Do Porto até Gondomar. Pelo Passadiço do Rio Tinto.

Passadiço do Rio Tinto


O rio Tinto já foi um rio que atraía pescadores, lavadoras e agricultores que utilizavam os diversos moinhos que ali se encontravam, nos seus 12 kms de extensão. 
Nasce na região de Ermesinde em Valongo e vai desaguar no rio Douro, bem próximo da ponte do Freixo.
Sabe-se que desde o período neolítico as suas margens atraíam ocupação humana devido ao  solo fertíl, água e a proximidade ao grande rio Douro.
O seu nome está ligado à uma lenda. Diz-se que no séc. X, em tempos de ocupação árabe na peninsula ibérica, os cristãos conseguiram vencer o exército mouro evitando assim uma grande invasão na região do Porto.Tal batalha provocou um grande derramamento de sangue deixando as águas do rio vermelhas e a partir de então passou a se chamar rio Tinto.
Esta ocupação às suas margens passou a ser a vila de Rio Tinto, em Gondomar. Uma região bastante populacional nos arredores da cidade do Porto e também conhecida por suas oficinas de ourives, os artesãos do ouro.


Depois de muitos anos  o rio sofreu a falta de cuidado, ficou bastante poluído e as suas margens não eram nada atrativas. Mas graças a um grande trabalho de revitalização não só o rio recuperou o seu curso da poluição como ganhou em Julho deste ano, um longo passadiço permitindo assim um excelente passeio que une as margens do rio Douro e do rio Tinto.

Passadiço do Rio Tinto


Eu como amante das caminhadas, não perdi a oportunidade de conhecer este novo local para caminhar e estar perto da natureza em plena cidade.

Em Rio Tinto o percurso tem início próximo da estação do metro Levada, da linha F e aproximadamente 5 kms com o rio sempre ao lado,  a caminhada passa por pontes, algumas propriedades rurais, o Parque Oriental, chega à Ponte do Freixo, onde é possível ver o local onde o rio Tinto entra pelo rio Douro.

paisagem ao redor do Passadiço do Rio Tinto

mapa do Passadiço do Rio Tinto

vista do estádio do Dragão
Dali avista-se o Estádio do Dragão

Ponte do Freiso
e a chegada do rio Tinto no rio Douro.

E a partir daí os mais inspirados poderão seguir a caminhada com o rio Douro ao lado. 

passadiço no rio Douro


Para quem vai em direção à Ribeira, vai passar pelas pontes D. Maria Pia, de São João e do Infante, por pescadores e pelo casario que vai se aproximando do Centro Histórico.
Já no sentido oposto, o cenário é completamente diferente, depois de passar pela Marina do Freixo e o belíssimo Palácio do Freixo, a paisagem do rio Douro transforma-se. Fica longe do cenário urbano e tem também um belíssimo passadiço. Já fiz este percurso na ocasião que me preparava para o meu Caminho de Santiago de Compostela, e recomendo muito! É mesmo fantástico fazer esta longa caminhada com o rio Douro ao lado.
E agora também com o rio Tinto.
São percursos ideais para quem já conhece as principais atrações turísticas do Porto e quer se encantar com uma paisagem bem mais tranquila e não menos bonita.
E ainda vai cuidar da forma física, andando à pé e sem poluir o ambiente.

sinalização do Passadiço do Rio Tinto


Se pretende começar o percurso pelo passadiço do rio Tinto, basta ir até a estação Levada do metro - linha F e seguir as indicações.







Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz o da Levada até ao Freixo,lindo e gostei.
    Estou com a ideia de fazer o do Freixo até Gondomar novidade para mim.
    Abraços boas caminhadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos km's ou quanto tempo demora a pé de Levada ao Freixo?

      Excluir
  3. Quem me pode dar informações sobre o percurso de freixo Gondomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, aqui o tem: https://www.oportoencanta.com/2016/05/caminhadas-e-corridas-depois-da-ponte.html

      Excluir
  4. Boa noite, tenho 72 anos e fiz o passeio ida e volta na maior. uma delicia de paisagem parecendo diferente o regresso da ida. força...

    ResponderExcluir

Postar um comentário