Descobrindo segredos no Parque de São Roque


labirinto de arbustos

Um Parque em plena área urbana e um Centro de Arte

Alguns parques do Porto estão fora do circuito turístico da cidade, mas merecem toda a nossa atenção. 
São imensas áreas verdes que na verdade faziam parte do jardim de Quintas instaladas em zonas chamadas rurais, por estarem situadas em regiões que antigamente eram consideradas mais afastadas do centro do Porto. 
A cidade cresceu, as Quintas deixaram de existir e estas áreas verdes foram abraçadas pelo crescimento urbano e constituem uma série de parques que encontramos espalhados pelo Porto.
O Parque de Nova Sintra é um desses casos, escondido na região de Campanhã é uma autentica exposição de antigas fontes  e brasões da cidade, além de possuir uma série de espécies de árvores e plantas exóticas. 
E é o que acontece com  o  Parque de São Roque, também conhecido como a Quinta da Lameira. Localizado numa região totalmente fora da agitação turística entre o Estádio do Dragão e a estação de Campanhã. 
São 4,5 hectares de área  verde para passeios, caminhadas ou apenas para quem quer descansar junto à natureza. Ideal para passeios com os nossos amigos de 4 patas



casal passeando em alameda arborizada

homem passeando com 4 cães num parque


Cheio de recantos o parque tem uma característica de jardim romântico, com esculturas e bancos em granito, uma capela,  lugares para piqueniques à sombra, um lago com muitos patos e uma ponte muito charmosa...


banco de granito num parque

portal de granito do Parque de São Roque

fachada da capela do Parque de São Roque

lago e ponte do Parque de São Roque



banco de jardim e mesa e bancos de granito



Dos patamares superiores do Parque de São Roque é possível avistarmos a Igreja do Bonfim e o rio Douro, alamedas chafarizes e muitas espécies de plantas.

vista das cúpulas de uma igreja através de grades

vista do Rio Douro e algumas construções

Chafariz e plantas do Parque de São Roque

No centro do parque a primeira grande surpresa... um labirinto perfeito! Daqueles que costumamos ver em filmes de outras épocas. Lindo!
Os miúdos adoram, mas eu também vi por lá muitos graúdos a se aventurarem e se perderem até conseguirem encontrar a saída...

labirinto de arbustos e algumas pessoas


Mas ao descer as escadas que vão dar ao portão da rua São Roque da Lameira é que me deparei com o que foi para mim uma grande surpresa. Uma casa apalaçada do fim do séc. XVIII que seria a casa daquela que foi uma grande quinta. A Quinta da Lameira. A casa pertenceu à António Ramos Pinto, produtor de vinhos do Porto e que em 1979 foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto, que transformou o jardim desta quinta no Parque de São Roque e que por uns tempos utilizou a casa como sede do Gabinete de Planeamento Urbanístico do Porto.
Na primeira vez que visitei o Parque de São Roque,  a casa  encontrava-se em estado de degradação. Mas já era  impossível ficar indiferente à beleza daquela arquitetura. Detalhes lindos que só podiam se observados no exterior.

fachada da casa do Parque de São Roque

parede com azulejos

telhões de faiança

Felizmente depois de alguns anos a casa foi totalmente recuperada e hoje é um Centro de Arte que recebe exposições de arte contemporânea. 


jardim de inverno com azulejos e teto em vidro
um dos recantos da belíssima Casa de São Roque


Próximo da casa, ainda encontramos muitos outros pormenores, como fontes bancos, muitas camélias e um miradouro/mirante com uma gruta

miradouro




Se você é um daqueles turistas exploradores, vale a pena conhecer. Por ali vai encontrar marcas de outros tempos e pode fazer um bom passeio por mais de  4 hectares de área verde. E se vive no Porto,  a sugestão é descobrir ou redescobrir o Parque de São Roque, assim como admirar um verdadeiro patrimonio que é a casa da Quinta da Lameira, com arte moderna à mistura.

Parque de São Roque

Travessa das Antas, próximo da estação do metro Estádio do Dragão
ou
Rua de São Roque da Lameira -  autocarros/ônibus 700, 800 e 801

Horário:
Inverno: 8 às 19h
Verão: 8 às 20h




Conheça outros espaços ao ar livre lindos no artigo que escrevi sobre Parques e Jardins  do Porto









Comentários

  1. Que beleza...não há palavras para classificar o PATRIMONIO NATURAL, arquitectonico...

    ResponderExcluir
  2. Fui la hoje com a minha cadela, uma Cocker de 4 anos que anda sempre de trela e que correu louca de alegria por aquela veredas escadas e relvados. Estava literalmente cheio de gente que aproveitou o domingo para relaxar e fazer um piquenique ,conversar levar as crianças a brincar (o parque infantil estava repleto). Ate miudos havia a tomar banho no "lago" dos re repuxos. Adorei eu a Fiona ( aminha cadela)tambem.Voltaremos ate porque nos fica relativamente perto . Bem haja pela divulgaçao destes recantos bonitos do nosso Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! que maravilha que aproveitaram bem o Parque!!! Fico feliz! Obrigada pelo seu comentário tão gentil! Beijinhos!

      Excluir
  3. Não conhecia...quem o frequenta com alguma regularidade levou-me até lá...Apesar do dia - chuvoso e bastante nublado - fiquei muito bem impressionado...espaço bem tratado e limpo...voltarei com certeza - em dia ensolarado!!!

    ResponderExcluir
  4. Lembro bem que durante o nosso passeio você disse que estava em obras e que ainda não sabia quando reabriria ao público. Mais um belo lugar a ser revisitado no Porto e sempre com novidades! Maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Isabella! reabriu e está linda!!! Vale a pena conhecer na próxima! beijos!

      Excluir
  5. É possível estacionar próximo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário