O Porto é lindo!!


2 barcos rabelos  no rio Douro e cidade do Porto

Uma crónica ou crônica de amor por uma cidade, mesmo em tempos de pandemia.

No dia de São João, 24 de Junho de 2005,  cheguei ao Porto. Uma cidade muito diferente de hoje, mas cuja  a beleza esteve sempre presente. O ar poético, as ruelas misteriosas, as pessoas orgulhosas de serem chamadas de tripeiras, e que tem a alma ao pé da boca.
Os monumentos de expressões arquitetônicas que atravessaram séculos, chamam a atenção e o rio que sempre ali esteve. Ah... o rio Douro e suas pontes... quem não fica por ali às suas margens apreciando a paisagem? Quantas histórias a minha família contava-me sobre ele quando eu ainda vivia no Brasil!
É um rio que apesar de ser aquele dia em 2005 em que estive diante dele pela primeira vez, sempre me pareceu tão íntimo.

Naquela altura o Porto, ou melhor, o Centro Histórico do Porto era vazio, pouco povoado, havia poucos restaurantes e lojas, e alguns poucos turistas, nomeadamente os que vinham atraídos pelo mundialmente conhecido vinho do Porto.

Os edifícios eram muitos deles abandonados. O Centro Histórico estava injustamente esquecido. Digo injustamente porque um Centro Histórico classificado como Património Histórico da Humanidade pela Unesco desde 1996, merecia ter o verdadeiro reconhecimento.

Alguns anos se passaram... não mais do que dez. E o Porto resolveu fazer juz ao título que recebeu de quem aqui deixou o seu coração, D. Pedro IV, o I Imperador do Brasil e que a chamou de Cidade Invicta.
E por não se deixar vencer, decidiu então sair do abandono e num instante transformou-se no destino turístico desejado por todo o mundo.

E eu... bem, eu fui acompanhando tudo isto. Com respeito e humildade, me aproximei da cidade, conheci a sua história, a história das suas gentes e me atrevi a falar dela neste blog, desde 2012, para trazer para cá os turistas brasileiros que mereciam conhecer uma cidade tão encantadora.

E assim foi. Quantas pessoas tive a honra de conduzir por estas ruas, por estes recantos e encantos. Quantas vezes fui interrompida por algum tripeiro que logo exclamava: o Porto é lindo!!! E eu sempre pronta a responder é sim senhor!! É lindo de ver e de viver!

mão segurando máscara e a cidade do Porto ao fundo


Mas o que eu nunca imaginava é que depois de 15 anos de Porto, eu teria que olhar para ele com máscara e sem poder celebrar o que seria uma data tão especial. O São João de 15 anos seria uma festa e tanto! Mas o Porto em tempos de pandemia devido ao covid-19, se resguardou e tem lutado para se proteger e por isso o meu orgulho por esta cidade é ainda maior.

Depois de mais de 2 meses em que tudo parou, mas que pouco a pouco, vamos aprendendo a regressar às ruas, de maneira diferente, tenho visto o mesmo Porto de quando aqui cheguei. Lindo. Ou melhor, ainda mais lindo!


casinhas coloridas em ruela medieval do Porto


panoramica da av. dos Aliados no Porto


Enquanto a vida não volta à antiga normalidade, convido a quem vive na cidade ou mesmo em Portugal e ainda não conhece o Porto, fazer o que tenho feito. Olhar para os espaços que antes estavam tão preenchidos de turistas, a ponto de  não conseguirmos apreciá-los.
Agora, vale a pena esquecer um pouco a estranheza a que tudo nos submeteu para ficarmos largos minutos a admirar o Porto, que é uma obra de arte a céu aberto!

Catedral do Porto, pelourinho e terreiro da Sé

Azulejos da Estação de São Bento no Porto
há tanta beleza na Estação de São Bento! 


A Ribeira, lugar que até os primeiros anos deste século, esteve tão esquecida e que depois passou a ser o lugar mais procurado pelos turistas, hoje está a espera da nossa visita. Um lugar que sempre se reergueu...




Sempre ouvi de todos que o nome do meu blog é mesmo perfeito, porque o Porto... encanta!

E tem me encantado há 15 anos. Cada vez mais. E agora, em plena situação de muita dificuldade, nunca deixou de ser uma cidade de coragem, de força e de determinação.

Proteja-se, siga todas as regras da Direção Geral de Saúde e aproveite a tranquilidade do Centro Histórico do Porto, para se encantar por esta cidade.
Afinal... o Porto é lindo e encanta!



Cama de hotel no Porto

Guia Brasileira à mostrar azulejos da estação de São Bento para 2 turistas



Comentários

  1. Rita, adoro o jeito que você fala do Porto. É tanto carinho, tanta admiração, que fico sonhando com o dia que poderei retornar para rever e reconhecer a cidade. E reconhecer o Porto junto com você. Me aguarde!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Cristina!! São relatos vindos do coração mesmo!! Esperando por você!! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário