Os vinhos da Quinta das Carvalhas, no melhor do Vale do Douro.

Mão feminina segurando um copo de vinho diante de uma imagem de barris de vinho

 Num país que produz vinhos de norte a sul, leste a oeste incluindo as Ilhas dos Açores e da Madeira, podemos dizer que por cá o vinho é rei.
Faz parte do dia a dia dos portugueses e principalmente é quase impossível um turista que nos visita não se encantar com os vinhos servidos nas suas refeições e com a vasta opção de programas de enoturismo um pouco por toda a parte.

Os eventos de vinho também passaram a fazer parte do calendário português e tem sido raro o mês em que eles não acontecem.
Eventos grandiosos, alternativos, pequenos e intimistas são muitos e cada produtor escolhe a melhor maneira ou a que mais lhe interessa para apresentar os vinhos que estão lançando no mercado naquele ano.

Um dos últimos que participei e me encantei foi o Portfólio Tasting da Real Companhia Velha que  num dia agradavelmente preenchido apresentou apresentou na parte da manhã as Novidades da Quinta das Carvalhas (doc Douro) e na parte da tarde, um verdadeiro Portfólio Tasting de vários dos seus principais vinhos.

seis copos de vinho em cima dos nomes dos vinhos a serem provados , com o texto provas terroirs,  Quinta das Carvalhas e um QRCode

  
O meu preferido? Tinta Francisca 2020.

Varis pessoas sentds em várias mesas com provas de vinhos
Apresentação na emblemática cave da Real Companhia Velha em Vila nova de Gaia



r garrafas de vinhos da Quinta das Carvalhas
Branco: Quinta das Carvalhas 2023 – amostra de lote
Tintos: Quinta das Carvalhas Tinta Francisca tinto 2020
Quinta das Carvalhas Vinha do Eirol tinto 2021
Quinta das Carvalhas Reserva tinto 
Quinta das Carvalhas Vinhas Velhas tinto 2020
foto: Real Companhia Velha




Uma mão feminina segurando uma garrafa de vinho Quinta de Cidrô
Quinta de Cidrô  um dos Portifólio Tasting

A apresentação das Novidades foi feita por Pedro O. Silva Reis (diretor da Real Companhia Velha), Jorge Moreira da enologia e Álvaro Martinho Lopes da viticultura. Este último, um grande apaixonado e profundo conhecedor do Vale do Douro, e que fala daquele lugar e dos vinhos produzidos na Real Companhia Velha  com sabedoria e paixão. Para mim, estas são as palavras que  traduzem as pessoas que trabalham no Vale do Douro.

Homem explicando sobre vinhos com vários copos de vinhos à sua frente e nas costas uma tela com imagem de vinhas
Álvaro Martinho Lopes

A maneira como foram apresentados estes vinho foi muito original. Imagens da Quinta das Carvalhas, que eu conheço bastante por ir lá muitas vezes com os turistas brasileiros, mostravam a localização das parcelas de vinhas utilizadas para a produção do vinho em prova: o terroir, a exposição solar, a altitude e tudo o que o caracteriza. 

slides de power point com imagens das vinhas da Quinta das Carvalhas e uma garrafa de vinho da Quinta das Carvalhas com o descritivo da ficha técnica
foto: Real Companhia Velha

aqui a localização de algumas vinhas velhas

Vale lembrar que a Quinta das Carvalhas é uma das 5 quintas pertencentes à Real Companhia Velha, uma empresa familiar e 100% portuguesa, num universo onde existem produtores de diversas nacionalidades, um grande número de ingleses, mas também os franceses e brasileiros inclusive).

É uma Quinta que tem origens desde 1759 e por isso possui uma grande área de vinhas velhas com idade aproximada dos 100 anos. Ela é uma das maiores do Vale do Douro.

A Real Companhia Velha foi fundada em 1756 pelo rei D. José I e desde 1960 é gerida pela família Silva Reais. Uma marca emblemática, que vale a pena ser conhecida, não só através dos seus vinhos, mas através da Quinta das Carvalhas no Alto Douro Vinhateiro e nas caves do vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.
Pode também conhecer mais sobre a história do vinho do Porto e da Real Companhia Velha num outro espaço fantástico em Vila Nova de Gaia, que é o Museu 17.56 e na sequencia, logo no piso superior, desfrutar dos vinhos do portfólio da Real Companhia Velha  no Enoteca 17.56 que une gastronomia e vinho  em espaços únicos com a fantástica vista para o rio Douro e o Porto. Veja mais: AQUI 

Todas as informações dos vinhos e quintas da Real Companhia Velha, aqui: realcompanhiavelha.pt

A magia do Vale do Douro no seu melhor: bons vinhos, ótimas pessoas.






 

Comentários