Porto.
É a torre mais alta da cidade e proporciona uma vista 360º. Por isso, vale muito a pena pagar o bilhete de 6 euros (preço jan/20) e subir os seus 225 degraus para contemplar o pôr do sol na parte mais alta e com melhor visibilidade do Porto.
Garanto que com calma e parando pelos patamares da escada, a vista vai compensar!

pôr do sol em frente à torre dos Clérigos e gaivota a voar


É só acompanhar em qualquer site de meteorologia o horário do pôr do sol no Porto e se colocar estrategicamente nestes locais e aproveitar os últimos momentos do dia.
Mas o espetáculo não termina por aí. É nessa hora que as luzes da cidade e dos seus principais monumentos começam a acender e não sabemos se nos encantamos mais pelo Porto à luz do dia ou da noite!

Vem para o Porto e região?

Guia Brasileira mostrando a estação São Bento para duas turistas





 quarto de hotel no Porto

Mapa do Porto, caneta e planner de viagem


Comentários

  1. Oi, Rita. Tudo bem? =)
    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir

Postar um comentário