Porto, a Cidade das Camélias versão 2015.

Os dias frios do Inverno vão ficando para a trás, e as camélias do Porto que começam a despontar mesmo nos dias frios, em Março vão anunciando a chegada da Primavera.
O Porto é conhecido como a cidade das camélias. Foi nos tempos dos grandes navegadores portugueses que algumas mudas chegaram ao Norte de Portugal em embarcações que estiveram no Japão. Dizem que as primeiras  foram plantadas aqui mesmo na região do Porto, mas o certo é que elas estão em todo o Norte de Portugal e  na vizinha Espanha, na região da Galiza. Em algumas cidades são mesmo conhecidas como "japoneiras". 

É nevitável não se encantar por estas flores que estão por toda a parte da cidade. Nas praças, nos jardins públicos e privados e nos parques.

banco de pedra e árvore de camélias


E para celebrar este estatuto de Cidade das Camélias, o Porto a cada ano que passa fortalece a sua agenda de eventos à volta desta flor tão emblemática para a cidade. É o evento conhecido como a Semana das Camélias.

A edição de 2015 começou  com a Exposição de Camélias nos Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória...

Esposições de camélias no claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória



Aquele edifício belíssimo dos Claustros ganhou um colorido especial com tantas camélias ali expostas vindas de colecionadores de várias partes do país. Todos os estilo e cores e muitas delas premiadas.


camélias de cor lilás

camélia premiada com o 1º lugar em concurso



A exemplo dos outros anos, os alunos da escolas básicas do Porto, apresentaram os seus trabalhos artísticos para homenagear as flores da cidade...

trabalho manual com motivos de camélias

trabalho manual com motivos de camélias

trabalho manual com motivos de camélias


Em 2014, estes trabalhos super criativos foram expostos no átrio da Câmara Municipal do Porto e fique impressionada com a beleza dos mesmos e mostrei num artigo no blog, naquela ocasião. 



busto de mulher e trabalho manual sobre as camélias
Na exposição de 2014

Aqui uma criação dos alunos do curso de Design de Moda da Escola Artística e Profissional Árvore...


manequim com roupa de gueixa
"A Morte de uma Gueixa"


Muita criatividade em exposição



azulejos com camílias pintadas e vaso de camélias

É nesta Semana das Camélias que a cidade fica mais colorida. Além de instalações  com o tema é muito comum encontrar vasos com árvores de camélias em diversos pontos turísticos do Porto



bancos de balançar de madeira com instalações que lembram as camélias


Para quem gosta de flores e gosta das camélias e estiver pelo Porto em Março,  fique atento.  de Março. Mas  não se preocupe, as camélias estão por todo a parte nos outros meses também!

Acompanhe futuras edições da Semana das Camélias no site de cultura e lazer do Porto.




Comentários

  1. Parabéns pelo excelente trabalho sobre o "Porto a cidade das camélias ".......as camélias andam por aí e sair à rua e deambular pelos jardins do Porto, ver as variedades e cores das camélias que, parecem estar a dar as boas vindas à Primavera.....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rita! Parabéns pelo seu blog :)
    Já conhece o meu, o Porto Envolto? Poderá ver um roteiro que escrevi sobre a semana das camélias e outros artigos que lhe poderão interessar em http://portoenvolto.com/2015/03/13/roteiro-para-descobrir-o-porto-em-epoca-de-camelias/
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário