O que comer e beber no Porto e arredores.

Pato de bacalhau com batatas e legumes e alguns copos


Saiba o que você não pode deixar de provar na região do Porto 

Para mim, uma das melhores coisas de uma viagem é comer e beber! A gastronomia diz muito de um lugar. Os pratos típicos contam-nos histórias, costumes e tradições. Através das comidas e das bebidas, vamos conhecendo mais sobre as pessoas e os lugares que visitamos.
Portugal é dos melhores lugares da Europa para se comer bem. E se o turismo no país vem a aumentar ano após anos, podemos ter a certeza que muitos dos turistas são seduzidos pela vasta gastronomia e pelos vinhos portugueses. Cada região, cidade ou aldeia tem as suas especialidades. Sejam elas pratos típicos, bebidas e doces! Quem resiste aos doces portugueses?
Mas é certo, que muitos turistas brasileiros "descobriram" Portugal a pouco tempo como um destino que tem muito para ser explorado e por isso há muita comida e bebida para ser provada e aprovada!
No Porto e arredores não é diferente, o Porto é um destino que para além da história, tradição e cultura, é das cidades portuguesas que comer e beber está na ordem dos dias. 
É comum passearmos pelas ruas e vermos mesas e mais mesas onde as pessoas estão degustando as várias especialidades da cidade e do país.
Por isso, para você que vem ao Porto, aproveite para provar algumas especialidades que são muito típicas desta região.

Comidas com História:

  •  Francesinhas
Dizem que quem vem ao Porto e não come uma Francesinha, é como ir a Roma e não ver o Papa.
É considerado o prato típico nº 1 do Porto. Está relacionado com a história de um português que foi trabalhar na França e comia muito Croque Monsieur por lá. Quando voltou a viver em Portugal, mais especificamente no Porto, decidiu criar um prato parecido mas muiiito mais elaborado, bem à maneira portuguesa, com carnes, salsicha, muito queijo e um molho especial e quase secreto. Pode ser servida com ovo e acompanhada de batata frita. Ou seja, não pense em dietas ao pedir uma francesinha. Mas como Porto é uma cidade para se andar muito, inclusive com subidas e descidas à mistura, dá para comer pelo menos uma Francesinha sem culpa durante a sua estadia na cidade.
O ideal é ser acompanhada por cerveja, fino/chopp ou refrigerantes. 
Existem diversas sugestões de lugares para comer Francesinha, quase todo o portuense tem o seu local de eleição. As minhas preferidas estão no Bufete Fase, Madureira´s, Café RequinteCervejaria Brasão mas certamente quando  perguntamos para os moradores do Porto e região, cada um vai ter a sua preferida. Só não é muito aconselhável comer nos lugares muito turísticos.

Francesinha, batata frita e coca-cola
a famosa Francesinha

  • Tripas à Moda do Porto
Este prato está relacionado com uma lenda (que os portuenses não me julguem!). 
Dizem que quando o Infante D. Henrique, depois de construir os barcos que iriam iniciar a saga dos descobridores portugueses, aqui nas margens do rio Douro, o povo do Porto decidiu abastecer os barcos com comida e bebida, dando toda a carne dos animais que havia na cidade, ficando apenas com as tripas, as vísceras.
Com isto tiveram que inventar receitas para irem se alimentado e chegaram às famosas Tripas à Moda do Porto que são conhecidas no Brasil como a Dobradinha.
É um prato polemico. Há quem ame ou não. Eu dispenso as tripas propriamente ditas, mas adoro o feijão branco e as outras carnes que acompanham. Umas Tripas à Moda do Porto bem confeccionada tem um tempero muito especial!



  • Alheira
Em todos os lugares vai ver a alheira nos cardápios, desde a maneira mais tradicional, até às versões mais elaboradas, preparadas por chefs renomados. É um enchido (embutido, no Brasil) muito típico aqui do Norte de Portugal e também vem  acompanhado de história. Desta vez, está  ligada aos judeus que fugiram na época da Inquisição, para Portugal e que aqui viveram por alguns séculos, até que através do decreto-lei do rei D. Manuel, foram obrigados a se converter ao cristianismo para poderem salvar a própria pele. Mesmo assim, muitos ainda mantinham as suas tradições, e uma delas é não comer carne de porco. Por isso, para enganarem os cristãos que pensavam que eles estava a comer enchidos à base de porco, os judeus inventaram este que é enchido de pão com outras carnes e ervas à mistura. 
O certo é que é uma delícia, e se vem ao Norte de Portugal tem que provar. A versão mais tradicional é assada, que pode ser servida como petisco ou no prato como refeição.

alheira assada na brasa, alheira no prato com grelos e alheira como petisco
alheira assada na que pode ser servida como refeição ou petisco

O bom e velho bacalhau:

Dez entre dez brasileiros que chegam ao Porto querem comer: Bacalhau!
E se uma cidade que tem um muro (parte da muralha medieval) que se chama Muro dos Bacalhoeiros, onde moravam muitos homens que trabalhavam na pesca do bacalhau, é claro que a tradição e a história garantem ótimos locais para comer o tão desejado peixe. Inclusive foi no Muro dos Bacalhoeiros que nasceu José Luís Gomes de Sá, que criou a receita mais difundida no Brasil. Toda esta história, você vai encontrar no artigo que escrevi sobre o Muro dos Bacalhoeiros e a tradição da pesca do bacalhau.
Desde os pratos mais tradicionais e saborosos como o lombo de bacalhau, até os famosos bolinhos e pataniscas (uma espécie de bolinho, feito sem a batata) vale provar tudo! Afinal dizem que existem em Portugal mais de 150 receitas de bacalhau. Até a engraçada punheta de bacalhau vale a pena provar: são lascas de bacalhau cru muito bem temperado com azeite, cebola, alho e salsa - uma espécie de ceviche. 
Só não aconselho comerem o que os mais tradicionais chamam de receita inventada para turistas, que são os bolinhos de bacalhau recheados com queijo da serra. Dois sabores tão fortes e intensos juntos, não podem ter um bom resultado.
Dos restaurantes mais tradicionais, onde podemos ver uma senhora na cozinha e os familiares a servir as mesas, até os mais sofisticados restaurantes, é quase impossível não se encantar com o bacalhau!

pataniscas, lombo e bolinhos de bacalahu
pataniscas, lombo assado e bolinhos, são algumas das versões do tão desejado bacalhau

As sandes clássicas que valem a pena provar

As tradicionais sandes (sanduiches) são ótimas sugestões  principalmente para quem quer fazer uma refeição rápida entre os seus passeios. Também são facilmente encontradas e a mais curiosa, o prego no pão, que todos brasileiros querem saber o que é, para mim é uma delícia! Um bife no ponto em pão estaladiço e que tem uma versão com queijo da serra derretido que é divinal! Pode acompanhar com batata frita também. Existe um lugar no centro do Porto que é o meu favorito quando o assunto é Prego no Pão, chama-se Venham mais Cinco
A Sandes de Pernil com queijo da Casa Guedes também é super tradicional na cidade e como o nome diz, é feita com pernil de porco. A dica neste caso também é acompanhar com cerveja ou fino (chopp).
Quando estou fazendo os Passeios com turistas brasileiros no outro lado do rio em Vila Nova de Gaia, sempre paramos no Mercado Beira Rio para comermos uma Sandes de Leitão com batatas fritas e um copo de espumante, no Forno do Leitão do Zé


sandes prego no pão e batata frita
Prego no pão com queijo da Serra

As Bifanas à Moda do Porto também estão por toda a parte. Trata-se de carne de porco cortada bem fininha feita com um molho muito especial. São normalmente feitas no dia anterior para o molho ficar bem apurado e picante. Uma delícia também!
É o lanche mais fácil de encontrar na cidade. Nas festas de rua, dos estádios de futebol em dias de jogo. Há bifanas em todo o lado!
Outra instituição do Porto, quando falamos de lanches são os Cachorrinhos, servidos em pão fino, estaladiço e recheado com linguiça fresca, com molho picante e cortado aos bocados para servir tipo aperitivo e também o ideal é ser acompanhado por cerveja.

bifanas
bifanas


Comer o que é da época:

Se existe algo importante aqui no Porto, em Portugal  ou em qualquer país europeu, é o hábito de comer o que é da época. Por isso, fique atento, quando você está visitando um lugar  procure saber o que se está comendo naquela época. 
Isto significa a certeza de estar comendo um produto fresco, muito mais saboroso, muitas vezes vindos de pequenos produtores, o que vai fazer você se sentir bem por estar colaborando com este tipo de economia, e vai ter o privilégio de estar se deliciando com algo que muitas vezes só vai voltar a existir no próximo ano.
As frutas são um bom exemplo. Use e abuse das frutas da época no pequeno-almoço /café da manhã do seu hotel, o sumo/suco de laranja em Portugal é do melhor que se pode saborear. Aproveite!!


cerejas
cerejas

figo
figo

As famosas sardinhas são peixes que só podem ser pescados do final de Maio à Setembro, por isso, aproveite se está no Porto nesses meses, porque depois disso nem todos os restaurantes vão servir e os que servem, só terão sardinhas congeladas, o que também modifica o sabor.


sardinhas assadas na brasa
sardinhas assadas na brasa de Junho à Setembro. São as melhores.


Acontece o mesmo com as castanhas assadas que vemos nos carrinhos em várias ruas do Centro Histórico e que nos tentam com aquele cheirinho ao serem assadas na hora. Saiba que os melhores meses para comê-las são de Outubro à Dezembro/Janeiro, uma vez que a época da castanha é o Outono e fora destes meses, você também vai estar comendo uma castanha que foi congelada.


Castanhas assadas
abuse das castanhas assadas no Outono, elas estão por toda parte!

Em épocas festivas, também temos que aproveitar as delícias que estão pela cidade, como o Bolo Rei e outros doces típicos do Natal, as amêndoas na Páscoa, assim como o Folar, que ao contrário do centro sul de Portugal, onde o folar é doce e com um  cá no Norte, o Folar é feito à base de azeite e recheado com carnes.



Doces

Diferente das várias cidades portuguesas que tem os seus doces conventuais típicos, o Porto não tem um doce típico propriamente dito, mas tem várias confeitarias e pastelarias (onde são feitos e servidos muitos doces portugueses) para quem não resiste a esta especialidade lusitana: os doces!
O pastel de nata está em todos os hotéis, cafés e casas de chá. São ligeiramente diferentes dos famosos pastéis de Belém de Lisboa, mas se você não vai à capital na sua viagem, pode encontrar os também famosos pastéis da Manteigaria em duas lojas aqui no Porto.
Uma das confeitarias mais tradicionais da cidade onde você vai encontrar uma infinidade de doces portugueses é a Confeitaria do Clérigos, uma delícia o ano todo e uma perdição na época do Natal.

pastel de nata e café
um pastel de nata e um café. um clássico!

Não vá embora do Porto sem antes comer a rabanada do Café Majestic ou do Café Guarany (ambos sob a mesma direção). Eu costumo dizer que por mais que a minha mãe fizesse uma rabanada deliciosa, está é a melhor do mundo!


rabanada
deliciosa rabanada do Café Guarany e do Majestic

Petiscos


Cada vez mais em alta, os petiscos (aperitivos, no Brasil e tapas em  Espanha), são ótimos para experimentarmos de tudo um pouco. No Porto existem muitos bares e restaurantes que adotam este conceito, onde todos podem partilhar e aproveitar para conhecer um pouco de tudo, como queijos, enchidos, conservas, bolinhos, e diversas especialidades.
Ideal para uma mesa de convívio ao fim da tarde!

conservas, vinhos e pães

queijos, frutas e enchidos

Sopas

Os portugueses comem sopas todos os dias!! Faz parte da refeição diária nas casas, nas escolas, nos restaurantes ou até um lugares de refeições rápidas é comum encontrar locais que só sirvam sopas.
Num país onde a agricultura fornece uma variedade rica em legumes e onde em tempos difíceis era só a sopa que se tinha para comer, uma refeição completa em Portugal tem que ter sopa.
As minhas preferidas: creme de legumes, caldo verde e sopa de peixe. Mas de Norte a Sul, as especialidades variam de acordo com as regiões.
São saudáveis e aquecem a alma e o coração. Quem não se lembra do aconchego do lar diante de um bom prato de sopa?
Abuse delas, principalmente no Inverno!

sopa de legumes


A alta  gastronomia 

Mas nem só de tradição vive a gastronomia do Porto e do Norte de Portugal. A cozinha contemporânea está presente em excelentes restaurantes de chefs conceituados e alguns com estrelas Michelin: Pedro Lemos, Antiqvvm, The Yeatman (V. N. Gaia), Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos), Largo do Paço (Amarante), A Cozinha (Guimarães), G Pousada (Bragança).
Mas além dos estrelados, a cozinha de autor ou alta gastronomia está presente em vários e ótimos restaurantes na cidade como o Cozinha do Avilez, D.O.P., Eskaulduna, Oficina, Paparico, Cafeína e muitos outros.

prato de azulejos e doces

Vinhos

É claro que na hora de beber, o vinho não pode faltar! Em um país produtor de vinhos e numa cidade que deu o nome ao vinho mais famoso do país, o vinho não pode deixar de fazer parte da sua viagem.
Seja para acompanhar as refeições, os doces como no caso do vinho do Porto ou mesmo nos drinks, como é o caso do Porto Tonico.
Uma ou mais visitas nas caves do vinho do Porto é um passeio obrigatório. Dos Passeios que faço com os turistas brasileiros preferidos é certamente o tour do vinho do Porto, onde é possível entender melhor a história deste vinho, que se confunde com a história da cidade.
Conhecer mais sobe este vinho e prová-lo numa das caves com vistas para a cidade do Porto é fantástico.
Além das caves, existem vários wine bars ou lojas de vinhos (garrafeiras) onde também é possível fazer provas comentadas ou simplesmente, sentar e desfrutar de bons momentos à mesa.
Para os apreciadores, nada melhor do que comprar algumas garrafas para levar na sua viagem. Os preços por aqui são tentadores e com as malas de transportes de garrafas, é certo que elas chegaram em segurança.
As regiões produtoras dos vinhos do Porto, do Douro de de Vinhos Verdes, aqui no Norte de Portugal, também merecem a visita. São paisagens únicas e exclusivas.


copos de vinho do Porto
vinho do Porto

garrafas de vinho na janela
vinhos do Douro

copos de vinhos e azeitonas
vinho verde


Como pode ver, além de muitos lugares para visitar e conhecer, vai precisar de vários dias no Porto e região para poder desfrutar de tanta  riqueza em se tratando de gastronomia e vinhos.
Aproveite! Porque o melhor da viagem é comer e beber !


Comentários

  1. Meu Deus!!!! Isso é covardia. Vendo esse post na hora do almoço! Aí que delícias!!!!! Só gostaria de indicação de onde comer alheiras aí em Porto! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia! Você vai encontrar alheiras em quase todas as casas de petisco ou em restaurantes eles servem como entrada também.

      Excluir
  2. Rita, boa tarde!!
    Só delícias, que aumentam minha saudade desta bela, e encantadora cidade!! Que chegue 2020. Planejo voltar!

    ResponderExcluir
  3. Rita! Recomenda alguma casa de petisco, boa e barata? Alheiras com uma bela cerveja gelada de ser fantástico!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Débora, como vai? Por favor, tente a Taberna de Santo António. Obrigada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário