O "Douro mais Sustentável" no Dia do Vinho do Porto.


Um palco com um ecrã, um painel com foto do Douro, mesa e microfne

Uma palavra que o turismo vai passar a usar cada vez mais é: sustentabilidade.
É uma  realidade e não há o que contrariar,  os viajantes e os destinos vão ter que mudar os seus comportamentos diante das alterações que estamos a enfrentar em todos os sentidos, desde as climáticas até as sociais e económicas.

E o IVDP,  Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, escolheu o Dia do Vinho do Porto para distinguir o que melhor se faz em viticultura, enologia e enoturismo, através  do prémio "Douro + Sustentável". Uma oportunidade para olharmos com mais atenção para quem já está se preocupando com o meio ambiente ao fazermos as nossas escolhas em viagens, nomeadamente ao Douro Vinhateiro.

Desde 2014 o IVDP tem comemorado o Porto Wine Day - Dia do Vinho do Porto - a 10 de Setembro, o dia que em 1756, foi criada a mais antiga região demarcada  e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro.

uma mão apoiada numa mesa de almoço, segurando um reprodução do documento da região demarcada do Douro



Este ano, no dia da comemoração dos 266 anos desta demarcação,  acompanhei a cerimónia que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Secretária de Estado do Turismo, diversas autoridades e jornalistas, para conhecer os  premiados que já estão adotando boas práticas ambientais, sociais e económicas,  visando proteger a região e o seu património. 
Ficam aqui os premiados a título de sugestão para quem vem visitar esta que é para mim, a região vinícola mais bonita de Portugal.

presidente do IVDP a falar no microfone com um painel com foto do Douro atrás
Gilberto Igrejas - Presidente do IVDP

Ministra da Agricultura a discursar no microfone com foto do Douro atrás
Maria do Céu Antunes - Ministra da Agricultura



Quinta dos Murças

Vencedora da categoria viticultura, possui um projeto centrado na biodiversidade e no estado ecológico das vinhas e sua área  envolvente, nas boas práticas de gestão entre a fauna e a flora e na dinâmica  entre potenciais pragas e fauna auxiliar.

uma casa com piscina à margens do rio Douro e o vale de vinhas na outra margem
foto: Quinta dos Murças


João Rosa Alves, enólogo da Menin Wine Company

Jovem, com apenas 30 anos de idade, este é um dos mais promissores enólogos do país e assina os vinhos da  da Menin Wine Company, de propriedade de dois brasileiros apaixonados pelo Douro e pelos vinhos : Rubens Menin e Cristiano Gomes, e ganhou o prémio na área  Enologia.
A empresa criou um programa de apoio ao desenvolvimento da comunidade local, dirigindo-se a instituições com projetos em prol do desenvolvimentos social, económico e cultural da região.

enólogo João Rosa Alves a falar ano microfone com painel com foto do Douro atrás
enólogo João Rosa Alves


Quinta do Portal

Premiada na categoria Enoturismo, a Quinta do Portal uniu a vinha e o vinho com a Casa das Pipas e a Casa do Lagar, onde é possível se hospedar por entre as vinhas do Douro e saborear uma ótima refeição que une os sabores e as receitas tradicionais da região, através do chef Milton Ferreira.
Para além disso, o armazém de envelhecimentos do vinho tem a assinatura do arquiteto contemporâneo  Álvaro Siza Vieira, que tem um revestimento exterior todo em cortiça, outro elemento totalmente sustentável que encontramos em Portugal.

fachada do armazém da Quinta do Portal revestida de cortiça


Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO)

Trata-se da união de 19 municípios da região do Douro, focada em promover o Douro internacionalmente, sob o lema All Around Wine, All aound Douro, sendo assim eleita a Cidade Europeia do Vinho em 2023. E por isso recebeu o prémio na categoria Revelação.


Várias pessoas com copo de vinho do Porto na mão em palco com fotos do Douro atrás


Este foi apenas o início de vários eventos que comemoraram o Dia do Vinho do Porto em 2022.
E no dia 01 de Outubro, um Sunset no Cais de Gaia vai chegr ao consumidor final através de uma grande festa cm a participação de mais de 30 produtores de vinho do Porto.
Veja mais informações em: ivdp.pt 

Conheça os vinhos e  visite as Quintas do premiados pelo "Douro + Sustentável".
Saiba mais:

Conheça também  os projetos da CIMDOURO, dentre eles o Passaporte Douro, que incentiva fazer turismo por toda aquela região tão fantástica de vinhos, património, cultura e sustentabilidade:














Comentários

  1. Essa região é belíssima! A questão da sustentabilidade é cada vez mais importante. Quero ver para onde você nos levará na próxima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário