No restaurante Culto ao Bacalhau juntam-se histórias e experiências.

 

Vária mesas e cadeiras na porta de um restaurante e uma placa escrita: Bem-vindo Por favor dirija-se até a nossa recepção


No piso superior do famoso Mercado do Bolhão, uma placa dá-nos boas-vindas porque somos realmente bem recebidos no restaurante Culto ao Bacalhau, que não é só uma homenagem a este produto que compõe todos (ou quase todos) os pratos apresentados no menu, mas também é um tributo à história de um povo resistente e irreverente que precisou de muita coragem para ir buscar o bacalhau em águas frias e muito distantes, mas também  criatividade o suficiente para transformá-lo em receitas que ficam inesquecíveis nas memórias dos portugueses e dos muitos estrangeiros que nos visitam e que são poucos os que se vão embora sem provar o icónico "bacalhau português". 

Irreverência, resistência e criatividade são algumas das muitas qualidades do chef Rui Martins que está à frente do Culto ao Bacalhau, mas que faz questão de destacar a importância de todos os chefs que trabalham consigo e que preparam tudo com a mesma dedicação e maestria.


E foi à conversa com o chef Rui Martins que posso garantir que desfrutei uma das experiências gastronómicas mais incríveis que tive no Porto. Principalmente por saber que muito do Culto ao Bacalhau é também uma homenagem à sua avó que tinha uma mercearia numa aldeia nos arredores do Porto e era uma cozinheira de mão cheia. Remeteu-me a minha história de família, quando a minha avó materna tinha uma pensão em Rio de Moinhos, próximo de Satão e também levou toda a sua sabedoria culinária para o Brasil e lá era a grande cozinheira da família, que na grande cidade de São Paulo, não esquecia dos sabores da terra que ficou do outro lado do oceano. 
Nem preciso dizer que foi um almoço com emoções à mistura.

E o bacalhau é mesmo isso, é uma comida afetiva, cheia de memórias de famílias, de tempos difíceis para os portugueses em Portugal ou em outras partes do mundo quando se viram obrigados à ir. 
O bacalhau é a identidade de um povo.  

Tudo no Culto ao Bacalhau é  pensado ao pormenor. A decoração  tem um ar nórdico mas os apontamentos que nos remetem à  mercearia da avó e seus utensílios de época, trazem as memórias portuguesas ao espaço.

Duas mesas de restaurante próximas a uma grande janela de vidro

uma mesa de restaurante para duas pessoas junto a uma grande janela


duas prateleiras antigas na parede, uma base de ferro antiga e dois talheres pretos e um prato com um pouco de bacalhau a brás e

Das entradas às sobremesas, o tributo é ao bacalhau. Desde as receitas tradicionais até as criações do chef Rui Martins exclusivas para este restaurante, nada nos passa indiferente. Por isso eu disse no início que estamos diante de uma verdadeira experiência que idolatra este produto: o bacalhau.

três tacinhas com comida dentro e três colheres

uma taça com risoles, um prato com bolinhos de bacalhau abertos ao meio e uma taça com feijão fradinho

 
um prato com dois bolinhos de bacalhau abertos ao meio
Alguém já  lhe serviu bolinhos de bacalhau abertos?
Nas entradas já percebemos a diferença do que virá a seguir.


laminados de bacalhau fumado com alcaparras
Este Laminado de Bacalhau Fumado com Alcaparras é único

A tradição está no menu representada por pratos conhecidos como o  Bacalhau ao Zé do Pipo e o Bacalhau à Brás, mas o chef Rui Martins vai mais além com a Caldeirada de Bochechas de Bacalhau à Africana e  o Arroz de Bacalhau com Ostras e muito mais. Tudo acompanhado com uma seleção de vinhos, azeites e vinagres cuidadosamente escolhidos para uma perfeita harmonização.

uma mão de mulher segurando um coo de vinho do Porto com garrafa de vinho com rótulo Culto Tawny 20 anos

mão segurando uma garrafa de vinho com rótulo escrito culto


Não se assuste e deixe-se surpreender pois as sobremesas também podem ter bacalhau, como por exemplo este Mil Folhas de Bacalhau com Doce de Ovos e Gelado de Baunilha:

prato preto estilizado com sobremesa ao centro
para encerrar esta experiência com chave de ouro

No piso superior do restaurante existe uma mesa exclusiva onde pode presenciar todo o trabalho da cozinha aberta e desfrutar de sugestões do chef que estará conversando diretamente com você e seu grupo trocando ideias e informações sobre o que está a preparar para vocês.
Momentos especiais.

escada e paredes em betão e janela ao fundo

duas mesas com pratos e talheres em frente ao balcão de cozinha

panelas e forno a lenha aceso com a porta aberta


uma mulher com uma máquina fotográfica e 4 homens sorrindo num balcão de cozinha
Cozinha aberta e super simpática com o chef Noel Freitas que estava no comando na ocasião da minha visita

Tudo isso com o Mercado do Bolhão aos pés, para uma visita por entre as bancas dos vendedores após o almoço ou antes do jantar.

foto panorâmica do mercado do bolhão no Porto
Saiba mais sobre o Mercado do Bolhão neste post do blog


O Culto ao Bacalhau faz parte do Grupo Prumo onde lê-se também Brasão Cervejarias
Veja a minha visita ao Brasão Antas aqui.

Fica a sugestão para quem está no Porto ou vem visitar a cidade. 
Complemente a sua visita ao incrível Mercado do Bolhão com esta grande homenagem ao bacalhau:

Culto ao Bacalhau
Piso Galeria do Mercado do Bolhão
Rua Formosa, 322 loja R8

Comentários

  1. Linda reportagem sobre o restaurante

    ResponderExcluir
  2. Contagem regressiva para chegar no Porto e experimentar essa novidade!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas... Deu vontade e vou reservar pra ir com mãe e irmãs e depois passear no Bolhão...

    ResponderExcluir
  4. Ansiosa para retornar ... incrível este lugar ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário