O que fazer no Natal e na Passagem de Ano no Porto em 2022.

 
FAchadas de prédios com luzes de Natal nas varandas e janelas , lzes de natal na rua e pessoas a circular

E arredores também.

|Atualizado em 30/12/22 - Devido ao mau tempo, as comemorações ao ar livre na Passagem do Ano foram canceladas|

Depois de 2 anos com diversos períodos de restrições e festas reduzidas devido a pandemia Covid -19, a programação de Natal e da Passagem do Ano no Porto em 2022 está com muitas opções
Entre as semanas que antecedem o Natal e o Dia de Reis, 06 de Janeiro, os dias são intensos no Porto e na verdade por todo o país. 
Os portugueses adoram o Natal e não é por acaso. São dias para se estar com a família. Os que vivem fora do país regressam para matar as saudades e os que vivem em outras partes do país viajam para estar com as famílias em suas cidades de origem.

Mas muitos turistas aproveitam esta época para visitar Portugal e o Porto. 
Para este ano, segundo o presidente da entidade do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, a região já tem quase 70% dos hotéis e alojamentos ocupados. É o turismo voltando em grande depois de 2 anos muito complicados. Segundo esta entidade os turistas brasileiros juntam-se aos espanhóis, franceses, alemães e norte-americanos como os que mais procuram a região nesta época.

Por isso, preparei uma série de sugestões para você que vem do Brasil e quer saber o que tem de melhor para ver e fazer no Natal e Passagem de Ano por aqui:

1. Árvore de Natal da cidade, luzes de Natal, animações de rua, mercadinhos, concertos   e Fogos de Artifício na virada do ano:

Todos os anos, a Câmara Municipal do Porto concentra a maioria das festividades da cidade na Av. dos Aliados, mas este ano em virtude das obras de uma nova linha de metro que está dificultando a circulação por lá, aconteceram algumas mudanças. A Árvore de Natal permanece acesa em frente à Câmara Municipal do Porto  no alto da Avenida dos Aliados.
A grande novidade é que todas as outras atividades como mercadinho de Natal, aimações, atrações para crianças e muito mais, estão acontecendo nos Jardins do Palácio de Cristal que recebeu o nome de Palácio de Natal



Mas a Câmara Municipal promete animação um pouco por todo lado. Além do Palácio de Natal, os mercadinhos de Natal também  vão acontecer próximo à Estação de São Bento e  na Praça da Batalha.
No Mercado do Bolhão também vão acontecer vários eventos muitos deles dedicados às famílias. Veja aqui a programação: agenda de Natal no Bolhão.
Os dias que antecedem o Natal serão surpreendidos por apresentações musicais e animações pelas ruas do Porto também.

Pra os mais jovens, no Queimódromo, que é um espaço dedicado a grandes concertos ao ar livre junto ao Parque da Cidade, bandas e cantores portugueses vão se encarregar da animação. Tem aqui a localização do Queimódromo: https://goo.gl/maps/yxgoW2m2eeyr3B8X8 (cancelado)

Já os fogos de artifício na comemoração da chegada do Ano Novo que sempre surgem a partir da torre da Câmara Municipal do Porto, este ano serão transferidos para a Praça da República. Veja aqui a localização: https://goo.gl/maps/K3skZAiheiWiG1g7A (cancelado)

Mas o Natal vai estar acontecendo em outros locais da cidade, com temas culturais, gastronomicos, tradicionais e religiosos também.
Muitos deles em espaços fechados protegidos do frio e da chuva que tem se apresentado nestes dias de início de Inverno: 


2.  Os eventos da Torre e Igreja dos Clérigos:

Para o mês de Dezembro, Natal, Ano Novo e Dia de Reis a Igreja e Torre dos Clérigos preparam uma série de apresentações e eventos todos gratuituos.

Cartaz de programaçao de Natal da Igreja dos Clérigos


Veja todas as informações e detalhes de cada evento: no site da Igreja dos Clérigos

3. Os presépios da Igreja dos Carmelitas

Nesta Igreja que é famosa por estar separada da Igreja do Carmo pela Casa Escondida ( a casa mais estreita do Porto), todos os anos acontece uma exposição linda de presépios.
Bem, os presépios são os verdadeiros símbolos do Natal e muitas pessoas no mundo são colecionadoras de presépios. Esta exposição apresenta diversos tipos de presépios nos vários altares da igreja. Desde os mais clássicos aos modernos e também os mais sofisticados e simples.
Aproveite também para visitar o museu desta igreja. A entrada fica do lado esquerdo do altar-mor você vai se surpreender.

vários presépios sobre um pano amarelo
  

4. O Pequeno Príncipe ou o Principezinho na Livraria Lello

Conhecido em Portugal como o Principezinho, o Pequeno Príncipe ou Le Petit Prince de Antoine de Saint-Exupéry é o tema no Natal da Livraria Lello.  Este é o livro mais vendido em todo o mundo e inspira os seus leitores há 80 anos. Surgiu de uma encomenda ao autor de um conto de Natal no ano de 1942 mas  só foi  lançado em Abril de 1943.
A Livraria Lello em parceria com a Foudation Antoine de Saint-Exupéry comemora o Natal com uma exposição e uma sala dedicada ao Principezinho.




Mais informações no site da Livraria Lello

5. O Natal no Museu da Misericórdia do Porto com os aromas da Castelbel

Este ano o Museu da Misericórdia do Porto em parceria com a Castelbel, uma famosa marca de sabonetes, cremes e aromas decorativos, apresenta a Sala de Natal onde podemos conhecer  a Maquineta de Presépio da Igreja do Colégio de Nossa Senhora da Esperança.
A  peça foi totalmente restaurada e apresenta-nos fragâncias produzidas pela Castelbel que também preenche todos os espaços do museu com os seus fantásticos aromas.
A programação de Natal do MMIPPO vem repleta de ótimos concertos na Igreja da Misericórdia:

Cartaz com a foto de um presépio e com a programação de Natal do Museu da Misericórdia do Porto

6. Concertos de Natal na Sé do Porto.

E por falar em concertos não há nada mais emocionante do que um concerto de Natal dentro de igrejas. E os concertos na Sé do Porto garanto que são lindos!

cartzes de dois concertos de Natal na Sé do Porto, com imagens e toda a programação

7. Música para o Natal na Casa da Música

Não é uma igreja ou catedral mas é dos melhores lugares para se ouvir um concerto. A Casa da Música foi feita para isso. É um lugar onde respira-se música e ouve-se os melhores concertos na cidade. 
Orquestras, coros e maestros prepararam vários concertos para este mês.

cartas com luzes de natal escrito Música para o Natal


Todas as informações e compras de bilhetes no site da Casa da Música

8. WOW - Um mundo virado para o Natal e a Passagem de Ano

O WOW - Word of Wine é o quarteirão cultural que esta localizado em Vila Nova de Gaia, com as melhores vistas para o Porto e com muita coisa para ver e fazer. Sete museus, vários restaurantes, lojas e galeria e que no Natal vai estar ainda mais preenchido de atividades como: mercadinho de natal, ateliers, workshops, apresentações musicais e muita animação.
Se correr ainda poderá reservar algum dos restaurantes que estarão abertos na noite de Natal.

A Passagem de Ano também promete no WOW, com todos os restaurantes a apresentar menus para a festa e muita animação.





9. Comboio/Trem Histórico até Ermesinde para ver a maior árvore de Natal do país

Esta é uma oportunidade única de fazer uma viagem de comboio/trem à moda antiga. À vapor.
A partir da Estação Porto São Bento, numa viagem de aproximadamente 30 minutos você chega em Ermesinde onde pode visitar a árvore de Natal mais alta de Portugal e também aproveitar toda anmação natalícia a sua volta.
As datas de saídas deste comboio especial são: 17,18,22 e 30 de Dezembro e 07 e 08 de Janeiro.
Todas as informações e compra de bilhetes no site da CP

Cartaz de divulgação do Comboio Histórico de Natal para ver a maior árvore de Natal de Portugal



10. Natal em Matosinhos e na Maia

Duas cidades nos arredores do Porto que trazem muita animação no Natal com ótimos mercados de artesanato, muita iluminação, e atrações para toda a família. 
Este ano, Matosinhos apresenta a Aldeia de Natal para as famílias

cartaz com alguns enfeites de natal escrito Aldeia de Natal e o horário


Na Maia a grande atração é a pista de gelo e o carrocel parisiense, mas a programação é extensa e pode ser acompanhada no site VisitMaia.





11. Missa do Galo na Igreja da Lapa

Se você não dispensa a missa do Galo na noite de Natal, poderá assisti-la na Igreja da Lapa a lindíssima igreja onde está depositado o coração e D. Pedro IV o I Imperador do Brasil.

programação de Natal da Igreja da Lapa

12. Restaurantes

Para o Natal é um pouco mais difícil encontrar restaurantes abertos mas não é impossível. Já para o Ano Novo praticamente todos estarão abertos. 

Se você procura algo mais sofisticado tanto para o Natal ou Passagem de Ano, vai encontrar nos hotéis 5 estrelas: SheratonYeatmanIntercontinentalCrowne Plaza.

Na plataforma The Fork pode procurar quais os restaurantes estarão abertos nestas datas e fazer diretamente a reserva.

13. Tour no Centro Histórico 

Vamos fazer um Passeio Guiado pelo Centro Histórico? Nesta época muitas empresas não disponibilizam tours, mas por aqui no o Porto encanta  o trabalho continua!   
Informações e disponibilidade de datas: oportoencanta@gmail.com


Fique atento porque nos dias de Natal e de Ano Novo, muitas atrações fecham, por isso antes de se deslocar para o lugar que você quer conhecer, procure no site do local para verificar se vai estar aberto.

E por fim, deixe-se encantar por esta época tão bonita na cidade!

Comentários

  1. Rita, ainda é vc que está aí? Minha filha está indo com o marido e minhas netas para o Porto. Mandei pra ela um POST antigo sobre um tour dos azulejos e ela ficou muito interessAda. Ainda é posso ela? Vc tem outras atividades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nisia! Sim estou por aqui. Ela pode me contatar pelo email: oportoencanta@gmail.com ou pelo whats app +351964062130

      Excluir

Postar um comentário