O "Douro mais Sustentável" no Dia do Vinho do Porto.
Uma palavra que o turismo vai passar a usar cada vez mais é: sustentabilidade.
É uma realidade e não há o que contrariar, os viajantes e os destinos vão ter que mudar os seus comportamentos diante das alterações que estamos a enfrentar em todos os sentidos, desde as climáticas até as sociais e económicas.
E o IVDP, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, escolheu o Dia do Vinho do Porto para distinguir o que melhor se faz em viticultura, enologia e enoturismo, através do prémio "Douro + Sustentável". Uma oportunidade para olharmos com mais atenção para quem já está se preocupando com o meio ambiente ao fazermos as nossas escolhas em viagens, nomeadamente ao Douro Vinhateiro.
Desde 2014 o IVDP tem comemorado o Porto Wine Day - Dia do Vinho do Porto - a 10 de Setembro, o dia que em 1756, foi criada a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro.
Este ano, no dia da comemoração dos 266 anos desta demarcação, acompanhei a cerimónia que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Secretária de Estado do Turismo, diversas autoridades e jornalistas, para conhecer os premiados que já estão adotando boas práticas ambientais, sociais e económicas, visando proteger a região e o seu património.
Ficam aqui os premiados a título de sugestão para quem vem visitar esta que é para mim, a região vinícola mais bonita de Portugal.
Gilberto Igrejas - Presidente do IVDP |
Maria do Céu Antunes - Ministra da Agricultura |
Quinta dos Murças
Vencedora da categoria viticultura, possui um projeto centrado na biodiversidade e no estado ecológico das vinhas e sua área envolvente, nas boas práticas de gestão entre a fauna e a flora e na dinâmica entre potenciais pragas e fauna auxiliar.
foto: Quinta dos Murças |
João Rosa Alves, enólogo da Menin Wine Company
Jovem, com apenas 30 anos de idade, este é um dos mais promissores enólogos do país e assina os vinhos da da Menin Wine Company, de propriedade de dois brasileiros apaixonados pelo Douro e pelos vinhos : Rubens Menin e Cristiano Gomes, e ganhou o prémio na área Enologia.
A empresa criou um programa de apoio ao desenvolvimento da comunidade local, dirigindo-se a instituições com projetos em prol do desenvolvimentos social, económico e cultural da região.
enólogo João Rosa Alves |
Quinta do Portal
Premiada na categoria Enoturismo, a Quinta do Portal uniu a vinha e o vinho com a Casa das Pipas e a Casa do Lagar, onde é possível se hospedar por entre as vinhas do Douro e saborear uma ótima refeição que une os sabores e as receitas tradicionais da região, através do chef Milton Ferreira.
Para além disso, o armazém de envelhecimentos do vinho tem a assinatura do arquiteto contemporâneo Álvaro Siza Vieira, que tem um revestimento exterior todo em cortiça, outro elemento totalmente sustentável que encontramos em Portugal.
Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO)
Trata-se da união de 19 municípios da região do Douro, focada em promover o Douro internacionalmente, sob o lema All Around Wine, All aound Douro, sendo assim eleita a Cidade Europeia do Vinho em 2023. E por isso recebeu o prémio na categoria Revelação.
Este foi apenas o início de vários eventos que comemoraram o Dia do Vinho do Porto em 2022.
E no dia 01 de Outubro, um Sunset no Cais de Gaia vai chegr ao consumidor final através de uma grande festa cm a participação de mais de 30 produtores de vinho do Porto.
Veja mais informações em: ivdp.pt
Conheça os vinhos e visite as Quintas do premiados pelo "Douro + Sustentável".
Saiba mais:
Conheça também os projetos da CIMDOURO, dentre eles o Passaporte Douro, que incentiva fazer turismo por toda aquela região tão fantástica de vinhos, património, cultura e sustentabilidade:
Essa região é belíssima! A questão da sustentabilidade é cada vez mais importante. Quero ver para onde você nos levará na próxima!
ResponderExcluirVamos organizar!
Excluir