A biblioteca pessoal de Amy WhineHouse na Livraria Lello.
A famosa Livraria Lello além de ser conhecida por ser a livraria mais bonita do mundo, e só por isso já é um ótimo motivo para ser visitada, reúne fãs à sua volta por vários motivos.
O mais conhecido é a relação da sua icónica escada em espiral que nos remete às aventuras de Harry Potter e seu grupo de amigos.
Em conjunto com a Fondation Antoine de Saint-Exupéry, a Livraria mantém desde 2022 a Sala Temática Le Petit Prince para os admiradores do Pequeno Príncipe ou Principezinho como é conhecido em Portugal.
Um espaço lúdico com edições em vários idiomas e vários acessórios alusivos a este que é o livro mais vendido no mundo.
Já para o público mais adulto, no piso superior da livraria, a Sala José Saramago é visita imperdível.
Inaugurada em 2021, esta parceria com a Fundação José Saramago dedica um espaço para o único escritor português a receber o Prémio Nobel da Literatura, com edições especiais e uma exposição de alguns objetos pessoais e fotografias da trajetória deste que é um orgulho para a literatura portuguesa.
Ver mais sobre o espaço José Saramago neste artigo do blog.
Em 2025, é a vez da Livraria Lello encantar os fãs de Amy Winehouse que já podem conhecer um pouco mais desta cantora tão icónica que nos deixou precocemente.
A Livraria adquiriu mais de 200 livros que pertenceram à cantora. A relação dela com os livros ia mais além do que o prazer da leitura. Muitos dos livros apresentam sinais de uso intenso, com manchas de café, ceras de velas, marcas de água e muitas anotações.
"Não adquirimos a biblioteca de Amy Winehouse pelo seu valor histórico, mas pelo que representa - uma artista que encontrou nos livros refúgio, inspiração e uma voz para além da música." refere Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello.
![]() |
foto: Livraria Lello |
Este espólio ficará exposto na Sala Gemma, que é um espaço exclusivo dedicado às joias literárias mais valiosas da Livraria. Ali podem ser encontrados manuscritos, primeiras edições e edições que marcaram diferentes épocas, como o Principezinho (O Pequeno Príncipe) de Antoine de Saint-Exupéry, Pride and Prejudice, de Jane Austen, The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde, Madame de Bovary, de Gustave Flaubert, Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes e outros.
![]() |
A intimista Sala Gemma |
Na Sala Gemma, leitores, investigadores e amantes da literatura podem fazer uma imersão nas histórias por detrás de algumas obras mais emblemáticas a nível mundial.
Saima mais sobre os tesouros da Sala Gemma e como visitá-la: AQUI
Comentários
Postar um comentário