O que visitar no Porto? 12 lugares obrigatórios.

vista para o Porto

Conheça os lugares que você deve visitar no Porto:

Se você está programando viajar para o Porto nos próximos meses  independente dos dias que você vai ficar e se principalmente é a sua primeira vez na cidade, saiba que  existem 12 lugares que não deve deixar de conhecer no Porto. Mesmo!
São os principais pontos turísticos da cidade e por isso, na época alta do turismo você deve ter um pouco de paciência porque podem estar cheios ou com filas na porta, mas como eu disse, se é a sua primeira vez, são estes os principais lugares para visitar no Porto.

1. Avenida dos Aliados

Considerada o coração da cidade, a Avenida dos Aliados é a avenida mais bonita do Porto. Com seus edifícios imponentes, marcas de uma época em que as grandes instituições eram ali sediadas, esta avenida tem mesmo um "ar" muito europeu. É a partir da Av. dos Aliados que avistamos a sede da Câmara Municipal do Porto, e é nesta avenida onde muita coisa acontece, desde manifestações, comemorações, festas e apresentações culturais. Aprecie os detalhes da arquitetura desta avenida. Elas mpressionam. Mostram um Porto glamouroso do início do séc. XX. Entre as estátuas dos liberais de D. Pedro IV o primeiro Imperador do Brasil, na Praça da Liberdade e a de Almeida Garret já no alto da avenida, na Praça Humberto Delgado, há várias fachadas para apreciar, esculturas nos centros das duas vias e os famosos Café Guarany, este ainda um café tradicional, e o antigo café Imperial que desde 1995 passou a ser uma unidade da cadeia Mc Donalds e que em 2014 ganhou o premio do Mc Donalds mais bonito do Mundo!

Vista da Avenida dos Aliado

2. Estação de São Bento

Bem próxima da Avenida dos Aliados, está a Estação de São Bento. Uma estação de comboios/trens, que faz as ligações para Braga, Guimarães, região do Douro e Aveiro.
Uma belíssima  construção onde as plataformas com uma estrutura em ferro,bem predominante  do século XIX, são lindas só por si. Mas claro que as atenções de quem visita a Estação de São Bento se concentram na sua bela fachada granítica e nos painéis com mais de 20.000 azulejos no átrio.

plataformas da estação São Bento


Quem entra no seu átrio , dispara de imediato as suas câmeras fotográficas, tamanha beleza!
São imensos painéis de azulejos pintados a mão e que mostram algumas cenas importantes da história e das tradições de Portugal, nomeadamente do Norte do país. Por isso é considerada uma das mais belas do mundo...

ãoEstação de São Bento


3.  Sé Catedral

Da Estação de São Bento pode avistar a Catedral, na parte mais alta da cidade.
Localizada numa das regiões com muitos vestígios medievais, vale a pena  visitar não só a Catedral mas  todos os seus arredores. Dali também pode apreciar uma bela vista da cidade e do rio.
No interior da Sé temos acesso ao claustro, ao museu e a parte superior da catedral . Ali encontramos fantásticos painéis de azulejos  e um acervo de arte sacra belíssimo. Imperdível!

Sé Catedral do Porto


O que visitar no Porto

Atualmente a visita da Catedral é feita pela entrada do museu. As missas diárias realizam-se às 11 h.

4. A Vista do Alto da Ponte Luis I

Da Sé Catedral estamos a poucos metros do tabuleiro superior da Ponte Luis I, e fazer um passeio por ali é um dos meus preferidos. Estamos mesmo sobre o rio Douro com o metro a passar ao nosso lado e com uma vista espectacular sobre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia e principalmente sobre a Ribeira...

Metro na Ponte Luis I

Ponte Luis I

vista da Ponte Luis I

 5. Palácio da Bolsa

Este é um dos edifícios mais visitados no Norte de Portugal. E mais lindo também.Quem vê a  fachada granítica de estilo neo-clássico do Palácio da Bolsa, não faz ideia de como é lindo o seu interior, não só o pátio central como as várias salas, terminando no maravilhoso Salão Árabe.

Palácio da Bolsa


Teto do Palácio da Bolsa

Pormenor do Palácio da bolsa


As visitas ao Palácio da Bolsa, tem duração de aproximadamente 50 minutos podem ser feitas em português e o ideal é que compre com antecedência o bilhete.

6. Torre e Igreja dos Clérigos

Se gosta de vistas panorâmicas, não pode deixar de conhecer a Torre dos Clérigos, uma das torres mais altas de Portugal, construída pelo  arquiteto italiano Nicolau Nasoni, no século XVIII. Junto com a Igreja dos Clérigos, estamos diante a um dos edifícios de estilo barroco mais expressivo.
Subir os aproximadamente 240 degraus da torre e ver toda a cidade lá do alto, vale mesmo a pena!
Em épocas altas, deve ter paciência para encarar as filas. Mas normalmente, às 9h da manhã vai conseguir subir tranquilo. O ideal é comprar o seu bilhete com antecedência.
De Maio a Torre dos Clérigos permite a visita noturna, o que também possíbilita a vista dos monumentos da cidade todos acesos. Também vale muito a pena!!

