Cervejaria Brasão. Das melhores francesinhas ao requintado bom gosto.

 

prato em cerâmica com francesinha e ovo por cima e travessa de batatas fritas

Uma marca com identidade.

E esta identidade tem nome: Sérgio Cambas, que há nove anos abriu a primeira Cervejaria Brasão na região dos Aliados. Ainda no centro do Porto abriu o Brasão Coliseu e depois seguiu em direção ao mar na Foz no Porto e em Salgueiros em Vila Nova de Gaia.
Há pouco mais de um mês abriu o quinto restaurante Brasão, desta vez na região das Antas, muito próximo ao Estádio do Dragão e de onde partilho neste artigo uma verdadeira experiência gastronómica. 

O jovem empresário do Norte de Portugal, Sérgio Cambas também é a cara do antigo restaurante Paparico um dos melhores que o Porto já teve e que prá já fechou as suas portas para voltar num outro momento. 
Porque o momento atual é de dedicação a marca  Brasão e a outros projetos.

porta aberta com um Brasão e as palavras Brasão Antas, dentro é possível ver piso hidráulico, balcão e copos e garrafas expostos

fachada de restaurante de madeira e vidro com pessoas mo interior e escrito Brasão Antas

Como todos os outros espaços, o Brasão Antas é lindo e tem uma esplanada fantástica no piso superior. Está localizado numa região que eu adoro, próximo da Avenida dos Combatentes, na minha opinião uma das ruas mais bonitas do Porto e também a poucos passos do Estádio do Dragão, do Parque e da Casa de São Roque, e em frente à emblemática Praça Velásquez, lugares que estão no meu coração,
assim como a Francesinha do  Brasão. Apesar de ser um assunto polémico, porque cada portuense tem a sua francesinha preferida na cidade, a do Brasão é a minha preferida e tem sempre agradado aos viajantes brasileiros que me perguntam onde comer o famoso prato típico do Porto.

No  Brasão Antas conheci a "Francesinha à Antiga", ou seja a tradicional francesinha preparada da maneira original, com carne assada e acompanhada  por enchidos, queijo e o molho "dos Deuses". Harmonizada com uma cerveja artesanal IPA by Browers produzida especialmente para o Brasão.

mão de mulher segurando um  copo de cerveja artesanal
Para uma não apreciadora de cervejas,
rendi-me a esta. É mesmo boa!!

 Claro que por lá encontram-se as mais variadas cervejas, desde as locais até as artesanais e internacionais e ainda bons cocktails, sangrias, vinhos e espumantes.
Mas o  Brasão não é só francesinhas. Tem uma série de carnes, petiscos, saladas e o bom  bacalhau também está presente, além de sobremesas divinas.


pratos com chips, pães, manteigas e azeitonas e alguns talheres
pães, manteigas e chips de arroz com picante
pratos com saladas e um com bife tártaro com ovo
saladas e bife tártaro


pratros em madeiras com risoles, e cebola frita e algumas tacinhas com molhos
rissol de carne, cogumelo e trufa, rissol picante e cebola frita

pratos cerâmicos com mousse de chocolate e tarte de queijo
Mousse de chocolate e Tarte de Limão Merengada

Tudo isso em espaços bonitos e de extremo bom gosto. A decoração segue o mesmo estilo em todas os restaurantes com a presença dos materiais em  madeira, ferro forjado, pedra, piso hidráulico, cerâmicas e livros. Lugares agradáveis para estar e desfrutar.

mesa posta para dois lugares e vários pratos cerâmicos na parede

várias mesas e cadeiras e plantas na esplanada da Cervejaria Brasão Antas

piso hidráulico, balcão em pedra e madeira copos pendurados e uma pessoas no balcão


mesa com copos usados, guardanapos de pano, talheres e ao fundo estante com livros e peças de decoração

Não posso deixar de falar do atendimento que sempre foi um dos pontos altos do Brasão. O grupo é feito de pessoas envolvidas, apaixonadas e que gostam de servir estas tão boas opções e que agora estão sob o comando do famoso chef da cidade, Rui Martins.

E é ele que está também envolvido no novo projeto do Sérgio Cambas: o Culto. Na verdade serão vários Cultos,  mas o primeiro será o Culto ao Bacalhau, o novo restaurante que abrirá em breve no renovado Mercado do Bolhão, onde o bacalhau será o assunto do início ao fim. Mas em breve eu falo sobre ele por aqui.

Para já fica a sugestão da melhor francesinha da cidade e não só:

Brasão
Consulte os horários, menus e informações de cada restaurante e faça sua reserva em:

Comentários