A arquitetura moderna e bela do Porto no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Daqueles que impressionam pelo tamanho...
Em Julho de 2015 foi inaugurado um edifício arrojado para receber os passageiros que desembarcam destes cruzeiros e que tem como destino a cidade do Porto.
Confesso que quando aquela construção começou a surgir, eu olhava para ela um pouco desconfiada. Ao longe, o formato não me chamava a atenção. Eu sabia que se tratava do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, mas tudo mudou quando eu efetivamente fiz uma visita guiada ao edifício.
foto: amigos da Vela Blog / Sigarra.up.pt |
Visitei o Terminal no fim da press trip #oDoutroChama, organizada pela AETUR
E que grata surpresa!
Adoro quando isto acontece. E claro aconteceu da melhor maneira quando me deparei com uma arquitetura moderna, arrojada e com a utilização da nada mais nada menos do que 1 milhão de azulejos hexagonais brancos!!
Para uma apaixonada por azulejos como eu, não é preciso dizer que o Terminal de Cruzeiros me conquistou por aí. Mas o edifício é muito mais do que isso.
Este projeto do arquiteto Luís Pedro Silva, impressiona pela modernidade, pelas curvas e pela grandiosidade. Não é por acaso que mal foi inaufgurado e já foi premiado na categoria "Edifícios Comerciais ou Institucionais com mais de 1.000 m2" pela Revista AZ Awards.
Um espaço fantástico para receber passageiros do mundo inteiro, com conforto e segurança.
Com vistas para o que Matosinhos tem de melhor, o mar e a chegada diária dos peixes frescos.
Além do terminal de passageiros, o edifício abriga o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto - é o Polo do Mar da Universidade do Porto, e podemos ver por lá muita gente a trabalhar em investigações científicas.
E ainda muitos gabinetes do próprio Porto de Leixões(APDL).
Tudo distribuído em 3 pisos em aproximadamente 1500 metros quadrados de área útil.
Com espaços de uma beleza única.
No Terminal de Cruzeiros também acontece uma série de eventos ao longo do ano e no seu exterior, no topo do edifício, encontramos a "cereja no topo do bolo" que é um anfiteatro ao ar livre, seguindo as formas curvilíneas e a utilização dos azulejos brancos.
próximo do meio-dia, no Verão, é certo que o branco até pode parecer um exagero, mas dá para imaginar que tudo muda durante cada horário do dia em cada estação do ano |
Com o mar e as cidades de Matosinhos e do Porto à volta.
Porque a arquitetura do Porto encanta.
Um trabalho incrível de um arquiteto portuense.
Do Porto para o mundo!
Veja aqui todas as informações para as visitas guiadas que só acontecem aos Domingos:
O Porto realmente encanta!
ResponderExcluir