Torre dos Clárigos


Igreja dos Clerigos

7. Livraria Lello

Muito próximo da Torre dos Clérigos está aquela que é considerada uma das  livrarias mais belas do mundo. A Livraria Lello é um lugar muito especial. Deixe-se encantar pela sua escadaria central, pelo seu belíssimo vitral no teto e pelas suas prateleiras centenárias.
É certo que hoje a livraria está muito associada à inspiração que proporcionou à J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, mas não se deve esquecer a importância histórica que a Livvraria Lello tem com realão à cidade do Porto e seus principais escritores.
Além do seu interior, a fachada da Livraria também deve ser admirada, principalmente por que em 2016 foi totalmente restaurada.

escada da Livraria Lello


FAchada da Livraria Lello

Programe a sua visita comprando o bilhete com antecedência. Para não ficar horas na fila de uma livraria, o ideal é visitá-la na hora do almoço ou ao fim da tarde.


8. Rua de Santa Catarina

Se você gosta de ir à compras deve ir à Rua de Santa Catarina, que é a principal rua do comércio tradicional. Lojas... muitas lojas de várias marcas, das mais glamourosas às mais populares. A Rua de Santa Catarina também tem vários restaurantes, cafés, um shopping e a Capela das Almas que também é coberta por imensos painéis de azulejos.
E não só. Por ali, muitos artistas de rua se apresentam. Vale a pena perder alguns minutos com eles...

Rua de Santa Catarina

Rua de Santa Catarina


 Mas é também na Rua de Santa Catarina que vai encontrar o famoso Café Majestic, também considerado um dos mais bonitos do mundo. Não deixe de entrar para ao menos...um café. E muitas fotografias... (dica: a rabanada é fantástica!)

Café Majestic

E a pouco metros dali, o Grande Hotel do Porto, também recebe nas suas áreas comuns visitantes para um café, chá, happy hour e refeições. Um espaço para reviver o glamour do Porto nos finais do séc. XIX. Foi no Grande Hotel do Porto que o Imperador do Brasil D. Pedro II se hospedou na ocasião do seu exílio quando voltou para Portugal.

Bar do Grande Hotel do Porto


9. Mercado do Bolhão

Bem próximo da Rua de Santa Catarina, o Mercado do Bolhão é um dos locais mais tradicionais da cidade.  Quem não dispensa a visita de um mercado, vai encontrar diversos produtos frescos e a simpatia das vendedoras típicas do Porto...

Mercado do Bolhão

10. Foz do Douro

Mais afastada do Centro Histórico, está a Foz do Douro. Mas para quem gosta de dar uma boa caminhada, vai seguindo pela margem do rio Douro, apreciando a beleza do rio de um lado e a arquitetura portuense do outro. Pode também alugar uma bicicleta ou então, fazer uma viagem no tempo nos antigos eléctricos (bondinhos) que ligam o centro à Foz.
Por que vale a pena? Porque é lá que o rio Douro vai encontrar as águas do mar, do oceano Atlântico. Um lugar a contemplar...

Foz do rio Douro


e começa então uma extensão de pequenas praias para dar um bom passeio a beira-mar ou sentar numa das muitas esplanada e desfrutar da paisagem. O pôr do sol por lá é lindo...

Pérgola da Foz Porto


1. Caves do Vinho do Porto

Se está no Porto, tem que ir à uma cave do vinho do Porto e conhecer mais sobre este vinho que é único e especial. Há muitas caves para conhecer do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, onde estão localizadas. Algumas estão mesmo à margem do rio, mas outras estão mais "escondidas" por entre vielas do Centro Histórico de Gaia que vale a pena serem exploradas...
Por ali também vai encontrar muitas caves para visitar, conhecer e principalmente provar o vinho do Porto...

Vila Nova de Gaia

 As caves que tem vista para o Porto e para o rio Douro, são sempre as mais preferidas. São ótimas, para depois da visita, ficarmos por ali apreciando o momento especial!

Vinho do Porto

12. Ribeira 

E finalmente, deixe-se encantar pela Ribeira do rio Douro. O lugar mais visitado pelos turistas.
É  lá que a história da cidade passou e passa.
No seu interior, vai encontrar ruelas e construções medievais.
É um passeio muito especial...

Ribeira do Porto


E depois passeie pela margem do rio, observe aquele casario incrível de outros séculos e sente-se por ali sem pressa, para contemplar o rio, a ponte, os barcos,as gaivotas, a outra margem em Gaia e as pessoas que por ali passam e se misturam. Turistas e locais em plena harmonia. O melhor que o Porto tem!

