A Casa do Cinema Manoel de Oliveira

painel interativo sobre cinema

Uma referência ao cinema, em mais um espaço da Fundação de Serralves



A Fundação de Serralves reúne num só espaço, arte, cultura,  arquitetura, natureza e lazer. 
Os enormes jardins são uma das melhores opções para passeios em pleno coração da cidade,   e que reúnem diversas instalações artísticas espalhadas por toda a área verde.
O Museu de Arte Contemporânea, um edifício projetado pelo arquiteto  Álvaro Siza Vieira, abriga o ano todo diversas exposições de arte moderna, assim como a Casa de Serralves.
Vale lembrar, que tudo começa através da construção desta casa que pertenceu a um grande empresário do Norte de Portugal, cujos jardins fazem parte da sua propriedade que depois de anos, passa então a pertencer ao estado português, que transforma todo este "complexo" na Fundação de Serralves.
A garagem desta casa que no início do séc. XX, pertenceu ao Conde de Vizela,  sofre então no séc. XXI uma intervenção  arquitetonica também pelo projeto de Siza Vieira, e nasce então, em meados de 2019 mais uma casa. Desta vez a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, que virá ser um local de referência para o cinema moderno na cidade do Porto.

FAchada da Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Edifício da Casa do Cinema Manoel de Oliveira


 Manoel de Oliveira 

O grande cineasta portuense que viveu 106 anos, sempre a trabalhar e a produzir, é o grande cicerone desta casa cujo o tema principal é o cinema.
A Exposição Inaugural "Manoel de Oliveira - a Casa",
baseia-se nas casas que foram referência em várias obras do cineasta e dá destaque ao filme "testamentário" feito quando Manoel de Oliveira, septuagenário na casa em que viveu mais de 40 anos e que é uma espécie de balanço, de memórias e confissões. Uma verdadeira conversa...

Trecho de filme de Manoel de Oliveira


Neste espaço, ainda encontramos vários documentos dos mais variados temas pertencentes à Manoel de Oliveira, incluindo papéis relacionados a processos criminais em tempos de ditadura.

documentos sobre cinema de Manoel de Oliveira

Exposição Permanente Manoel de Oliveira

A visita à Casa do Cinema Manoel de Oliveira, já vale a pena só por esta exposição que mostra-nos todo o percurso do cineasta através de um videowall interativo.
Toda a sua biografia, obra, documentos, fotos, guiões, manuscritos e notas de imprensa. Tudo organizado numa cronologia que nos permite viajar por toda história e todo o trabalho de Manoel de Oliveira. Adorei estar ali longos minutos a pesquisar e descobrir mais e mais sobre ele.
E numa montra/vitrine, estão expostos os muitos premios recebidos ao longo da sua talentosa carreira nos mais famosos festivais de cinema pelo mundo Um orgulho para o Porto!

painel interativo sobre filmes

descrição em painel interativo sobre filme de Manoel de Oliveira

Fotos de Manoel de Oliveira

Manoel sentado e banco a segurar a sua bengala

troféus e prémios de Manoel de Oliveira

Programação

Além de ser uma Casa onde a obra e a documentação de Manoel de Oliveira estarão sempre a nos receber, a Casa do Cinema também apresenta exposições temporárias, conferências, programas educativos, retrospectivas e ciclos de cinemas temáticos (veja a programação

sala de projeção de cinema


Este é mais um dos muitos motivos para passarmos bons momentos por entre os jardins, a arte e a cultura da Fundação de Serralves. Um espaço onde vale a pena dedicar um dia em especial na sua viagem ao Porto para ficar por lá. Longe da agitação turística e próximo da natureza e da arte.

placa indicativa da Casa do Cinema Manoel de Oliveira


Mais informações em: Casa do Cinema

Horários das visitas, valor dos bilhetes, programação completa e como chegar em: Serralves

Vem Para o Porto e região?

3 mulheres a olhar para os azulejos da estação de São Bento


quarto de hotel no Porto

Comentários