Caves Fonseca. Uma Experiência.
Diferente das caves tradicionais que estão estabelecidas em Vila Nova de Gaia, onde o vinho do Porto é armazenado e envelhecido, a marca Fonseca apostou num conceito diferente de visita e bastante interessante ao qual chama de Experiência Fonseca, onde o visitante não precisa agendar e pode fazer a visita sozinho, explorando cada espaço desta cave que proporciona uma série de experiências. Assim tem mais liberdade para dedicar mais atenção ao tema que mais lhe interessa.
A visita começa com uma "viagem" ao Vale do Douro nas Quintas do Panascal, Santo António e Cruzeiro onde estão as vinhas que produzem os vinhos do Porto Fonseca, passando pelas histórias deste vinho tão emblemático e da origem da marca, até um espaço dedicado aos famosos vinhos vintage da Fonseca, tudo muito bem sinalizado para que não falte nenhuma informação para quem percorre a cave por sua conta. Mas também é possível solicitar por e-mail e com antecedência, uma visita guiada se assim preferir.
Desde 1815 a marca Fonseca é gerida por famílias que viveram e vivem o mundo do vinho do Porto com intensidade e paixão. Foi fundada pelos Fonsecas e Monteiros, depois foi liderada pelos Guimaraens e a partir de metade do séc. XX até hoje é gerida pelos Yeatmans e seus descendentes.
Os atuais produtores dos vinhos Fonseca pertencem ao grupo que instalou em Vila Nova de Gaia o complexo cultural a volta do vinho: WOW - World of Wine e por isso as caves estão ali bem ao lado.
As caves Fonseca ocupam os antigos armazéns da marca Ofley e na visita podemos observar que boa parte do traçado original dos armazéns foram mantidos. E chamo a atenção para as imensas janelas que vamos encontrando no decorrer da visita com as melhores vistas para o Porto e para o rio Douro.
Mas a interatividade também está presente num imenso painel para descobrirmos aromas dos diversos tipos de vinhos do Porto da Fonseca.
Os vinhos do Poro Fonseca tem uma longa tradição em produzir excelentes vinhos vintage, a categoria mais apreciada deste tipo de vinho, porque é o único vinho que continua a envelhecer na própria garrafa.
Em 1840 a Fonseca produziu o seu primeiro vinho do Porto vintage e desde então foram vários anos que os vinhos foram classificados como vintage e por isso, nas caves existe uma imensa sala dedicada à esta categoria, onde há mesas exclusivas para grupos que queiram fazer provas de vinhos vintage e onde uma série de garrafas guardadas à "sete chaves" podem ser vistas numa espécie de cave das caves.
Os vinhos da marca Fonseca estão presentes em mais de 30 países. Desde 1910 as exportações foram fortemente impulsionadas e muitos documentos estão expostos por lá, e que despertam a nossa curiosidade.
As visitas tem um custo de 10 euros e na sala de provas podemos experimentar o famoso Fonseca Bin 27, um vinho elaborado através de um lote de vinhos reserva.
É um dos vinhos mais consumidos da Fonseca, principalmente no mercado norte-americano.
Tem um sabor bastante frutado e diferente dos vinhos vintage que devem ser consumidos no mesmo dia ou poucos dias a seguir da garrafa ter sido aberta, o Bin 27 não precisa ser consumido tão rapidamente e atende um público que gosta de apreciar um bom vinho que pode ser guardado por mais tempo depois de aberto.
Mas naquela sala agradável e com paredes de pedras seculares, também é possível pedir uma série de vinhos para provar, incluindo os vintages emblemáticos, além de várias acompanhamentos disponíveis no menu para se estar por lá bons momentos a provar vinhos do Porto.
Se não retende visitar as caves mas quer conhecer os vinhos da Fonseca, também pode ir diretamente à sala de provas e desfrutar!
Afinal, o conceito é mesmo esse: fazer você mesmo a sua própria experiência.
Uma visita diferente e vinhos especiais. Vale a pena!
Rua do Choupelo, 84 - V. N. de Gaia
Todos os dias das 11 às 19h
Comentários
Postar um comentário