Livraria Lello x Time e a nova sala José Saramago.

 

vitral da Livraria Lello e os painéis da intervenção artística What makes a Nobel

Quem visitar a Livraria Lello a partir de Junho de 2021, além de estar diante de uma das livrarias mais bonitas do mundo vai poder apreciar uma instalação artística que destaca os escritores vencedores do Prémio Nobel da Literatura, e também muitos que não venceram mas que  mereciam ter recebido a icónica medalha. Vai poder conhecer também um novo espaço dedicado ao único escritor de língua portuguesa que foi Nobel da Literatura: a Sala José Saramago.

A instalação Livraria Lello x Time: What makes a Nobel é composta de 12 painéis que reproduzem algumas das capas da revista Time com escritores que ganharam o Nobel de Literatura e outros que apesar de não terem sido distinguidos, são referenciados pelo seu contributo à cultura e ao pensamento humano. Esta instalação que nasceu da parceria da Livraria Lello com a revista Time  é de autoria do diretor criativo da revista norte-americana,   D.W. Pine que na manhã do dia 01 de Junho de 2021, quando ainda era demasiado cedo em Nova Iorque, se fez presente a partir de participação virtual e juntou-se à Pilar del Río, presidente da Fundação  José Saramago, José Luís Peixoto, escritor português, vencedor do Prémio Saramago e a diretora executiva da Lello, Aurora Pinto.

Pilar Del Río, Aurora Pinto, jornalista, José Luis Peixoto, D.W. Pine e Sofia Escobar


Ele aceitou o desafio do projeto que tem por objetivo levantar a discussão: como no meio de tantos escritores tão reconhecidos se faz um Nobel, e por que não homenagear alguns que não ganharam, mas... poderiam ter ganho? 
D.W. Pine destacou ainda a curiosidade dos surgimento das instituições serem na mesma época, no princípio do séc. XX.
 A Livraria Lello em 1906, a Revista Time em 1923 e o primeiro Prémio Nobel da Literatura que foi atribuído em 1901. 
Resultado da sua pesquisa para este projeto, o criativo destacou uma curiosidade que também me chamou a atenção: nas primeiras edições da revista Time, que na altura tinham apenas 32 páginas, metade dos anúncio publicitários eram referente a livros e a secção sobre livros aparecia sempre a seguir às notícias nacionais e internacionais.

Mas quem sobe as icónicas escadas da Livraria Lello, além de apreciarem a intervenção artística What Makes a Nobel vai se deparar com a sala José Saramago concebida em parceria com a Fundação José Saramago que exibe um exemplar de como seria a capa da revista Time com o Nobel da Literatura português de 1998, assim como vários objetos pessoais do escritor e uma série de edições antigas e reeditadas das suas obras que estarão disponíveis na livraria.

Painel com a capa da Time com José Saramago

Pilar del Río a mostrar objetos pessoais de José Saramago
Pilar del Río, a mostra-nos os pertences do seu eterno marido na sala José Saramago.

Objetos pessoais de José Saramago

 

capa do livro Ensaio sobre a Cegueira, edição da livraria Lello
Ensaio sobre a Cegueira - tão atual em tempos de pandemia.

José Saramago é um autor conhecido no mundo todo, suas obras são traduzidas em mais de 30 idiomas. 

"Em todas as suas maravilhosas meditações  em torno da tristeza das nossas vidas está sempre presente o espírito do riso a acenar-nos para que prossigamos. O que ele conseguiu, alarga a possibilidade da existência." - Harold Bloom, "Fond Farewwells", Time, Junho, 2020. 

E nós agora no Porto, temos o privilégio de estarmos mais próximos de Saramago na sala que recebeu o seu nome na Livraria Lello.

Imperdível!

Leia aqui outros artigos sobre a Livraria Lello:

É mais que uma livraria... é um templo!

110 anos. O restauro da fachada e do vitral da Livraria Lello.

Livraria Lello. Porque visitar?


Livraria Lello
Rua das Carmelitas, 144 Porto


Comentários

O Porto encanta nas redes sociais: