A biblioteca pessoal de Amy WhineHouse na Livraria Lello.

 

Escada em epiral e várias estantes de livros da Livraria Lello

A famosa Livraria Lello além de ser conhecida por ser a livraria mais bonita do mundo, e só por isso já é um ótimo motivo para ser visitada,  reúne fãs à sua volta por vários motivos.
O mais conhecido é a relação da sua icónica escada em espiral que nos remete às aventuras de Harry Potter e seu grupo de amigos.

Em conjunto com a Fondation Antoine de Saint-Exupéry, a Livraria mantém desde 2022 a Sala Temática Le Petit Prince para os admiradores do Pequeno Príncipe ou Principezinho como é conhecido em Portugal.
Um espaço lúdico com edições em vários idiomas e  vários acessórios alusivos a este que é o livro mais vendido  no mundo.

Vários livros e assessórios do Principezinho na sua sala da Livraria Lello
Sala Le Petit Prince (foto: Livraria Lello)

 
Já para o público mais adulto, no piso superior da livraria, a Sala José Saramago é visita imperdível.
Inaugurada em 2021, esta parceria com a Fundação José Saramago dedica um espaço para o único escritor português a receber o Prémio Nobel da Literatura, com edições especiais e uma exposição de alguns objetos pessoais e fotografias da trajetória deste que é um orgulho para a literatura portuguesa.


Fotos e livros de José Saramago em estantes na sua sala na Livraria Lello


Ver mais sobre o espaço José Saramago neste artigo do blog

Em 2025, é a vez da Livraria Lello encantar os fãs de Amy Winehouse que já podem conhecer um pouco mais desta cantora tão icónica que nos deixou precocemente.
A Livraria adquiriu mais de 200 livros que pertenceram à cantora. A relação dela com os livros ia mais além do que o prazer da leitura. Muitos dos livros apresentam sinais de uso intenso, com manchas de café, ceras de velas, marcas de água e muitas anotações. 

"Não adquirimos a biblioteca de Amy Winehouse pelo seu valor histórico, mas pelo que representa - uma artista que encontrou nos livros refúgio, inspiração e uma voz para além da música." refere Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello.

Vários livros da biblioteca de Amy Winehouse expostos em estantes na Sala Gemma da Livraria Lello da
foto: Livraria Lello



Anotações de Amy Winehouse em um livro da sua biblioteca
foto: Livraria Lello


Este espólio ficará exposto na Sala Gemma, que é um espaço exclusivo dedicado às joias literárias mais valiosas da Livraria. Ali podem ser encontrados manuscritos, primeiras edições e edições que marcaram diferentes épocas, como o Principezinho (O Pequeno Príncipe) de Antoine de Saint-Exupéry, Pride and Prejudice, de Jane Austen, The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde, Madame de Bovary, de Gustave Flaubert, Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes e outros.

teto, extantes com livros e ecrã com imagem da escda da Livraria Lello na Sala Gemma
A intimista Sala Gemma

Na Sala Gemma, leitores, investigadores e amantes da literatura podem fazer uma imersão nas histórias por detrás de algumas obras mais emblemáticas a nível mundial.

Saima mais sobre os tesouros da Sala Gemma e como visitá-la: AQUI
 


Comentários