A exposição Warhol, pessoas e coisas.
Na belíssima Casa São Roque
O Parque de São Roque fica na região oriental da cidade a poucos passos do Estádio do Dragão e esteve fechado para obras desde Novembro de 2021 até Junho de 2022.
Aproveitei os dias quentes deste Verão para revê-lo uma vez que é um dos meus parques preferidos da cidade. Tranquilo, com ótimas sombras, tem um lindo labirinto, recantos ao estilo de um autentico jardim romântico do séc. XIX e agora ganhou um novo miradouro para apreciarmos uma vista diferente do rio Douro e dos arredores do Porto.
Ir ao Parque de São Roque também é sinónimo de ver uma das mais belas casas do séc. XIX do Porto, que pertenceu ao produtor de vinhos do Porto Ramos Pinto e que agora é um Centro de Arte Contemporânea.
Até Janeiro de 2023 é possível ver a exposição Warhol, pessoas e coisas, dedicada ao grande artista do movimento pop art Andy Warhol e a influência que exerceu sobre novos artistas internacionais e portugueses também.
Não é uma exposição onde vamos encontrar seus trabalhos mais conhecidos. Estes já estiveram presentes no Porto em 2000 no Museu de Serralves.
O que a Casa São Roque Centro de Arte em colaboração com a Mishkin Gallery / Baruch College da City University of New York traz para o Porto desta vez, é uma série de trabalhos feitos em Pollaroid e filmes produzidos pelo próprio Warhol. Uma exposição de trabalhos ainda não apresentados onde entramos muitas vezes na intimidade do artista.
Além de fotos que ficaram à margem das suas obras mais conhecidas também é possível ver dois dos seus filmes mais icónicos de longa duração. São eles: Kiss (1963-1964) e Chelsea Girls (1966).
A exposição também apresenta trabalhos de mais 10 artistas nacionais e internacionais, amigos de Andy Warhol ou ainda artistas que se inspiraram na sua arte, suas técnicas e maneiras de comunicar.
Junta-se a tudo isso, uma casa fantástica que foi completamente restaurada para abrigar este Centro de Arte e que vale a pena percorrer cada espaço com um olho na exposição, outro nos pormenores da arquitetura de Marques da Silva, o mesmo arquiteto da Estação de São Bento.
Arte moderna, uma casa oitocentista e um jardim estilo romântico. Tudo reunido para passar bons momentos numa parte não tão explorada pela maioria dos turistas... e dos locais também.
Exposição Warhol, pessoas e coisas até 31 de Janeiro de 2023
Casa e Parque São Roque
Rua São Roque da Lameira, 2092
Próximo à estação do metro Estádio do Dragão
Comentários
Postar um comentário