Uma visita às caves da Real Companhia Velha.

 

prédio antigo com fachada branca escrito em preto Real Companhia Velha e alguns vasos de árvores na frente

A mais antiga empresa de vinho do Porto.

A história desta emblemática marca de vinho do Porto confunde-se com a própria história do vinho do Porto. Ela surge em 1756 quando o Marques do Pombal, no reinado de D. José I, demarca a região do Vale do Douro, onde o vinho é produzido e regulamenta a produção do mesmo instituindo a Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, também conhecida como Real Companhia Velha.
Sob o comando de homens escolhidos pelo próprio reino, a Companhia tinha o objetivo de recuperar a qualidade e o prestígio do vinho do Porto perdidos há alguns anos.
O séc. XIX foi determinante para o crescimento da produção e da qualidade do vinho do Porto, a Companhia passa a ser sociedade anónima e desde 1960 pertence à família Silva Reis.
E são nos grandes armazéns situados em Vila Nova de Gaia que os vinhos do Porto da Real Companhia Velha envelhecem em pipas, tonéis ou balseiros para depois serem engarrafados.

Balseiros e vinho e algumas mangueiras na cave da Real Companhia Velha

A visita guiada percorre os corredores que são verdadeiros locais de trabalho e onde vemos  funcionários a circular por entre os barris e sob a supervisão da imagem do seu precursor, o Marquês do Pombal.


Todos os detalhes nos remetem aos tempos antigos. Mas um vídeo exibido antes do início da visita guiada mostra a atualidade da Real Companhia Velha e suas Quintas produtoras no Vale do Douro.


zulejos antigos azule branco alusivos ao cultivo de vinho

marco de granito escrito Feitoria 1758

Imagem de uma vinícola com uma grande casa branca ao centro

E por falar em quintas no Vale do Douro, a Quinta das Carvalhas é uma das quintas da Real Companhia Velha que gosto de acompanhar os viajantes brasileiros nos tours ao Vale do Douro. 
Ela fica no Pinhão, a minha região preferida daquele vale e tem uma belíssima sala de provas de vinhos, não só do Porto mas do Douro também.

Nas caves da Real Companhia Velha há vários tipos de provas  e é possível também conhecer a garrafeira onde estão guardados vinhos vintage seculares. Um lugar surpreendente!

algumas garrafas bem antigas junto à uma factura de 1814
Aqui um lote de 1814


Quato copos com vinho junto à quatro garrafas de vinho do Porto da Real Companhia Velha


Mas a Real Companhia Velha também é moderna. E tem uma sala de provas para grupos privados muito charmosa e de muito bom gosto, assim como o Museu  17.56 e o belíssimo restaurante Enoteca que fiam bem na margem do rio Douro, também em Vila Nova de Gaia.


sala verde com algumas mesesas randes, várias cadeiras e garrafas de vinhos em prateleiras


As caves da Real Companhia Velha ficam afastadas dos demais armazéns de vinho do Porto que ficam próximo do rio, mas são de fácil acesso para quem não se importa em dar uma boa caminhada ou mesmo usar o metro. Basta usar a linha amarela e descer na estação General Torres.
Se for de carro tem estacionamento gratuito

mapa do google maps indicando a Real Companhia Velha em Vila Nova de Gaia

É importante fazer reserva.
Todas as informações o site: realcompanhiavelha.pt/enoturismo/caves/
 
Quer fazer um tour para saber mais sobre o vinho do Porto quando estiver aqui na cidade?
Passar um dia memorável no Vale do Douro?

Comentários