A exposição Warhol, pessoas e coisas.

 Vários quadros com fotos a preto e branco expostos em duas paredes brancas


Na belíssima Casa São Roque

O Parque de São Roque  fica na região oriental da cidade a poucos passos do Estádio do Dragão e esteve fechado  para obras desde Novembro de 2021 até Junho de 2022.
Aproveitei os dias quentes deste Verão para revê-lo uma vez que é um dos meus parques preferidos da cidade. Tranquilo, com ótimas sombras, tem um lindo labirinto, recantos ao estilo de um autentico jardim romântico do séc. XIX e agora ganhou um novo miradouro para apreciarmos uma vista diferente do rio Douro e dos arredores do Porto.

um miradouro perto de árvores, com vista para o rio Douro e várias  construções



Ir ao Parque de São Roque também é sinónimo de ver uma das mais belas casas do séc. XIX do Porto, que pertenceu ao produtor de vinhos do Porto Ramos Pinto e que agora é um Centro de Arte Contemporânea.

uma instalação e arte moderna por sobre um pis cerâmico e uma porta trabalhada de vidro ao fundo



Até Janeiro de 2023 é possível  ver a exposição Warhol, pessoas e coisas, dedicada ao grande artista  do movimento pop art Andy Warhol e a influência que exerceu sobre novos artistas internacionais e portugueses também.

uma mão segurando um Panfleto da exposição Warhol, pessoas e coisas com os nomes de vários artistas

Não é uma exposição onde vamos encontrar seus trabalhos mais conhecidos. Estes já estiveram presentes no Porto em 2000 no Museu de Serralves.
O que a Casa São Roque Centro de Arte em colaboração com a Mishkin Gallery / Baruch College da City University of New York traz para o Porto desta vez, é uma série de trabalhos feitos em Pollaroid e  filmes produzidos pelo próprio Warhol. Uma exposição de trabalhos ainda não apresentados onde entramos muitas vezes na intimidade do artista.
Além de fotos que ficaram à margem das suas obras mais conhecidas também é possível ver dois  dos seus filmes mais icónicos de longa duração. São eles: Kiss (1963-1964) e Chelsea Girls (1966).

expositor com duas câmaras Pollaroid, várias capas de disco e de revistas


A exposição também apresenta trabalhos de mais 10 artistas nacionais e internacionais, amigos de Andy Warhol ou ainda artistas que se inspiraram na sua arte, suas  técnicas e maneiras de comunicar.

instalação artísticas expostas sobre um piso cerâmico e uma porta de vidro trabalhada ao fundo

Junta-se a tudo isso, uma casa fantástica que foi completamente restaurada para abrigar este Centro de Arte e que vale a pena percorrer cada espaço com um olho na exposição, outro nos pormenores da arquitetura de Marques da Silva, o mesmo arquiteto da Estação de São Bento.


Vários quadros expostos em duas salas com estuques trabalhados

muler fazendo selfie no espelho com algumas instalações artísticas ao redor


uma cadeira em frente à uma pequena televisão numa sala de piso cerâmico visto através de duas portas de madeira


No jardim também pode desfrutar de um bom vinho ou ler um bom livro de arte que ficam à disposição no bar da Casa São Roque.



Arte moderna, uma casa oitocentista e um jardim estilo romântico. Tudo reunido para passar bons momentos numa parte não tão explorada pela maioria dos turistas... e dos locais também.


Exposição Warhol, pessoas e coisas até 31 de Janeiro de 2023

Casa e Parque São Roque
Rua São Roque da Lameira, 2092

Próximo à estação do metro Estádio do Dragão



Comentários