Conheça Barcelos, uma cidade a poucos kms do Porto.


Sala com galos de Barcelos


Barcelos fica a apenas 50 kms do Porto e é a famosa cidade dos galinhos portugueses. Não conheço quem venha a Portugal e não leve um na mala. Eles estão em toda a parte do país, mas é em Barcelos que eles surgiram e por isso, a cidade é repleta deles. Esculturas imensas nas ruas e praças principais fazem a alegria dos visitantes e torna a cidade alegre e charmosa. Na versão mais tradicional ou com uma roupagem mais contemporânea através do olhar de novos artistas, eles estão por todo o centro de Barcelos.
Mas a cidade tem muito mais!

Praça com Galos de Barcelos

Praça e Galo de Barcelo
A versão feita pela artista contemporânea Joana Vasconcelos


vários galinhos de Barcelos em banca de feira
Estes são os originais que encontramos não só em Barcelos mas em todo Portugal


História e Património:

Fundada em meados dos séc. XII por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, Barcelos mantém em todo o seu centro histórico um património rico e bem conservado.
A cidade foi protegida por uma muralha medieval por séculos e ainda podemos encontrar alguns dos seus vestígios, um deles é a Torre da Porta Nova que pertence ao posto de turismo da cidade, onde encontramos diversas exposições de artesanato da região e de onde temos uma vista fantástica, 360º de Barcelos, principalmente do belíssimo Jardim das Barrocas.

 
Jardim das Barrocas em Barcelos


Outros destaques do Centro Histórico: 
- a Igreja Matriz, é um edifício do séc. XIV que apresenta uma arquitetura medieval, com alguns apontamentos do período românico e painéis de azulejos em todo o seu interior.
- o Paço dos Condes de Barcelos conhecidos também como Duques de Braganças. Um conjunto de ruínas de um edifício do séc. XV, diferente do Paço dos Duques  em Guimarães que foi totalmente reconstruído, este em Barcelos mantém-nos em contato com a história, sem grandes alterações. Eu pessoalmente, gosto de ver este tipo de construção no seu estado original. 
- Igreja de N. Sra. do Terço: consturída no sé. XVIII, esta igreja não chama a atenção pela fachada, porém o seu interior é simplesmente espectacular, toda revestida de painéis de azulejos e possui um retábulo fantástico.
- Templo do Bom Jesus da Cruz,   é o palco central da Festa das Cruzes que é a principal festa da cidade que ocorre no dia 03 de Maio.
- Museu de Olaria, possui mais de 9 mil peças oriundas da região de Barcelos, de várias regiões de Portugal e de países lusófonos,

Igreja Matriz de Barcelos
Igreja Matriz

ruínas do Paços dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos

Interior da Igreja N. Sra. do Terço em Barcelos
Igreja de N. Sra. do Terço

A Feira de Barcelos:

Todas as Quintas-Feiras a principal atração da cidade é a Feira de Barcelos, que teve suas origens ainda no período medieval, quando os mercados aconteciam um pouco por toda parte.
Em Barcelos o mercado transformou-se ao longo dos séculos e hoje é uma das maiores feiras de Portugal e é impossível não se encantar pelas suas cores, aromas e sabores. 
Fica mesmo no centro da cidade e se for visitar Barcelos, procure-o fazer numa Quinta-Feira, vai ver uma cidade pulsante, cheia de visitantes vindos de toda a região Norte e do norte da Espanha para conhecer a cidade no seu melhor.
Há de tudo na Feira de Barcelos. Desde alimentos frescos, pães, fumeiros, flores, artesanato, vestuários, texteis, produtos agrícolas e até mobiliário! Um auténtico shopping center: ao ar livre e com produtos regionais.

cestos de vime na Feira de BArcelos

artesanato em madeira e pedra na Feira de Barcelos

banca de frutas da Feira de Barcelos


Caminho de Santiago

Barcelos está no Caminho Português Central para Santiago de Compostela e por isso é comum vermos muitos peregrinos a passar. 
O famoso galinho de Barcelos, está relacionado à Lenda do Galo que "salvou" um peregrino de Santiago que foi condenado injustamente à forca na ocasião da sua passagem pela cidade.
E por isso, um cruzeiro construído em granito com a representação desta lenda, recebe a todos os peregrinos que cruzam a ponte medieval sob o rio Cávado na chegada impressionante à cidade através do Caminho de Santiago.

cruzeiro da lenda do galo em BArcelos
o cruzeiro com a imagem do peregrino na forca, o galo ao alto da sua cabeça e Santiago a segurá-lo pelos pés

peregrinos de Santiago atravessando a ponte em Barcelos
peregrinos chegando em Barcelos pela ponte medieval


rio cávado, ponte medieval e vista da cidade de Barcelos
A bela vista da chegada do Caminho de Santiago à Barcelos antes de atravessar o rio Cávado


Conheça a minha experiência na chegada à Barcelos pelo Caminho de Santiago aqui no Blog e no IGTV

Cidade Criativa

Barcelos com toda a sua tradição no artesanato e outras artes criativas faz parte da rede de Cidades Criativas. E por isso, quem a visita pode fazer uma imersão no mundo das diversas artes desenvolvidas na região. Olária, figurado, bordados, tecelagem, ferro, madeira, cestaria e vime, arte contemporânea e indústrias criativas, compõem as mais diversas rotas onde o visitante pode estar perto dos artistas e artesãos, ver nascer uma peça ou ainda participar da sua produção. É o turismo criativo que eu tanto sou apreciadora e por isso, na minha última visita à Barcelos estive mais próxima desta cidade criativa. Pintei o meu próprio galinho de Barcelos ( que experiência incrível!) e conheci o atelier de uma das mais emblemáticas artesãs, D. Julia "Côta", neta de Domingos "Côto", que segundo muitos artesãos da região foi quem fez o primeiro galo de Barcelos, na década de 1930.
Uma mulher vibrante, orgulhosa das suas peças e que tem a sua casa e  o seu atelier abertos para quem quiser entrar e ver onde nascem peças tão famosas do artesanato português.

mesa de pinturas em Barcelos

pintando um galinho de Barcelos
pintando o meu próprio galinho de Barcelos

artesanato de BArcelos
as peças a nascer no atelier de Julia "Côta"


artesanato de Barcelos


artesanato de Barcelos

artesanato de BArcelos


Conheça todas as rotas criativas de barcelos e as experiências que pode participar no site: cidadecriativa.barcelos.pt


Já viu que Barcelos é uma cidade que vale a pena ficar para conhecer tudo com calma. por isso tem várias opções de hospedagens desde as mais centrais até ótimas opções de turismo rural para quem quer ficar próximo da natureza.
É possível ir do Porto para Barcelos por comboio/trem ou autocarro/ônibusSe pretende ir de carro, são aproximadamente 40 minutos que separam as duas cidades.  

Barcelos: uma cidade que você também vai se encantar!

banner sobre alugar carro
Para ir do Porto até Barcelos


banner sobre passeios guiados no Porto e arredores
Acompanhamento turístico em Barcelos









Comentários

Postar um comentário