Camélias e Vinho do Porto na Casa São Roque.
As camélias e o vinho do Porto são dois ícones da cultura portuguesa e são homenageados pela Casa São Roque, um Centro de Arte da cidade do Porto, através de um evento muito interessante: Camélias e Vinho do Porto. Os jardins da Casa São Roque possui 200 camélias e boa parte delas são centenárias e foram classificadas pelo Prof. Armando Oliveira um investigador, colecionador e cultivador desta flor que é originária de países asiáticos mas que foram sendo plantadas um pouco por todo o norte de Portugal e pela Galiza durante o séc. XIX.
O Prof. Armando de Oliveira é inclusive, vencedor de vários prémios em exposições de camélias.
Há que se lembrar que todos os anos, o Porto promove nos primeiros dias de Março o evento "Porto cidade das camélias" com várias atividades e o ponto alto é a Exposição de Camélias vencedoras de vários concursos nacionais e internacionais.
E é o próprio Prof. Armando Oliveira que nos conduz a uma visita guiada, ou melhor uma autentica aula sobre as camélias do jardim da Casa São Roque, com muito entusiasmo e paixão.
Das curiosidades que me chamaram a atenção:
As camélias estão em constante mutação de cores, muitas vezes na mesma árvore.
Além disso, muitas espécies recebem nomes em homenagem à pessoas que as plantaram, ou dedicadas à alguma personalidade. Por exemplo, há camélias que chamam-se Augusto Leal de Gouveia Pinto, Viscondessa da Silva Monteiro, Duchese de Nassau, Castillo, o Poeta, entre outros.
A segunda parte deste evento evoca o vinho do Porto, tão bem apresentado por Cristiano Van Zeller, um excelente comunicador, daqueles que ficaríamos horas a ouvir suas histórias sobre o vinho e sobre a região do Douro. Ele é a 14ª geração de uma família holandesa que chegou no Porto no séc. XVIII para negociar aquele que se tornaria o mais famoso vinho português.
As camélias se fazem presentes na vida dos Van Zellers através de várias árvores nas propriedades da família.
Enquanto degustamos os vinhos do Porto VanZellers & Co, Cristiano vai-nos embalando com a história do vinho do Porto desde a sua criação, até os dias de hoje. O Douro e a produção do seus vinhos é um assunto sempre encantador que envolve pessoas apaixonadas e dedicadas. São histórias de famílias e de muito trabalho.
Vintage Porto 2017 harmonizando com Queijo Stilton e Porto Tawny 20 Anos com Tarte de Amêndoas |
Se vai estar no Porto em Fevereiro, vale a pena acompanhar as redes sociais Facebook e Instagram da Casa São Roque para não perder o próximo evento Camélias e Vinho do Porto, ou ainda outros que poderão acontecer em outros meses.
Comentários
Postar um comentário