Caves Burmester. Vinho do Porto, história e vistas para o Porto.

 

Mesinhas de provas de vinho em terraço em frente a ponte Luis I e a cidade do Porto

A Burmester é uma das mais antigas marcas de vinho do Porto. São mais de 300 anos de história que começou como quase todas as marcas inglesas que importavam o vinho do Porto para comercializar na Europa. 
Em 1834, algumas gerações depois que o fundador Henry Burmester se associou a John Nash, John Wilhelm Burmester, chega ao Porto para então dar segmento à marca e à produção dos vinhos a partir da Quinta de Arnozelo no Douro Superior.
Atualmente a marca pertence ao grupo Sogevinus, mas toda a  história se faz presente quando visitamos as caves Burmesters bem ao lado da ponte Luiz I.
Durante o período de confinamento devido à pandemia, a empresa fez um longo levantamento de objetos e património histórico e enriqueceu o circuito da visita guiada às caves com um espaço museológico.

balseiro de vinho do Porto e máquina antiga

Logo à entrada nos deparamos com o balseiro mais antigo da marca. É de 1883 e foi oferecido à Gustavo Burmester como dote de casamento.

máquina e retrato  antigos em cave de vinho do Porto

As caves Burmester ainda mantém a construção original e os seus barris de castanheiro estão distribuídos por todo o percurso da visita, nas condições ideais para o envelhecimento do vinho do Porto. Pouca luz e humidade que é reforçada com pontos de fontes de água, vindos dos altos de Vila Nova de Gaia. O circuito da visita guiada vai sempre nos presenteando com vistas incríveis para o Douro e para o Porto. É uma cave muito ao estilo tradicional.

barris de vinho do Porto encostados em parede de pedra junto à janela

balseiros de vinho do Porto em cave

janela com vista para a ponte Luis I e a cidade do Porto


 Máquinas e ferramentas antigas, documentos, fotos, rótulos antigos e vários objetos, contam a história da marca, das pessoas e do trabalho que sempre foi árduo e persistente para produzir os vinhos do Porto e do Douro. 
A visita termina com provas de vinhos na ampla sala de provas.

espaço museológico das caves Burmester


painéis com fotos e documentos no espaço museológico das caves Burmester


sala de provas de vinhos das caves burmesters

Nos dias com bom tempo há um espaço muito bucólico para provas ao ar livre com uma vista espectacular para o rio, a ponte e a cidade do Porto. Emoldurado por videiras.

terraço com mesinhas e bancos cobertos com videiras na margem do rio Douro


mesinha de vidro com reflexo da ponte Luis I e cidade do Porto

A novidade das caves Burmester é a opção de solicitar uma visita privada, onde o seu grupo será conduzido por um guia exclusivo. Além disso a visita inclui o acesso à garrafeira vintage  da marca e as provas são feitas num terraço privado especial, protegido de qualquer mal tempo e também com uma vista de perder o fôlego.

garrafas antigas empilhadas nas caves Burmester
a garrafeira vintage da Burmester

sala envidraçada com copos de vinho do porto e chocolate com vistas para a ponte Luis I e a cidade do Porto

mão de mulher segurando um copo de vinho do Porto com o nome das caves Burmester


As visitas podem ser agendadas diretamente no site da Burmester ou pode ser incluídas no Tour do Vinho do Porto um dos Passeios com Sotaque Brasileiro.

Caves Burmester
Largo Luis I
Vila Nova de Gaia
tl. +351 913 288 994


Comentários