Concertos de Natal On Line

Coro e orquestra a se apresentar na Igreja de Matosinhos


Este ano foi um ano que não queremos guardar nas nossas memórias. Depois de tantos acontecimentos desde que a Pandemia provocada pelo virus Covi-19 paralisou o mundo a partir dos primeiros meses de 2020 e transformou a vida de muitas pessoas certamente vai ser um Natal diferente. Tanto pelas marcas que tem deixado como com a incerteza que ainda paira no ar diante da preocupação em conter o aumento do contágio, este Natal deve ser com poucas pessoas, sem muitos contatos físicos e com todos os cuidados que já estamos nos habituando no decorrer destes longos meses.

Para trazer um pouco de magia na sua noite de Natal, separei alguns Concertos de Natal que habitualmente acontecem presencialmente em algumas igrejas do Porto e região  e que este ano acontecem sem a presença do público, mas que  estão sendo disponibilizados on line para podermos assistí-los na segurança das nossas casas.

A minha sugestão é que você assista junto com a sua família na noite de Natal em uma tela/ecrã grande e com um bom dispositivo de som para poder assim desfrutar a beleza dos locais onde estes concertos são realizados. Monumentos importantes aqui no Porto e região que tornam-se ainda mais bonitos com a música natalina à mistura.


1. Concerto de Natal da Sé do Porto

Em pleno altar-mor da belíssima Catedral do Porto, a Orquestra do Atlântico (ensemble de cordas) e o Coro da Sé Catedral do Porto, apresentam-nos um lindo concerto com um repertério dedicado ao Natal.



2. Concerto de Natal na Igreja do Senhor de Matosinhos

A mesma Orquestra do Atlântico em conjunto com o Ensemble Vocal Pró Música apresentam na Igreja do Senhor de Matosinhos, a Missa em Dó Maior de Bethoven Op.86.
É uma oportunidade de ouvir está linda peça musical por entre os arcos da igreja que possui um dos mais bonitos  altar-mor de talha dourada da região e  que apresenta o que seria  a imagem mais antiga de um Cristo crucificado, datada do séc. XIII.


 


banner divulgando os serviços e parcerias do o Porto encanta
Parcerias e serviços


 3. Concerto de Órgão da Igreja dos Clérigos

Todos os dias ao meio-dia de Portugal, é habitual um concerto de órgão ibérico na Igreja dos Clérigos. Quem está por perto ou visitando a igreja neste horário é sempre agraciado com um concerto tocado neste instrumento tão presente nas igrejas  barrocas portuguesas.
No dia 23 de Dezembro deste ano, o concerto será transmitido em direto através da página do facebook da Torre dos Clérigos, com um repertório dedicado à época natalícia.

órgãos ibéricos no altar da Igreja dos Clérigos e dois organistas
O concerto ficárá disponível na página do Facebook

4. Concerto de Natal do Orfeão CCO de Vila do Conde

Com a Igreja de Matriz de Vila do Conde como cenário, o Coro do Orfeão CCO desta vila que fica a 25 Km do Porto, fará dois concertos. O primeiro no dia 21 de Dezembro às 21:45 h de Portugal e no dia 25 de Dezembro às 17 h de Portugal. Também serão transmitidos através da página do Facebook.


interior da igreja matriz de Vila do Conde
Oportunidade de conhecer a linda Igreja Matriz de Vila do Conde através do concerto tranmitido na página do Facebook


5.  Concerto de Natal e Aniversário da Fundação Casa de Mateus

A Fundação Casa de Mateus, em Vila Real organizou um concerto para assinalar o seu 50º aniverário e o Natal. Apesar de estar localizada ao Norte de Portugal, este concerto aconteceu na Igreja das Chagas em Lisboa com o Americantiga Ensemble apresentar o bonito programa entitulado: " A viagem na polifonia entre Portugal e Brasil no séc. XVIII: origens e influências. 





Músicas que nos tocam o coração em lugares a apreciar!

Espero que todos passem um Bom Natal com saúde e na esperança de tempos melhores!!


Banner de publicidade de produtos e serviços no o Porto encanta




Comentários