Os 500 anos das Rua das Flores em exposição.

 

Expaço de exposições do Museu da Misericórdia do Porto

Passagem e Permanência é o nome da exposição que recorda os 500 anos da Rua das Flores e fica até 28 de Fevereiro de 2022 no Museu da Misericórdia do Porto.
Quem é apaixonado por aquela rua tão charmosa, que por várias vezes já referi neste blog, não pode deixar de visitar porque a exposição está completa e recheada de informações. 
É incrível como aquela rua tão movida de turistas, artistas de rua, comércio, restaurantes e hotéis já tem 500 anos. Posso dizer que nos 16 anos que estou no Porto, presenciei uma das suas importantes transformações que ocorreram na década passada.


A exposição está dividida em 3 partes,  em vários espaços do belíssimo Museu da Misericórdia do Porto:

1. A Rua como Forma

A Rua de Santa Catarina das Flores, seu nome original, foi aberta no espaço onde se encontravam as hortas dos Bispos e no auge da Idade Média quando o Porto ainda era apenas composto de estreitas ruelas e chega como um sinal de modernidade. E logo atrai as elites da cidade. E passa a ser a rua de maior movimento  que unia a zona alta da cidade e a Ribeira.


fotos das marcas da roda do martírio de Santa Catarina


Ainda encontramos em algumas fachadas a roda do martírio de Santa Catarina, que sinalizavam a propriedade das mesma.

E foi na Rua das Flores que instalou-se a Misericórdia do Porto.

2. A corrente do Povo aos seus negócios

Aqui. a exposição dá destaque aos muitos negócios que por lá passaram. Nomeadamente as ourivesarias que em 1890 chegaram a ser 39, todas do lado impar da rua.
Mas não só. As livrarias, lojas de tecidos, casas de fotografias, chapeleiros, alfaiates e outros também são lembrados. Incluindo uma tipografia, onde uma das máquinas foi trazida do Museu Nacional da Imprensa para a exposição.

maquina de tipografia exposta na exposição dos 500 anos da Rua das Flores

 
placa de publicidade de uma das antigas lojas  da Rua das Flores


balança de jóias em exposição

É da Ourivesaria Eduardo Carneiro, um negócio que já vai na quarta geração, a balança utilizada desde o início e que foi cedida para a exposição, assim como vários outros objetos de outros comerciantes da rua. 

placa de exposição com foto de homens sentados em frente a uma loja da Rua das Flores


guia da exposição dos 500 anos da Rua das Flores
José Ferreira e Silva na visita guiada à exposição na ocasião da sua inauguração


3. A Rua Liquida

É neste espaço que a exposição traz as memórias e os testemunhos de tantos indivíduos de tantas partes do mundo que pela Rua das Flores passaram e passam. Antes como parte dos negócios e  das famílias  que pertenceram àquela rua. E hoje, como turistas de passagem e novos comerciantes, artistas e portuenses que adoram por lá passar.
Uma chamada de atenção para a passagem de D. Pedro II Imperador do Brasil, que numa das suas visitas ao Porto foi recepcionado com um Arco do Triunfo na tão importante Rua das Flores.

espaço de exposição no Museu da Misericórdia do Porto


homem observando exposição dos 500 anos da Rua das Flores no Museu da Misericórdia do Porto


Todas estas memórias estão num local tão emblemático, o Museu da Misericórdia do Porto que conta tão bem a história desta instituição e da sua importância para a cidade.


500 anos da Rua das Flores - Passagem e Permanência
Até 28/02/22
Horários e Preços:






Comentários