A Estação de São Bento. Informações úteis... para além dos azulejos.

Ela é considerada uma das estações mais belas do mundo graças aos seus imensos painéis com mais de 20 mil azulejos pintados à mão.
Todos os dias, passam pela Estação de São Bento, centenas de pessoas.
Muitas para apreciar e fotografar tamanha beleza, mas muitas para... viajar!
Algumas curtas viagens para quem vive nos arredores do Porto ou nas cidades próximas, e que vem para trabalhar ou estudar.
E também viagens que muitos turistas gostam de fazer, para conhecer cidades muito próximas, com aproximadamente uma hora de duração, ou ainda fazerem a ligação até a estação Porto Campanhã para viagens mais longas como Lisboa e Vigo, na Galiza.


Por isso é importante saber que para além de apreciar os belíssimos painéis de azulejos, a  Estação de São Bento tem outras funções.
"Para onde levam estes comboios/trens?" Esta é uma pergunta feita por todos os turistas brasileiros que acompanho para conhecer a estação.
Das plataformas emolduradas pela típica arquitetura de ferro do século XIX, partem os comboios/trens para diversas cidades vizinhas que valem a visita, como por exemplo Braga, Guimarães, Aveiro, Ovar, Espinho e Penafiel. Entre trinta minutos e uma hora de viagem chegamos a estes destinos que nos presenteiam com patrimonios históricos, cultura, tradição e ótima gastronomia.


E a plataforma 1 conduz-nos para o vale do Douro, de onde saem os comboios com destino ao Pinhão e Pocinho...

Esta viagem para o Douro, pode durar de 2 a 3 horas, dependendo da estação que pretende descer
Além disso, a Estação de São Bento faz ligação para a Estação Porto Campanhã, que é a estação de onde saem os comboios para Lisboa e outros destinos de Portugal, e para Vigo na Espanha.
E tem ainda  a estação de metro que serve a linha amarela, bem ao lado.

Estação Porto Campanhã de onde saem comboios/trens para várias cidades de Portugal e para o norte da Espanha

Para comprar os bilhetes na Estação de São Bento, pode se dirigir às maquinas automáticas, onde basta seguir as explicações passo-a-passo, ou solicitar a ajuda de algum segurança. Ou ainda pode adquiri-los nas bilheteiras...


pode pagar os bilhetes em dinheiro ou cartões de débito e crédito
Na estação pode encontrar informações turísticas, quiosque para cambio ou envio de dinheiro, "lockers" para guardar as malas se precisar circular pela cidade antes de partir, ou de dar entrada no seu hotel, casas de banho/banheiro e sala de espera...



sala de espera

cacifos = armários = lockers

e que tal levar na sua viagem doces regionais portugueses?
O novo hostel The Passenger, tem quartos privados e partilhados para quem quer ficar literalmente hospedado na estação.



Reserve o hostel na estação de São Bento aqui:

Booking.com


E ainda pode usufruir de um charmoso Café, que pode ter acesso tanto pela rua, como pelo átrio dos azulejos...


No coração do Centro Histórico, próximo de todas as atrações turísticas, a Estação de São Bento, para além dela mesma ser uma atração turística, é de extrema importância para turistas e locais.

Uma estação que encanta...




Comentários