sábado, 27 de maio de 2017

Caves do vinho do Porto com vistas... para o Porto.

É visita obrigatória para os turistas que passam pelo Porto, mas para mim, também deve ser obrigatória para os locais. Porque visitar as caves do vinho do Porto é saber mais sobre este vinho que é a imagem de marca da cidade e de Portugal.

É numa cave de vinho do Porto que podemos entender mais sobre os mistérios deste néctar dos Deuses e além disso, podemos saber mais a sua história e a história do Porto e da região do Vale do Douro onde estão as Quintas que o produzem.

Mas não é na cidade do Porto que as caves estão localizadas, e sim na cidade logo ali em frente, na outra margem do rio... em Vila Nova de Gaia.


Muitas marcas, proprietárias de imensos armazéns tratam de envelhecer milhões de litros de vinho do Porto, ali naqueles imensos edifícios em granito...


Já disse aqui, várias vezes, que na minha modesta opinião sobre vinhos, penso que quem quer saber mais sobre o vinho do Porto e aprofundar os seus conhecimentos, deve visitar mais do que uma cave (marca). Porque em cada visita, aprendemos sempre algo diferente.
Há muitos pormenores para saber nesta arte de produzir vinhos.

Além de aprender e conhecer, há sempre as excelentes provas ao fim de cada visita, o que também vai nos fazendo saber diferenciar os seus aromas, as cores e os sabores.

Algumas tem salas muito bonitas e especiais para os diferentes tipos de provas, desde as mais simples até as mais completas.

Mas algumas delas, tem terraços fantásticos que nos proporcionam o privilégio de provar o vinho do Porto com vista para... o Porto!



É o ideal para os dias quentes e lindos da Primavera/Verão, mas nas outras estações do ano, se o dia que você fizer a visita estiver bonito, não perca a oportunidade.
Deixo aqui 3 caves do vinho do Porto que pode desfrutar de excelentes vinhos com uma vista que encanta!
Claro que para tudo que tem vista, é preciso subir. Mas a beleza do passeio pelos armazéns e todo o resto... compensa!



1. Graham's

Pertence desde o início à família inglesa Symington que chegou à Portugal em 1820 para produzir vinho do Porto. Os seus armazéns, em Vila Nova de Gaia datam de 1890, e contam a história da família e desta que é uma das mais conceituadas marcas do vinho do Porto.
Em 2012, as caves foram remodeladas, e apresentam um ambiente bastante clean, sem perder o charme dos antigos armazéns.
As vistas das caves, do terraço e do seu restaurante, onde pode desfrutar de excelentes refeições ao almoço ou jantar, são marcada por uma curva do rio Douro, que proporciona estarmos a ver ao mesmo tempo, o rio, as cidades do Porto e de V. N. de Gaia e a Ponte Luis I. Imperdível!



Veja mais sobre as caves Graham's: AQUI
2. Taylor's

Também pertencente à uma família inglesa, a Taylor's também é umas marcas mais conhecidas e conceituadas. Recentemente as caves Taylor's sofreu uma total remodelação e  a sua visita é bastante diferente das demais, porque é toda feita com audioguias.
A prova de vinhos é feita numa ampla sal ao lado dos belos jardins da cave, mas você pode fazê-la no terraço, onde a vista é deslumbrante. Toda a cidade do Porto, o rio e a ponte à sua frente!


Saiba mais sobre a visita nas caves Taylor's: AQUI


3. Churchill's 

Esta é uma marca de vinho do Porto com 35 anos de existência e pode ser considerada nova, se for comparada com  outras que já existem há mais de 200 anos.
O centro de visitas da Churchill's também é menor, comparado as outras marcas mais antigas, mas esta empresa faz questão de manter uma produção menor, preocupando-se em fazer vinhos de excelência.
Além de uma sala de provas muito charmosa, a Churchill´s, nos dias quentes, pode levar as provas ao seu fantástico jardim, onde parece que estamos mesmo em cima do rio Douro e com a cidade mesmo à nossa frente. É para ir sem pressa...



Veja mais sobre o centro de visitas da Churchill's: AQUI
Deixe-se perder pelas ruelas entre os armazéns do vinho do Porto e vá sem pressa... este é um dos privilégios que tem que desfrutar na sua viagem ao Porto. 
E se vive na cidade fica a dica: conviver e celebrar os dias quentes com este vinho que é único e é... do Porto, com vistas para o Porto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário