A Fortaleza de São João Batista da Foz e as surpreendentes ruínas de uma igreja.

 

entrada de uma fortaleza com as portas de madeiras abertas


Quem se estende até o mar assim como o rio Douro a partir do Centro Histórico do Porto, vai encontrar uma região também encantadora chamada Foz, é ali que o rio se encontra  com o oceano.
É um cenário lindo, sem a grande agitação turística do centro mas com muitas coisas para visitar como pode ler em: O que fazer na Foz do Douro.

Mas mesmo os mais exploradores, ao passear pela Foz, não sabem que durante a semana, a Fortaleza de São João Batista, uma estrutura defensiva que fica bem em frente ao encontro das águas do rio e do mar pode ser visitada, é gratuito e esconde as ruínas de uma igreja do séc. XVI.
Trata-se da antiga Igreja de São João da Foz  que desde o séc. XVIII passou para outro local, próximo ao Jardim do Passeio Alegre,  mas que entre meados de 1500 e 1600, era ali que ela existia.
E o mais incrível,  ainda podemos ver do lado de fora a sua abóboda e no seu interior, as suas ruínas.

Um telhado com uma abóbada de uma igreja

várias ruinas  de uma antiga igreja

fachada de uma fortaleza com a abóbada de uma igreja à vista no seu interior


 Desde o séc. XII as terras onde hoje conhecemos  como a Foz do Douro pertencia ao mosteiro beneditino de Santo Tirso que fica a aproximadamente 30 kms e em 1527 passa a ter como um grande "benfeitor" o Bispo de Viseu D. Miguel da Silva, recém regressado de Roma onde tinha muito prestígio.
Veio acompanhado do arquiteto italiano  Francesco de Cremona, que construiu naquela região o farol/capela  de São Miguel-o-Anjo, o paço do próprio D. Miguel da Silva, e a Igreja de São João da Foz. Que podem ser consideradas as primeiras edificações renascentistas do Norte de Portugal.

várias imagens da fachada da fortaleza de São João Batista da Foz
A metade do séc. XVII foi marcada por riscos sucessivos de invasões, nomeadamente espanholas e ataques corsários e por isso era preciso fortalecer a  barra do rio Douro, e por isso,  foi mandada então destruir a igreja para a construção daquela grande fortaleza militar, que nos séculos seguintes  foi utilizada durante as invasões francesas e a guerra civil, o Cerco do Porto. 
Muitas das pedras da igreja foram usadas nas novas paredes do Forte de São João Batista, mas enquanto a nova igreja não estava concluída, os soldados ainda a utilizavam para seus cultos religiosos, até que em 1756 foram proibidas as missas no seu interior e estas passam a ser rezadas apenas na nova Igreja de São João da Foz a poucos passos dali. 

Leia mais em : a Igreja de São João da Foz   

O mais impressionante é que ao entrarmos no Forte de São João Batista da Foz, nos deparamos com a nave central da igreja do século XVI, assim como o altar-mor e muitos vestígios daquela construção.

ruinas da antiga igreja de São João da Foz
Impossível não se impressionar com estes vestígios de meados de 1.500!


ruinas do altar mor da antiga igreja de São João Batista da Foz

Os vestígios mais impressionantes são as aberturas em toda a volta do que seria aquela igreja. Tratam-se de janelas em  formato de tabula ansata, muito comum na arquitetura e decoração romana. 

uma antiga janela com o formato de uma tabula ansata

Para além destas ruínas, é possível visitar o interior da fortaleza e conhecer uma das muitas construções militares de defesa da costa portuguesa. Esta com a particularidade de nos proporcionar o belo encontro das águas do rio Douro com o mar.

uma guarita em granito com vistas para o mar, o rio Douro e os farois

janelas da fortaleza de São João Batista com dois antigos canhões apoiados

um relógi d sol em granito e uma gaivota a voar

vista do interior da fortaleza de São Zoão Batista da Foz

Para além do Centro Histórico do Porto, há muito para conhecer. E para além das paredes da Fortaleza de São João Batista da Foz... também. 
Fica o convite para entrar e se impressionar com a estrutura militar defensiva e as ruínas de uma igreja do séc. XVI.

Fortaleza de São João Batista da Foz
Foz do Douro
De Segunda à Sexta-Feira das 9 às 17h
Faz parte do meu Passeio Guiado pela região da Foz - Passeios com Sotaque Brasileiro

Comentários

  1. Rita! Que história incrível! Que lugar! Que fotos! Já está anotado para o nosso próximo encontro! Muito obrigada por trazer tantas informações incríveis para quem também ama história! Parabéns pelo seu lindo trabalho! Bjs!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário