O Reservatório do Porto e os vestígios arqueológicos da cidade.
 
Este espaço que pertence ao Museu da Cidade do Porto fica fora do Centro Histórico próximo à Foz do Douro junto a uma das entradas do Parque da Pasteleira.
Poucas pessoas visitam este parque que está "escondido" entre o famoso  Parque de Serralves e o rio Douro mas que tem uma boa área verde que emoldura o edifício que no final do século XIX foi um grande reservatório de água pertencente à rede pública de fornecimento de água da cidade. 
![]()  | 
| Parque da Pasteleira | 
Desde a década de 1990 o edifício entrou em estado de abandono, foi recuperado em 2017 mantendo a sua arquitetura original e desde 2021 volta a ser um reservatório mas dos vestígios arqueológicos que contam a história da cidade do Porto.
Por entre os arcos da construção belíssima deste Reservatório, o visitante pode circular por  peças de vários períodos desde o Paleolítico até a época Contemporânea.
Eu sou uma amante de ruínas e vestígios arqueológicos por isso foi uma agradável surpresa conhecer este espaço e que faço questão de voltar. Há muito para ver. 
Um dos aspectos interessantes é a maneira como tudo está arquivado neste enorme depósito.
Em prateleiras gradeadas, algumas com as imagens do trabalho feito pelos arqueólogos no respectivo terreno onde as peças foram recolhidas.
![]()  | 
| Aqui uma das últimas intervenções arqueológicas nas obras da nova linha do metro do Porto | 
Uma exposição curiosa conta a história de uma acidente que envolveu uma carroça no Campo de Mija Velhas o atual Campo 24 de Agosto .
Visitei o Reservatório num fim de semana, e não pude presenciar o trabalho dos arqueólogos em suas próprias mesas repletas de objetos em estudo. E por falar em estudos, existe por lá uma biblioteca exclusiva dedicada a arqueologia.
Se é amante deste assunto, pode ver alguns vestígios arqueológicos em vários locais da cidade do Porto. Veja neste post AQUI.
E no  Reservatório do Porto. Vale muito  a visita, é uma espécie de museu de arqueologia.
Todas as informações sobre horários, preços e como chegar: AQUI














Comentários
Postar um comentário