Praça da Ribeira


Se vem ao Porto, vai se encantar com este locais, mas saiba que há muito mais para explorar, muito mais para sentir. Há muito mais do que apenas 12 lugares. Mas comece por estes.

Vale a pena!
Porque o Porto... encanta!

Mas se vem com mais tempo e vai ficar mais alguns dias na cidade, pode ver mais 12
 lugares imperdíveis para conhecer no Porto.

Pode também conhecer a cidade de maneira diferente através dos meus  Passeios Culturais e Temáticos chamados de Passeios com Sotaque Brasileiro.
Tenho a certeza que você vai entender porque é que o Porto encanta!


Guia Brasileira no Porto



Guia Brasileira no Porto




Comentários

  1. Sim, um roteiro muito bom e tudo encaixadinho!! Fico feliz de ver que praticamente conheci tudo isso, mas faltou-me entrar na Sé, andar pelas Muralhas Fernandinas e pelo tabuleiro da Ponte, bem como entrar no Mercado do Bolhão e subir na Torre dos Clérigos... esses locais, passei em frente de carro... na próxima, eu entrarei, com muito gosto!!

    Luciana Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo!! Já visitei duas vezes esta cidade e existe sempre algo que ficou por visitar, mais um motivo para voltar! Uma das que falta é a Livraria Lello http://pt.blastingnews.com/porto/2015/07/turistas-na-livraria-lello-apenas-se-pagarem-entrada-00479617.html mas pode ser que depois desta mudança a visita seja mais agradável, e com mais espaço para admirar :)

    ResponderExcluir
  4. A torre dos clérigos não é a torre mais alta de Portugal! Nem do Porto é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário Sr. João Paulo Salvador.
      Tem toda a razão. Faltou dizer que na época que foi construída, era o maior edifício do país.
      Já foi corrigido.
      Cumprimentos.

      Excluir
    2. Sim, a torre mais alta e com um decimo do interesse é em Lisboa. Tem cerca que 18 anos.

      Excluir
  5. Pois eu acho que aí falta mesmo uma visita ao estádio mais bonito do Mundo: o do Dragão :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu juntaria, ainda, a casa da música, casa e jardim de Serralves e o palácio da Bolsa....
      De qualquer modo, considero um percurso mto inteligente e bem pensado. Parabéns!

      Excluir
  6. Ótimas dicas. Não conheço a cidade ainda, mas tenho planos de lá estar em breve .

    ResponderExcluir
  7. Não esquecer de comer a tão afamada Francesinha! Poderão comer esta especialidade do Porto no Capa Negra ou no Cufra... Não esquecer de visitar a Casa da Musica e o Parque da Cidade.

    ResponderExcluir
  8. @ Claudia Fernandes o estadio do Dragão( animal que nao existe) ser o mais bonito do mundo...tem muito que se diga.So mostra o seu fanatismo pelo FCP.Saudações benfiquistad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, portuense de gema, o Estadio do Dragão é mais bonito do que o da Luz. E viva o Benfica.

      Excluir
  9. @ Claudia Fernandes o estadio do Dragão( animal que nao existe) ser o mais bonito do mundo...tem muito que se diga.So mostra o seu fanatismo pelo FCP.Saudações benfiquistad

    ResponderExcluir
  10. Há uma semana estive no Porto ,gostei muito de ver o Palácio da bolsa ,e outros sitios ,já lá tinha ido várias vezes ,e cada vez gosto mais

    ResponderExcluir
  11. Vc sabe me dizer se as lojas da Rua Santa Catarina abrem aos domingos? Estarei em Porto em Novembro e passarei pela cidade por um final de semana, sábado e domingo...

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucas lojas de rua estão abertas ao domingo. Infelizmente.

      Excluir
    2. Infelizmente porquê? Não gosta de passear ao domingo? Pois quem trabalha em lojas também, e posso garantir que não é para ir ás lojas😉

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Falta um lanche na Casa do Chá (do Arq Siza Vieira) em Matosinhos.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Tem toda razão Fernando, isto é apenas uma indicação para quem vai ficar pouco tempo no Porto, um ou dois dias no máximo. Por isso o Porto merece uma estadia de no mínimo 4 dias. ;)

      Excluir
  17. Olá Rita, uma visita à Loja das Tábuas no Largo de São Domingos, também encaixa bem no programa! ;)

    ResponderExcluir
  18. Cidade muito bonita, pena ter que se pagar quase o ar que se respira, o que torna as visitas muito caras afastando os mesmos visitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário Manuel, mas se está habituado a viajar, já deve ter reparado que é mesmo assim, nas cidades pelo mundo a fora.

      Excluir
  19. Excelentes comentários e, o melhor, verdadeiros. Parabéns! Tive a alegria de conhecer boa parte desses lugares e são inesquecíveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário