sábado, 10 de março de 2018

Matosinhos. Para além das praias e dos peixes.

Assim como Vila Nova de Gaia, Matosinhos é daquelas zonas que parece que ainda estamos no Porto, mas não estamos.
Muitos turistas que por aqui andam muitas vezes não sabem que estão em outras cidades, porque afinal... é bem aqui ao lado.

É certo que muitos conhecem Matosinhos pelos excelentes restaurantes de peixe que ali se encontram e também pela variedade de praias. Mas Matosinhos é muito, mas muito mais do que isso.

Quem se atreve a ultrapassar os prédios modernos que se encontram logo à entrada da cidade, quando ainda vemos o Porto nas nossas costas, vai ver uma Matosinhos cheia de histórias, lendas, tradições e patrimonio.

O Mercado de Matosinhos talvez ainda seja o que também chama muito a atenção dos locais e de alguns turistas, porque é lindo, e é sem dúvida, muito procurado pelos peixes frescos...


Se você é daqueles que quando visita um destino não dispensa um mercado, e se estiver no Porto enquanto o famoso Mercado do Bolhão estiver em obras, não deixe de conhecer o Mercado de Matosinhos. 

Em terra de pescadores, de gente ligada ao mar, algumas ruelas de Matosinhos, ainda são como antigamente. Cheia de casinhas típicas de pescadores. E quando nos atrevemos a explorá-las vamos descobrindo pormenores encantadores...













Os azulejos  também estão por toda a parte...


E quase que "escondidos" encontramos enormes painés de azulejos feitos pelo  artista José Emídio que retratam o patrimonio, a historias e as cenas da vida em Matosinhos...

Saiba mais sobre estes painéis: AQUI

 A arquitetura é muito típica...




E a casa onde viveu e morreu a famosa  poetisa Florbela Espanca, não nos passa despercebida...



Por ali chegamos à Igreja Matriz de Matosinhos, que para mim, é uma das mais bonitas da região do grande Porto com a sua fachada em barroco do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, o mesmo da Torre dos Clérigos e que no seu interior apresenta um trabalho belíssimo de talha dourada em perfeito estado de conservação, assim como a
imagem do Senhor de Matosinhos, que é uma imagem de Cristo crucificado em tamanho natural.


Conheça mais sobre as lendas e as histórias do Senhor de Matosinhos: AQUI



Ainda falando em tradição, por lá também  encontramos as antigas mercearias, cheias de produtos locais...




E as empresas de conservas portuguesas tão famosas no mundo todo...
Veja mais: AQUI
Muito mais há para conhecer em Matosinhos como por exemplo , o exemplar "puro" gótico da arquitetura do Mosteiro de Leça do Balio.
A arquitetura moderna, das Piscinas das Marés do famoso  arquiteto Siza Vieira, o belíssimo Terminal de Cruzeiros. E tantas outras coisas... que vão ter que ficar para outros posts. Acompanhe!

Se vem para o Porto, venha para estar por aqui mais do que 2 ou 3 dias, como vê... há muito para conhecer e sentir por aqui!

A Linha A do Metro do Porto, liga o Centro do Porto a vários pontos de Matosinhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário