O Respeito pela Arquitetura no Porto. Parte III.

Esta é a terceira e última publicação sobre o projeto "Respect for Architectura", Porto 2012.
Veja as primeiras publicações aqui: Parte I e Parte II.
O objetivo destas três publicações é mostrar uma parte do projeto, já que as 20 obras merecem ser visitadas pessoalmente, principalmente por quem valoriza os trabalhos de arquitetura no Porto. 
Mais uma vez apresento o mapa que vem sendo distribuído nos postos de informações turísticas, na Ordem dos Arquitectos - Norte ou nas próprias obras deste projeto.

Download do mapa em PDF: aqui
No coração da Baixo do Porto, encontra-se a obra nº 10, que é o 3C Clérigus Café Clube, bem próximo da torre dos Clérigos, na região da vida noturna do centro da cidade.




A informação do projeto, sob a coordenação da arquiteta: Paula Tinoco (Gaape, ldta), é esta:

A instalação do 3C Clérigus Café Clube revelou-se num desafio: conferir a este espaço já transformado anteriormente, a sua identidade própria, pretendendo a conjugação perfeita entre programa e intervenção arquitectónica.
A intenção foi devolver ao espaço algumas das suas características, que tinham sido adulteradas na anterior intervenção, nomeadamente na fachada principal, onde se reproduziu a caixilharia original, e no interior onde se tentou reflectir o ambiente do espaço da época.
Para conferir funcionalidade a um programa de restaurante e simultaneamente bar, sem retirar amplitude e dimensão ao espaço, houve que demolir os pisos existentes, reconstruí-los e consolidar as paredes. Para o piso de entrada se manter amplo, implantou-se a zona de serviço num piso intermédio, onde se colocaram a cozinha e os sanitários.  
A sala de refeições e o bar ficaram interligados visualmente, mas com a diferença de cotas, que surgiu da necessidade da criação do piso intermédio, originou-se uma distinção natural dos espaços. A interligar estes dois níveis implantou-se o balcão de apoio.
As peças de mobiliário soltas, os candeeiros antigos, o contentor que serve de balcão fazem parte duma imagem que pretende ser uma referência ao passado e simultaneamente de modernidade, em constante diálogo e mutação. 

Muito interessante,  as fotos em grande formato numa das paredes que mostram etapas da obra em si ...


E aqui a fachada que foi recuperada como originalmente...



Já a obra nº 13 do mapa, é a Loja Cutipol, localizada junto a uma zona nobre da cidade, rodeada de lojas de marcas famosas, apresenta um projeto moderno. Os expositores e a escada em aço inox quase que são a extensão dos  principais produtos da loja , já que a Cutipol é fabricante talheres de alta qualidade. Projeto de arquitetura de José Carlos Cruz.





Veja aqui os vídeos das obras:

3C Clérigus Café Clube
Loja Cutipol

Arquitetura... mais uma das tantas coisas que o Porto tem de bom! Vale a pena respeitar e valorizar!

Comentários