No Dia Mundial do Enoturismo, saiba porque o Porto é o melhor destino para viajar no mundo dos vinhos.

 

uma mão segurando um copo de vinho em frente a uma porta aberta com vinhas ao fundo

Neste dia 12 de Novembro de 2023, comemora-se o Dia Mundial do Enoturismo. Segundo o Turismo de Portugal, em 2009 foi instituído pela Rede Europeia das Cidades do Vinho que no segundo Domingo de Novembro seria comemorado o Dia Europeu do Enoturismo, e que passou a ser comemorado mundialmente a partir de 2019 pela Associação Mundial de Enoturismo.

Claro que o Porto é um ponto de partida em Portugal para quem quer começar a conhecer mais sobre os vinhos portugueses ou para quem já é um enófilo convicto e quer fazer uma imersão nas regiões dos vinhos mais conhecidos do país atualmente.
Estou falando dos vinhos do Porto, do Douro e dos vinhos Verdes que estão cada vez mais conquistando os turistas brasileiros.

Quatro garrafas de vinho e um copo pousados numa janela com vista para  o rio Douro, barcos rabelos e algumas caves


É inegável que na cidade do Porto, de onde começaram a partir estes vinhos para o mundo desde há muitos séculos, o vinho do Porto é o rei. É certamente o vinho português mais conhecido mundialmente.
A bebida que foi apreciada durante anos pelos reis ingleses e pela burguesia, hoje está democraticamente em todas as mesas de provas das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia (onde o mesmo é armazenado e engarrafado), assim como é apreciado em coquetéis coloridos e "instagramáveis". 

dois copos de coqueteis de vinho do Porto pousados numa mesa de ferro forjado


Mas além das caves e das provas de vinho do Porto, o mundo descobriu o enoturismo no Vale do Douro onde as uvas que produzem os vinhos do Douro e do Porto são plantadas e onde estes vinhos são produzidos. A paisagem, na minha opinião, é a mais bonita de Portugal e são mais de 250 mil hectares de vales e plantações, muitas Quintas (vinícolas) para visitar, fazer provas de vinhos, apreciar a gastronomia local nos vários restaurantes e navegar pelo rio Douro. Mesmo quem não gosta de vinhos, vai se encantar pelo cenário único do Vale do Douro e pela história tão forte daquela região.
 
A região dos Vinhos Verdes é uma das maiores regiões vinícolas de Portugal. Inicia já aqui ao lado do Porto e se estende até a fronteira ao norte com a Espanha.
De uns 10 anos para cá, o Vinho Verde vem cada vez mais melhorando a sua qualidade e aumentando a sua produção e já existem ótimas Quintas prontas para receber o Enoturismo.

Para quem quer aproveitar a sua viagem ao Porto para entrar mais no mundo dos vinhos apenas por curiosidade ou para aprimorar os seus conhecimentos e ainda saber mais sobre a história envolvente destes vinhos deixo aqui algumas dicas:

No Porto e em Vila Nova de Gaia: 

- Visitar uma ou mais caves de vinhos do Porto. Veja nesta seção do blog as melhores caves que pode conhecer.
- Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). Pode visitar gratuitamente esta instituição que certifica os vinhos do Douro e do Porto e que possui em espaço educativo muito interessante. Conheça mais: AQUI .
- Casa do Vinho Verde. Também é o local que faz a cerificação dos Vinhos Verdes e abre para visitas aos sábados mediante marcação prévia. Além de conhecer mais sobre os Vinhos Verdes vai poder se encantar com uma das casas mais bonitas do Porto, o palacete onde a Comissão de Viticuiltura da Região dos Vinhos Verdes está localizada. Conheça mais aqui neste post do blog.
- Passe horas no WOW - World of Wine. Como o nome diz, o WOW é um mundo e muito do que você vai ver por lá está ligado ao mundo dos vinhos, principalmente o Museu Wine Experience que fala tudo sobre os vinhos portuguese e não só. Lá no WOW você também pode agendar uma prova comentada sobre vários vinhos ou ainda fazer um workshop que descomplica o que muita gente pensa que é complicado no que se refere aos vinhos. 
Saiba mais sobre o WOW e a Escola de Vinho.

dois copos de vinho do Porto pousados numa mesa com a cidade do Porto ao fundo


No Vale do Douro:

Esta é uma região que mesmo que você não seja apreciador de vinhos vai adorar conhecer, porque a paisagem é incrível e vai vale a pena fazer parte da sua viagem.
A experiência de ir de comboio/ trem até lá é inesquecível, assim como fazer um passeio de barco de uma hora por entre as plantações de uvas e oliveiras que preenchem vales imensos que formam um cenário de tirar o fôlego.
Já conheci muitos lugares, várias Quinta e participei de experiências fantásticas por lá pode ver nesta seção do blog: AQUI.

Para quem pretende passar uns dias numa imersão na região num pequeno hotel de charme inserido no v vale e que pode ser o destino para uns dias românticos, recomendo o Casa do Rio da Quinta do Valado que descrevi nesta experiência AQUI.

Se quer o meu acompanhamento turístico, no meu canal do Youtube existem dois vídeos que explicam como são os meus Passeios Guiados sobre o vinho,  tanto no Porto ou no Vale do Douro que vão fazer você se encantar com a histórias, as pessoas e os detalhes que fazem estes vinhos tão especiais. 

rio douro no vale de vinhedos com uma ponte de ferro e um card a dizer Passeios Guiados no Vale do Douro


Na região dos Vinhos Verdes:

Os turistas brasileiros estão cada vez mais apreciadores dos vinhos verdes e não é por acaso. São vinhos perfeitos para as altas temperaturas do Brasil. E aqui bem perto do Porto podem conhecer muito mais sobre este vinho muito leve e refrescante, assim como estar próximo de várias marcas ainda menos conhecidas no Brasil.
Num bate volta a partir do Porto é possível conhecer a Quinta das Arcas e a Quinta da Aveleda  que ficam a aproximadamente 30 minutos do centro do Porto e recebem turistas para conhecer as plantações e fazer diversos tipos de provas.
Para quem quer ir mais além, na região de Monção e Melgaço conhecer várias Quintas que apresentam excelentes vinhos e diferentes experiências. Veja com mais detalhes este artigo do blog.
No hotel Monverde, que fica a 40 minutos do Porto, a experiência de ficar hospedado no meio das plantações de vinho verde pode ser ainda mais incrível quando é acrescida de outras atividades que o hotel oferece, inclusive possibilitando que o hóspede faça a sua própria garrafa de vinho para levar de recordação da vigem. Conheça mais neste artigo.

 Há muito pra e encantar fazendo enoturismo no Porto e nas regiões vinícolas do Norte de Portugal, por isso reserva sempre vários dias para que as suas experiências por aqui sejam inesquecíveis.


Comentários

Postar um comentário