sábado, 15 de outubro de 2016

A arquitetura moderna e bela do Porto no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Desde 2011, o Porto de Leixões, que é o porto do Porto, e que na verdade fica em Matosinhos, tem capacidade para receber cruzeiros vindos de toda a parte do mundo.
Daqueles que impressionam pelo tamanho...



A cada ano que passa o fluxo destes cruzeiros aumenta. Existe inclusive no site do Porto de Leixões as datas previstas dos cruzeiros que vão chegar nos próximos meses em Matosinhos. Pode ver esta lista: AQUI

Em Julho de 2015, foi  inaugurado um edifício arrojado para receber os passageiros que desembarcam destes cruzeiros, e que tem como destino, a cidade do Porto.

Confesso que sempre olhei com desconfiança para aquela obra um pouco indefinida. Quando avistava de longe, o formato não me chamava a atenção, mas que sabia que se tratava do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões...

foto: amigos da Vela Blog / Sigarra.up.pt

No mês passado chegou a vez de eu visitar o Terminal, no final da  press trip #oDoutroChama, organizada pela AETUR, uma vez que por ali chegam milhares de visitantes para  o Porto e o Douro.
E que grata surpresa!
Adoro quando isto acontece. E claro aconteceu da melhor maneira quando me deparei com uma arquitetura moderna, arrojada e com a utilização da nada mais nada menos do que 1 milhão de azulejos hexagonais brancos!!









Para uma apaixonada por azulejos, como eu, não é preciso dizer que o Terminal de Cruzeiros me conquistou por aí. Mas o edifício é muito mais do que isso.

Este projeto do arquiteto Luís Pedro Silva, impressiona pela modernidade, pelas curvas e  pela grandiosidade. Não é por acaso que já foi premiado na categoria  "Edifícios Comerciais ou Institucionais com mais de 1.000 m2" pela Revista AZ Awards.

Um espaço fantástico para receber passageiros do mundo inteiro, com conforto e segurança...




Com vistas para o que Matosinhos tem de melhor, o mar e a chegada diários dos peixes frescos...




Além do terminal de passageiros, o edifício abriga o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto - é o Polo do Mar da Universidade do Porto, e podemos ver por lá muita gente a trabalhar em investigações científicas.
E ainda muitos gabinetes do próprio Porto de Leixões(APDL).
Tudo distribuído em 3 pisos em aproximadamente 1500 metros quadrados de área útil.
Com espaços de uma beleza única...



No Terminal de Cruzeiros também acontece uma série de eventos ao longo do ano e no seu exterior, no topo do edifício, encontramos a "cereja no topo do bolo" que é um anfiteatro ao ar livre, seguindo as formas curvilíneas e a utilização dos azulejos brancos...


próximo do meio-dia, no Verão, é certo que o branco até pode parecer um exagero, mas dá para imaginar que tudo muda durante cada horário do dia em cada estação do ano

Com o mar e as cidades de Matosinhos e do Porto à volta...





Porque a arquitetura do Porto encanta.
Um trabalho incrível de um arquiteto portuense.
Do Porto para o mundo!
As visitas guiadas ao Terminal são realizadas em grupos a partir de 18/20 pessoas, informações:
marketing@apdl.pt 



Vem para o Porto e região? Veja aqui, dicas preciosas para a sua viagem

Um comentário: