Festival In Spiritum 2021. Mais uma viagem no tempo através da música e do património.

 

pessoas sentadas nos bancos de igreja românica e coro no altar a apresentar canto gregoriano

Aconteceu neste mês de Dezembro mais uma edição do  In Spiritum, o Festival de Música do Porto que existe desde 2014  e que leva para alguns edifícios emblemáticos da cidade, uma programação musical que de alguma maneira converge com o tempo e o espaço onde os concertos acontecem.

Neste ano assisti duas apresentações que me levaram a uma viagem musical e temporal desde o séc. VI até o séc. XXI.
A primeira aconteceu na Igreja Românica de Cedofeita. 
Do primitivo templo dos anos 500 resta apenas a localização, mas na igreja com arquitetura de estilo românico que hoje vemos, ainda é possível encontrar vestígios dos séculos IX, X e XIII.

Fachada da Igreja Românica de Cedofeita

Pessoas sentadas nos banco de igreja românica

detalhes da arquitetura de igreja românica

pormenor de uma inscrição em pedra de igreja românica


Ambiente perfeito para receber o Coro Gregoriano de Lisboa dirigido por Armando Possante desde 2011 mas que já existe desde 1989 e que apresentou um programa de homenagem à Nossa Senhora, com peças retiradas de várias liturgias ao longo do ano.
Vestidos como monges, os elementos do Coro Gregoriano de Lisboa entraram e saíram da igreja a cantar, fazendo-me sentir num claustro típico dos antigos mosteiros quando os mesmos saíam das suas celas para trabalhar, orar e cantar.

Dando um salto para o séc. XXI, o concerto que encerrou o Festival In Spiritum 2021 aconteceu no belíssimo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Um edifício de arquitetura contemporânea, que tem a particularidade de ser revestido com mais de um  milhão de azulejos brancos hexagonais.
Um edifício de 2015 e que já recebeu vários prémios, devido ao seu arrojado estilo arquitetónico.

vão central do Terminal de Cruzeiros de Leixões

pormenor dos azulejos brancos hexagonais do Terminal de Cruzeiros de Leixões e quadros pendurados na parede

detalhes da arquitetura moderna do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e um barco ao fundo



Com o  céu e o mar como pano de fundo, o guitarrista Joaquim Santos Simões trouxe um programa que  chamou de Memória e escolheu peças musicais de Toru Takemitsu, B. Britten e Hans W. Henze inspirado em edificações arquitetónicas que se integram e harmonizam com a Natureza envolvente.
Foi um momento mágico ouvir a sua apresentação com a paisagem exterior a nos envolver. Ora com a passagem de um veleiro, ora com o voo de uma gaivota e alguns momentos de nevoeiro que se aproximava e se afastava do mar, num autentico ballet.

pessoas assitindo apresentação de guitarrista com parede de vidro e o mar do lado de fora


Na página do Facebook do Festival In Spiritum você pode apreciar os belíssimos vídeos de cada uma das cinco apresentações desta edição de 2021. Assim como pode ficar atento quando acontecerá a próxima edição, porque para o ano há mais!

Não perca pois este é um festival que está sempre a surpreender. Músicas especiais em locais  também especiais.


Comentários